A possibilidade de incorporar a pesquisa na prática cotidiana do professor do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15405 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo verificar a possível articulação entre ensino e pesquisa na prática pedagógica do professor da educação básica. O estudo foi realizado em uma escola da Rede Municipal de Campinas-SP, com alunos e professores das séries iniciais do ensino fundamental, a partir da análise de documentos, como o Projeto Político Pedagógico da Escola, e de trabalhos produzidos pelos estudantes. Foram também realizadas entrevistas e questionários para análise das concepções de pesquisa destes professores e alunos. Os resultados apontam que é possível desenvolver na escola básica uma prática pedagógica que articule ensino e pesquisa, tornando esta última uma fonte catalizadora de desenvolvimento integral e intelectual dos alunos, bem como de integração entre escola e comunidade. Para tal, no entanto, é de fundamental importância que a escola, e o sistema educativo como um todo, ofereçam condições para que propostas como as analisadas no presente estudo possam ser efetivadas. |
id |
PUC_CAMP-5_bafcda0833cae58617aec188eed82fff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15405 |
network_acronym_str |
PUC_CAMP-5 |
network_name_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository_id_str |
|
spelling |
A possibilidade de incorporar a pesquisa na prática cotidiana do professor do ensino fundamentaleducação básicapesquisa educacionalensino e aprendizagembasic educationeducational researchlearning and teachingEsta pesquisa tem como objetivo verificar a possível articulação entre ensino e pesquisa na prática pedagógica do professor da educação básica. O estudo foi realizado em uma escola da Rede Municipal de Campinas-SP, com alunos e professores das séries iniciais do ensino fundamental, a partir da análise de documentos, como o Projeto Político Pedagógico da Escola, e de trabalhos produzidos pelos estudantes. Foram também realizadas entrevistas e questionários para análise das concepções de pesquisa destes professores e alunos. Os resultados apontam que é possível desenvolver na escola básica uma prática pedagógica que articule ensino e pesquisa, tornando esta última uma fonte catalizadora de desenvolvimento integral e intelectual dos alunos, bem como de integração entre escola e comunidade. Para tal, no entanto, é de fundamental importância que a escola, e o sistema educativo como um todo, ofereçam condições para que propostas como as analisadas no presente estudo possam ser efetivadas.This research aims to verify the possible link between teaching and research in teacher s work in basic education. The research was conducted in a Municipal Elementary School in the city of Campinas, with teachers and students of the first years of Elementary School. We analyzed documents, as the Pedagogical Project of the school and texts presented by students, and also interviewed students and teachers in order to clarify their conceptions of research. The results of this research point out that it is possible to develop a pedagogical practice in Elementary School articulating teaching and research, and taking research as a way to promote intellectual and integral development of students, as well as integration between school and its community. Nevertheless, to achieve this objective, it is necessary that the school, and the educational system as a whole, offer conditions for projects like the one exposed in this study to achieve success.PUC-CampinasPachane, Graziela GiustiPontifícia Universidade Católica de CampinasOligurski, Eliana Maria2022-02-16T18:14:02Z2022-02-16T18:14:02Z2009-02-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/154056626395981757697porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:26Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15405Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:26Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A possibilidade de incorporar a pesquisa na prática cotidiana do professor do ensino fundamental |
title |
A possibilidade de incorporar a pesquisa na prática cotidiana do professor do ensino fundamental |
spellingShingle |
A possibilidade de incorporar a pesquisa na prática cotidiana do professor do ensino fundamental Oligurski, Eliana Maria educação básica pesquisa educacional ensino e aprendizagem basic education educational research learning and teaching |
title_short |
A possibilidade de incorporar a pesquisa na prática cotidiana do professor do ensino fundamental |
title_full |
A possibilidade de incorporar a pesquisa na prática cotidiana do professor do ensino fundamental |
title_fullStr |
A possibilidade de incorporar a pesquisa na prática cotidiana do professor do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A possibilidade de incorporar a pesquisa na prática cotidiana do professor do ensino fundamental |
title_sort |
A possibilidade de incorporar a pesquisa na prática cotidiana do professor do ensino fundamental |
author |
Oligurski, Eliana Maria |
author_facet |
Oligurski, Eliana Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pachane, Graziela Giusti Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oligurski, Eliana Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação básica pesquisa educacional ensino e aprendizagem basic education educational research learning and teaching |
topic |
educação básica pesquisa educacional ensino e aprendizagem basic education educational research learning and teaching |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo verificar a possível articulação entre ensino e pesquisa na prática pedagógica do professor da educação básica. O estudo foi realizado em uma escola da Rede Municipal de Campinas-SP, com alunos e professores das séries iniciais do ensino fundamental, a partir da análise de documentos, como o Projeto Político Pedagógico da Escola, e de trabalhos produzidos pelos estudantes. Foram também realizadas entrevistas e questionários para análise das concepções de pesquisa destes professores e alunos. Os resultados apontam que é possível desenvolver na escola básica uma prática pedagógica que articule ensino e pesquisa, tornando esta última uma fonte catalizadora de desenvolvimento integral e intelectual dos alunos, bem como de integração entre escola e comunidade. Para tal, no entanto, é de fundamental importância que a escola, e o sistema educativo como um todo, ofereçam condições para que propostas como as analisadas no presente estudo possam ser efetivadas. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-02-09 2022-02-16T18:14:02Z 2022-02-16T18:14:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15405 6626395981757697 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15405 |
identifier_str_mv |
6626395981757697 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
collection |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1807210248201568256 |