Grupos de pesquisa em ciências no ensino médio : possibilidades para um fazer científico na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/173575 |
Resumo: | Esta dissertação relata a experiência de um estudo realizado com alunas do Ensino Médio de uma escola pública do Estado do Rio Grande do Sul, cuja finalidade foi promover o processo de ensino-aprendizagem com atividades relacionadas ao campo científico, por meio de um grupo de pesquisa em ciências e com o apoio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para realização dessas atividades. Com essa iniciativa, procurou-se disseminar ações de pesquisa entre as estudantes, oportunizando debates e estimulando a produção de pensamentos através dos conteúdos trabalhados. A pesquisa consistiu em dez encontros presenciais, que ocorreram nas dependências da própria escola, utilizando-se da modalidade da pesquisa-ação como método de investigação e da Análise Textual Discursiva (ATD) para analisar os dados. O estudo evidenciou que, por meio dessas atividades e discussões, as alunas puderam compreender a importância e as contribuições da ciência e da pesquisa para a construção do conhecimento científico, bem como a melhoria das ações na comunidade onde vivem. Além disso, esse contato com a pesquisa científica pôde modificar o modo como elas veem o mundo a sua volta, o que poderá refletir na formação de cada uma enquanto cidadã. |
id |
URGS_6eaaae37d1f01a896de25439d2b3cc2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173575 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Alves, Maiara RosaLindner, Edson Luiz2018-03-20T02:26:36Z2018http://hdl.handle.net/10183/173575001061635Esta dissertação relata a experiência de um estudo realizado com alunas do Ensino Médio de uma escola pública do Estado do Rio Grande do Sul, cuja finalidade foi promover o processo de ensino-aprendizagem com atividades relacionadas ao campo científico, por meio de um grupo de pesquisa em ciências e com o apoio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para realização dessas atividades. Com essa iniciativa, procurou-se disseminar ações de pesquisa entre as estudantes, oportunizando debates e estimulando a produção de pensamentos através dos conteúdos trabalhados. A pesquisa consistiu em dez encontros presenciais, que ocorreram nas dependências da própria escola, utilizando-se da modalidade da pesquisa-ação como método de investigação e da Análise Textual Discursiva (ATD) para analisar os dados. O estudo evidenciou que, por meio dessas atividades e discussões, as alunas puderam compreender a importância e as contribuições da ciência e da pesquisa para a construção do conhecimento científico, bem como a melhoria das ações na comunidade onde vivem. Além disso, esse contato com a pesquisa científica pôde modificar o modo como elas veem o mundo a sua volta, o que poderá refletir na formação de cada uma enquanto cidadã.This dissertation reports the experience of a study carried out with high school students of a public school in the State of Rio Grande do Sul, Brazil, whose purpose was to promote the teaching-learning process with activities related to the scientific area, through a research group in sciences and with the support of a Virtual Learning Environment to carry out these activities. With this initiative, we sought to disseminate research actions among the students, providing debates and stimulating the production of thoughts through the subjects worked. The research consisted of ten face-to-face meetings that took place inside the school itself, using the research-action modality as an investigation method and the Discursive Textual Analysis to analyze the data. The study evidenced that, through these activities and discussions, the students were able to understand the importance and contributions of science and research to the development of scientific knowledge, and improvement of actions in the community where they live. In addition, this contact with scientific research could change the way they see the world around them, which could reflect in the formation of each one as a citizen.application/pdfporEnsino de ciênciasEnsino médioPesquisaAmbiente virtual de aprendizagemResearch in Basic EducationSecondary EducationVirtual Learning EnvironmentTeaching-learningResearch GroupGrupos de pesquisa em ciências no ensino médio : possibilidades para um fazer científico na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001061635.pdf001061635.pdfTexto completoapplication/pdf3689272http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173575/1/001061635.pdf231f390c12e4233ed702716c27c6e831MD51TEXT001061635.pdf.txt001061635.pdf.txtExtracted Texttext/plain167661http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173575/2/001061635.pdf.txtd7cc47f25354a30c134fa3ceaa26a99dMD5210183/1735752018-03-21 02:28:57.204526oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173575Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-03-21T05:28:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Grupos de pesquisa em ciências no ensino médio : possibilidades para um fazer científico na escola |
title |
Grupos de pesquisa em ciências no ensino médio : possibilidades para um fazer científico na escola |
spellingShingle |
Grupos de pesquisa em ciências no ensino médio : possibilidades para um fazer científico na escola Alves, Maiara Rosa Ensino de ciências Ensino médio Pesquisa Ambiente virtual de aprendizagem Research in Basic Education Secondary Education Virtual Learning Environment Teaching-learning Research Group |
title_short |
Grupos de pesquisa em ciências no ensino médio : possibilidades para um fazer científico na escola |
title_full |
Grupos de pesquisa em ciências no ensino médio : possibilidades para um fazer científico na escola |
title_fullStr |
Grupos de pesquisa em ciências no ensino médio : possibilidades para um fazer científico na escola |
title_full_unstemmed |
Grupos de pesquisa em ciências no ensino médio : possibilidades para um fazer científico na escola |
title_sort |
Grupos de pesquisa em ciências no ensino médio : possibilidades para um fazer científico na escola |
author |
Alves, Maiara Rosa |
author_facet |
Alves, Maiara Rosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Maiara Rosa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lindner, Edson Luiz |
contributor_str_mv |
Lindner, Edson Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências Ensino médio Pesquisa Ambiente virtual de aprendizagem |
topic |
Ensino de ciências Ensino médio Pesquisa Ambiente virtual de aprendizagem Research in Basic Education Secondary Education Virtual Learning Environment Teaching-learning Research Group |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Research in Basic Education Secondary Education Virtual Learning Environment Teaching-learning Research Group |
description |
Esta dissertação relata a experiência de um estudo realizado com alunas do Ensino Médio de uma escola pública do Estado do Rio Grande do Sul, cuja finalidade foi promover o processo de ensino-aprendizagem com atividades relacionadas ao campo científico, por meio de um grupo de pesquisa em ciências e com o apoio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para realização dessas atividades. Com essa iniciativa, procurou-se disseminar ações de pesquisa entre as estudantes, oportunizando debates e estimulando a produção de pensamentos através dos conteúdos trabalhados. A pesquisa consistiu em dez encontros presenciais, que ocorreram nas dependências da própria escola, utilizando-se da modalidade da pesquisa-ação como método de investigação e da Análise Textual Discursiva (ATD) para analisar os dados. O estudo evidenciou que, por meio dessas atividades e discussões, as alunas puderam compreender a importância e as contribuições da ciência e da pesquisa para a construção do conhecimento científico, bem como a melhoria das ações na comunidade onde vivem. Além disso, esse contato com a pesquisa científica pôde modificar o modo como elas veem o mundo a sua volta, o que poderá refletir na formação de cada uma enquanto cidadã. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-03-20T02:26:36Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/173575 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001061635 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/173575 |
identifier_str_mv |
001061635 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173575/1/001061635.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173575/2/001061635.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
231f390c12e4233ed702716c27c6e831 d7cc47f25354a30c134fa3ceaa26a99d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085434951204864 |