Educação e arte na cidade: um retorno para o território

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinelo, Samuel Henrique Damas
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16637
Resumo: O presente estudo visa apresentar os resultados da análise da potência da relação educação-arte-cidade, como associação básica para uma estratégia pedagógica libertária. Essa importante estratégia, que denota o potencial pedagógico da cidade de auxiliar no desenvolvimento de cidadãos ativos, fica comprometida quando ocorre o seu racionalismo, sua apropriação instrumental. Nesse movimento, o conceito dessa estratégia é substituído pelos aparatos de gestão, como no caso do Programa Cidades Educadoras, que acaba por criar simulacros de cidadania e ação social. Em contrapartida ações sobre o território, como é o caso das batalhas de rima que ocorrem em espaços públicos centrais ou não, apresentam-se como práticas revestidas de ação política, uma vez que possuem ponto de partida na cidade, no território usado, denotando que a associação educação-arte-cidade é básica para a estratégia pedagógica libertária viva no território.
id PUC_CAMP-5_bdaded8fce1578d6af8840ba72546c72
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16637
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling Educação e arte na cidade: um retorno para o territórioEducaçãoPedagogiaArteMúsicaTerritório usadoEducationPedagogyArtMusicUsed territoryO presente estudo visa apresentar os resultados da análise da potência da relação educação-arte-cidade, como associação básica para uma estratégia pedagógica libertária. Essa importante estratégia, que denota o potencial pedagógico da cidade de auxiliar no desenvolvimento de cidadãos ativos, fica comprometida quando ocorre o seu racionalismo, sua apropriação instrumental. Nesse movimento, o conceito dessa estratégia é substituído pelos aparatos de gestão, como no caso do Programa Cidades Educadoras, que acaba por criar simulacros de cidadania e ação social. Em contrapartida ações sobre o território, como é o caso das batalhas de rima que ocorrem em espaços públicos centrais ou não, apresentam-se como práticas revestidas de ação política, uma vez que possuem ponto de partida na cidade, no território usado, denotando que a associação educação-arte-cidade é básica para a estratégia pedagógica libertária viva no território.The present study aims to present the results of the analysis of the power of the education-art-city relationship, as a basic association for a libertarian pedagogical strategy. This important strategy, which denotes the city's pedagogical potential to assist in the development of active citizens, is compromised when its rationalism, its instrumental appropriation occurs. In this movement, the concept of this strategy is replaced by management apparatus, as in the case of the Educating Cities Program, which ends up creating simulacra of citizenship and social action. On the other hand, actions on the territory, such as the rhyming battles that occur in central public spaces or not, present themselves as practices coated with political action, since they have a starting point in the city, in the territory used, denoting that the education-art-city association is basic to the libertarian pedagogical strategy alive in the territory.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Silva Neto, Manoel Lemes daPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Marinelo, Samuel Henrique Damas2022-08-26T18:27:06Z2022-08-26T18:27:06Z2022-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/166377031741977827212porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2023-05-04T19:32:29Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16637Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2023-05-04T19:32:29Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e arte na cidade: um retorno para o território
title Educação e arte na cidade: um retorno para o território
spellingShingle Educação e arte na cidade: um retorno para o território
Marinelo, Samuel Henrique Damas
Educação
Pedagogia
Arte
Música
Território usado
Education
Pedagogy
Art
Music
Used territory
title_short Educação e arte na cidade: um retorno para o território
title_full Educação e arte na cidade: um retorno para o território
title_fullStr Educação e arte na cidade: um retorno para o território
title_full_unstemmed Educação e arte na cidade: um retorno para o território
title_sort Educação e arte na cidade: um retorno para o território
author Marinelo, Samuel Henrique Damas
author_facet Marinelo, Samuel Henrique Damas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva Neto, Manoel Lemes da
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
dc.contributor.author.fl_str_mv Marinelo, Samuel Henrique Damas
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Pedagogia
Arte
Música
Território usado
Education
Pedagogy
Art
Music
Used territory
topic Educação
Pedagogia
Arte
Música
Território usado
Education
Pedagogy
Art
Music
Used territory
description O presente estudo visa apresentar os resultados da análise da potência da relação educação-arte-cidade, como associação básica para uma estratégia pedagógica libertária. Essa importante estratégia, que denota o potencial pedagógico da cidade de auxiliar no desenvolvimento de cidadãos ativos, fica comprometida quando ocorre o seu racionalismo, sua apropriação instrumental. Nesse movimento, o conceito dessa estratégia é substituído pelos aparatos de gestão, como no caso do Programa Cidades Educadoras, que acaba por criar simulacros de cidadania e ação social. Em contrapartida ações sobre o território, como é o caso das batalhas de rima que ocorrem em espaços públicos centrais ou não, apresentam-se como práticas revestidas de ação política, uma vez que possuem ponto de partida na cidade, no território usado, denotando que a associação educação-arte-cidade é básica para a estratégia pedagógica libertária viva no território.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-26T18:27:06Z
2022-08-26T18:27:06Z
2022-06-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16637
7031741977827212
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16637
identifier_str_mv 7031741977827212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1798415784171536384