Psicomotricidade e formação de professores: uma proposta de atuação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferronatto, Sônia Regina Brizolla
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15305
Resumo: Este trabalho vincula-se à linha de pesquisa: Universidade, Docência e Formação de Professores analisa o curso de Pedagogia da Puc-Campinas, tratando do seguinte questionamento: A Psicomotricidade como uma disciplina do curso de Pedagogia, poderá auxiliar o professor da educação Infantil em sua prática pedagógica? Verificou-se por meio de literatura e de entrevistas, que esta ciência é superficialmente abordada no referido curso. A Psicomotricidade tem sido estudada e discutida por vários autores, levando-se em consideração as fases do desenvolvimento da criança e a sua colaboração para o desenvolvimento intelectual das mesmas. O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de atuação em Psicomotricidade para a formação do professor, enfatizando sua importância para a Educação Infantil, verificando a aquisição de habilidades motoras, necessárias para um bom desempenho da aprendizagem. Sendo assim, esse trabalho demonstra para os professores a importância da Psicomotricidade e que a falta desta pode afetar o desenvolvimento da leitura e da escrita nas crianças que estão iniciando a vida escolar, ou seja, a Educação Infantil.
id PUC_CAMP-5_ccaa5c1f549b2a513c28a8b4fdd2ff8b
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15305
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling Psicomotricidade e formação de professores: uma proposta de atuaçãoformação de professorespsicomotricidadeeducação infantilformation of professorspsicomotricityinfantile educationEste trabalho vincula-se à linha de pesquisa: Universidade, Docência e Formação de Professores analisa o curso de Pedagogia da Puc-Campinas, tratando do seguinte questionamento: A Psicomotricidade como uma disciplina do curso de Pedagogia, poderá auxiliar o professor da educação Infantil em sua prática pedagógica? Verificou-se por meio de literatura e de entrevistas, que esta ciência é superficialmente abordada no referido curso. A Psicomotricidade tem sido estudada e discutida por vários autores, levando-se em consideração as fases do desenvolvimento da criança e a sua colaboração para o desenvolvimento intelectual das mesmas. O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de atuação em Psicomotricidade para a formação do professor, enfatizando sua importância para a Educação Infantil, verificando a aquisição de habilidades motoras, necessárias para um bom desempenho da aprendizagem. Sendo assim, esse trabalho demonstra para os professores a importância da Psicomotricidade e que a falta desta pode afetar o desenvolvimento da leitura e da escrita nas crianças que estão iniciando a vida escolar, ou seja, a Educação Infantil.This work associates the research line to it: University, Docence and Formation of Professors analyze the course of Pedagogy of the Puc-Campinas, treating to the following questioning: The Psicomotricity as one disciplines of the course of Pedagogy, will be able to assist the professor of the Infantile education in pedagogical practical its? It was verified by means of literature and of interviews, that this science is superficially boarded in the related course. The Psicomotricity has been studied and argued for some authors, taking itself in consideration the phases of the development of the child and its contribution for the intellectual development of the same ones. The objective of this work is to present a proposal of performance in Psicomotricity for the formation of the professor, being emphasized its importance for the Infantile Education, verifying the acquisition of motor, necessary abilities for a good performance of the learning. Being thus, this work demonstrates for professors importance of Psicomotricity and that the lack of this can affect the development of the reading and the writing in the children who are initiating the pertaining to school life, or either, the Infantile Education.PUC-CampinasCastanho, Maria Eugênia de Lima e MontesPontifícia Universidade Católica de CampinasFerronatto, Sônia Regina Brizolla2022-02-16T18:11:39Z2022-02-16T18:11:39Z2006-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153052195774574175488porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:22Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15305Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:22Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Psicomotricidade e formação de professores: uma proposta de atuação
title Psicomotricidade e formação de professores: uma proposta de atuação
spellingShingle Psicomotricidade e formação de professores: uma proposta de atuação
Ferronatto, Sônia Regina Brizolla
formação de professores
psicomotricidade
educação infantil
formation of professors
psicomotricity
infantile education
title_short Psicomotricidade e formação de professores: uma proposta de atuação
title_full Psicomotricidade e formação de professores: uma proposta de atuação
title_fullStr Psicomotricidade e formação de professores: uma proposta de atuação
title_full_unstemmed Psicomotricidade e formação de professores: uma proposta de atuação
title_sort Psicomotricidade e formação de professores: uma proposta de atuação
author Ferronatto, Sônia Regina Brizolla
author_facet Ferronatto, Sônia Regina Brizolla
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castanho, Maria Eugênia de Lima e Montes
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferronatto, Sônia Regina Brizolla
dc.subject.por.fl_str_mv formação de professores
psicomotricidade
educação infantil
formation of professors
psicomotricity
infantile education
topic formação de professores
psicomotricidade
educação infantil
formation of professors
psicomotricity
infantile education
description Este trabalho vincula-se à linha de pesquisa: Universidade, Docência e Formação de Professores analisa o curso de Pedagogia da Puc-Campinas, tratando do seguinte questionamento: A Psicomotricidade como uma disciplina do curso de Pedagogia, poderá auxiliar o professor da educação Infantil em sua prática pedagógica? Verificou-se por meio de literatura e de entrevistas, que esta ciência é superficialmente abordada no referido curso. A Psicomotricidade tem sido estudada e discutida por vários autores, levando-se em consideração as fases do desenvolvimento da criança e a sua colaboração para o desenvolvimento intelectual das mesmas. O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de atuação em Psicomotricidade para a formação do professor, enfatizando sua importância para a Educação Infantil, verificando a aquisição de habilidades motoras, necessárias para um bom desempenho da aprendizagem. Sendo assim, esse trabalho demonstra para os professores a importância da Psicomotricidade e que a falta desta pode afetar o desenvolvimento da leitura e da escrita nas crianças que estão iniciando a vida escolar, ou seja, a Educação Infantil.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-06-01
2022-02-16T18:11:39Z
2022-02-16T18:11:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15305
2195774574175488
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15305
identifier_str_mv 2195774574175488
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1807210241251606528