A psicomotricidade e alfabetização de alunos do 2º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ambrósio, Marcela Fernanda de Souza
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615531
Resumo: Orientador: Gislene de Campos Oliveira
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spelling A psicomotricidade e alfabetização de alunos do 2º ano do ensino fundamentalThe psicomotricity and the literacy process of students in 2nd year of the primary educationPsicomotricidadeDesenvolvimento psicomotorDesempenho escolarAlfabetizaçãoPsicomotricityPsychomotor developmentSchool performanceLiteracyOrientador: Gislene de Campos OliveiraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A presente pesquisa teve como objetivo geral verificar nos alunos do 2º ano do ensino fundamental, uma provável relação entre o desenvolvimento psicomotor e o seu desempenho escolar no processo de alfabetização. Os objetivos específicos consistiram em: conhecer o desenvolvimento psicomotor dos alunos, no início do processo de alfabetização; comparar o nível de desempenho escolar no processo de alfabetização observando os níveis de desenvolvimento psicomotor em habilidades específicas de esquema corporal, lateralidade, orientação espaçotemporal e coordenação visomotora; analisar os diferentes níveis do desempenho escolar e do desenvolvimento psicomotor de acordo com o gênero (feminino e masculino). Compuseram a pesquisa 40 alunos de escola pública do município de Jundiaí/SP. Realizaram-se uma avaliação inicial e outra final através dos seguintes instrumentos: Exame Psicomotor; Teste Gestáltico Visomotor de Bender - Sistema de pontuação gradual B-SPG; Teste de Inteligência Não Verbal R-2; Provinha Brasil e Adape. Os resultados revelaram que alunos com atraso no desenvolvimento psicomotor apresentam níveis de desempenho escolar insatisfatório e defasagens na maturidade viso-motora.Abstract: This study aimed to determine in students from 2nd year of elementary school a probable relationship between the psychomotor development and school performance as per their literacy process. The specific objectives were: to know the psychomotor development of students, early in the process of literacy; compare the level of academic performance in the process of observing the literacy levels of psychomotor skills in specific body scheme, laterality, spatial-temporal orientation and visual motor coordination; analyze the different levels of school performance and psychomotor development according to gender (female and male). Forty students from a public school in the town Jundiaí, state of São Paulo, composed the research. The initial and final assessments were conducted by the following instruments: Psychometric Assessment; Bender Visual Motor Gestalt Test - Gradual scoring system B-SPG; Nonverbal Intelligence Test R-2; Provinha Brasil and Adape. The results showed that students with inadequate psychomotor development have poor school performance and discrepancies in the visual motor maturity.MestradoPsicologia EducacionalMestre em Educação[s.n.]Oliveira, Gislene de Campos, 1945-Santos, Acácia Aparecida Angeli dosFini, Lucila Diehl TolaineBoruchovitch, EvelyUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAmbrósio, Marcela Fernanda de Souza2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf79 f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615531AMBRÓSIO, Marcela Fernanda de Souza. A psicomotricidade e alfabetização de alunos do 2º ano do ensino fundamental. 2011. 79 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615531. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/797170porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:17:44Zoai::797170Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:17:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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