Grupos de pesquisa em ciências no ensino médio : possibilidades para um fazer científico na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Maiara Rosa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/173575
Resumo: Esta dissertação relata a experiência de um estudo realizado com alunas do Ensino Médio de uma escola pública do Estado do Rio Grande do Sul, cuja finalidade foi promover o processo de ensino-aprendizagem com atividades relacionadas ao campo científico, por meio de um grupo de pesquisa em ciências e com o apoio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para realização dessas atividades. Com essa iniciativa, procurou-se disseminar ações de pesquisa entre as estudantes, oportunizando debates e estimulando a produção de pensamentos através dos conteúdos trabalhados. A pesquisa consistiu em dez encontros presenciais, que ocorreram nas dependências da própria escola, utilizando-se da modalidade da pesquisa-ação como método de investigação e da Análise Textual Discursiva (ATD) para analisar os dados. O estudo evidenciou que, por meio dessas atividades e discussões, as alunas puderam compreender a importância e as contribuições da ciência e da pesquisa para a construção do conhecimento científico, bem como a melhoria das ações na comunidade onde vivem. Além disso, esse contato com a pesquisa científica pôde modificar o modo como elas veem o mundo a sua volta, o que poderá refletir na formação de cada uma enquanto cidadã.
id URGS_6eaaae37d1f01a896de25439d2b3cc2a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173575
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Alves, Maiara RosaLindner, Edson Luiz2018-03-20T02:26:36Z2018http://hdl.handle.net/10183/173575001061635Esta dissertação relata a experiência de um estudo realizado com alunas do Ensino Médio de uma escola pública do Estado do Rio Grande do Sul, cuja finalidade foi promover o processo de ensino-aprendizagem com atividades relacionadas ao campo científico, por meio de um grupo de pesquisa em ciências e com o apoio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para realização dessas atividades. Com essa iniciativa, procurou-se disseminar ações de pesquisa entre as estudantes, oportunizando debates e estimulando a produção de pensamentos através dos conteúdos trabalhados. A pesquisa consistiu em dez encontros presenciais, que ocorreram nas dependências da própria escola, utilizando-se da modalidade da pesquisa-ação como método de investigação e da Análise Textual Discursiva (ATD) para analisar os dados. O estudo evidenciou que, por meio dessas atividades e discussões, as alunas puderam compreender a importância e as contribuições da ciência e da pesquisa para a construção do conhecimento científico, bem como a melhoria das ações na comunidade onde vivem. Além disso, esse contato com a pesquisa científica pôde modificar o modo como elas veem o mundo a sua volta, o que poderá refletir na formação de cada uma enquanto cidadã.This dissertation reports the experience of a study carried out with high school students of a public school in the State of Rio Grande do Sul, Brazil, whose purpose was to promote the teaching-learning process with activities related to the scientific area, through a research group in sciences and with the support of a Virtual Learning Environment to carry out these activities. With this initiative, we sought to disseminate research actions among the students, providing debates and stimulating the production of thoughts through the subjects worked. The research consisted of ten face-to-face meetings that took place inside the school itself, using the research-action modality as an investigation method and the Discursive Textual Analysis to analyze the data. The study evidenced that, through these activities and discussions, the students were able to understand the importance and contributions of science and research to the development of scientific knowledge, and improvement of actions in the community where they live. In addition, this contact with scientific research could change the way they see the world around them, which could reflect in the formation of each one as a citizen.application/pdfporEnsino de ciênciasEnsino médioPesquisaAmbiente virtual de aprendizagemResearch in Basic EducationSecondary EducationVirtual Learning EnvironmentTeaching-learningResearch GroupGrupos de pesquisa em ciências no ensino médio : possibilidades para um fazer científico na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001061635.pdf001061635.pdfTexto completoapplication/pdf3689272http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173575/1/001061635.pdf231f390c12e4233ed702716c27c6e831MD51TEXT001061635.pdf.txt001061635.pdf.txtExtracted Texttext/plain167661http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173575/2/001061635.pdf.txtd7cc47f25354a30c134fa3ceaa26a99dMD5210183/1735752018-03-21 02:28:57.204526oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173575Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-03-21T05:28:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Grupos de pesquisa em ciências no ensino médio : possibilidades para um fazer científico na escola
title Grupos de pesquisa em ciências no ensino médio : possibilidades para um fazer científico na escola
spellingShingle Grupos de pesquisa em ciências no ensino médio : possibilidades para um fazer científico na escola
Alves, Maiara Rosa
Ensino de ciências
Ensino médio
Pesquisa
Ambiente virtual de aprendizagem
Research in Basic Education
Secondary Education
Virtual Learning Environment
Teaching-learning
Research Group
title_short Grupos de pesquisa em ciências no ensino médio : possibilidades para um fazer científico na escola
title_full Grupos de pesquisa em ciências no ensino médio : possibilidades para um fazer científico na escola
title_fullStr Grupos de pesquisa em ciências no ensino médio : possibilidades para um fazer científico na escola
title_full_unstemmed Grupos de pesquisa em ciências no ensino médio : possibilidades para um fazer científico na escola
title_sort Grupos de pesquisa em ciências no ensino médio : possibilidades para um fazer científico na escola
author Alves, Maiara Rosa
author_facet Alves, Maiara Rosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Maiara Rosa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lindner, Edson Luiz
contributor_str_mv Lindner, Edson Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Ensino médio
Pesquisa
Ambiente virtual de aprendizagem
topic Ensino de ciências
Ensino médio
Pesquisa
Ambiente virtual de aprendizagem
Research in Basic Education
Secondary Education
Virtual Learning Environment
Teaching-learning
Research Group
dc.subject.eng.fl_str_mv Research in Basic Education
Secondary Education
Virtual Learning Environment
Teaching-learning
Research Group
description Esta dissertação relata a experiência de um estudo realizado com alunas do Ensino Médio de uma escola pública do Estado do Rio Grande do Sul, cuja finalidade foi promover o processo de ensino-aprendizagem com atividades relacionadas ao campo científico, por meio de um grupo de pesquisa em ciências e com o apoio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para realização dessas atividades. Com essa iniciativa, procurou-se disseminar ações de pesquisa entre as estudantes, oportunizando debates e estimulando a produção de pensamentos através dos conteúdos trabalhados. A pesquisa consistiu em dez encontros presenciais, que ocorreram nas dependências da própria escola, utilizando-se da modalidade da pesquisa-ação como método de investigação e da Análise Textual Discursiva (ATD) para analisar os dados. O estudo evidenciou que, por meio dessas atividades e discussões, as alunas puderam compreender a importância e as contribuições da ciência e da pesquisa para a construção do conhecimento científico, bem como a melhoria das ações na comunidade onde vivem. Além disso, esse contato com a pesquisa científica pôde modificar o modo como elas veem o mundo a sua volta, o que poderá refletir na formação de cada uma enquanto cidadã.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-20T02:26:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/173575
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001061635
url http://hdl.handle.net/10183/173575
identifier_str_mv 001061635
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173575/1/001061635.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173575/2/001061635.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 231f390c12e4233ed702716c27c6e831
d7cc47f25354a30c134fa3ceaa26a99d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085434951204864