Comunicação e isolamento: uma análise clínica de diários e blogs de adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Carla Maria Lima
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15699
Resumo: Na presente pesquisa foram analisadas questões relativas à comunicação e ao isolamento entre adolescentes, tendo como objeto de estudo um diário e blogs. Foi realizada a leitura de um diário de uma jovem, que foi escrito entre 1893 a 1895, e de blogs, escritos por adolescentes e que estão disponíveis na rede Internet. A análise e a interpretação foram feitas por a partir da teoria do amadurecimento de D. W. Winnicott. Em ambas as formas de expressão diário e blogs podemos verificar alguns paradoxos característicos da adolescência, quais sejam: 1) apesar da necessidade de afastamento familiar do adolescente, ele necessita do acolhimento de sua família; 2) há uma busca por uma cura imediata para as suas angústias, mas ao mesmo tempo rejeita todas as curas que encontra, pois as consideram falsas porque não são suas próprias soluções; 3) o adolescente tem a necessidade urgente de se comunicar e necessidade mais urgente ainda de não ser decifrado; 4) o adolescente tem um medo de não ser encontrado, de não ser visto ao mesmo tempo que necessita se esconder das pessoas; 5) o adolescente tem uma incapacidade de ficar só, e esta capacidade é conquistada como fruto do amadurecimento que pressupõe à distinção de si mesmo na relação com os outros, e este ficar só do adolescente contribui para chegar a si mesmo. A partir de tais considerações, vislumbramos que o isolamento pode favorecer o desenvolvimento individual, principalmente neste período da vida; entretanto, a solidão e o retraimento também podem ser considerados como um abandono afetivo, o que pode ser reconhecido nos adolescentes que possuem apenas amigos virtuais. Entendemos também que um ambiente acolhedor e confiável contribui para a construção da identidade de um adulto saudável, e que uma presença potencial, implicada e reservada para acolher as angústias do adolescente, favorece a superação das dificuldades por ele enfrentadas. Assim, o ambiente em que os adolescentes vivem deve ser capaz de estar aberto à sua comunicação assim como ao seu silêncio. Já o ambiente virtual, quando bem utilizado, pode ser visto como um espaço potencial para a experiência lúdica e a criatividade, favorecendo a descoberta, por parte do adolescente, de ser alguém em algum lugar.
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Em ambas as formas de expressão diário e blogs podemos verificar alguns paradoxos característicos da adolescência, quais sejam: 1) apesar da necessidade de afastamento familiar do adolescente, ele necessita do acolhimento de sua família; 2) há uma busca por uma cura imediata para as suas angústias, mas ao mesmo tempo rejeita todas as curas que encontra, pois as consideram falsas porque não são suas próprias soluções; 3) o adolescente tem a necessidade urgente de se comunicar e necessidade mais urgente ainda de não ser decifrado; 4) o adolescente tem um medo de não ser encontrado, de não ser visto ao mesmo tempo que necessita se esconder das pessoas; 5) o adolescente tem uma incapacidade de ficar só, e esta capacidade é conquistada como fruto do amadurecimento que pressupõe à distinção de si mesmo na relação com os outros, e este ficar só do adolescente contribui para chegar a si mesmo. A partir de tais considerações, vislumbramos que o isolamento pode favorecer o desenvolvimento individual, principalmente neste período da vida; entretanto, a solidão e o retraimento também podem ser considerados como um abandono afetivo, o que pode ser reconhecido nos adolescentes que possuem apenas amigos virtuais. Entendemos também que um ambiente acolhedor e confiável contribui para a construção da identidade de um adulto saudável, e que uma presença potencial, implicada e reservada para acolher as angústias do adolescente, favorece a superação das dificuldades por ele enfrentadas. Assim, o ambiente em que os adolescentes vivem deve ser capaz de estar aberto à sua comunicação assim como ao seu silêncio. Já o ambiente virtual, quando bem utilizado, pode ser visto como um espaço potencial para a experiência lúdica e a criatividade, favorecendo a descoberta, por parte do adolescente, de ser alguém em algum lugar.In the present research relative questions to the communication and the isolation between adolescents had been analyzed, having as object of study a diary and blogs. We accomplished a lecture of a diary of a youth, that were written among 1893 to 1895, and of blogs, written by adolescents and that are available in the Internet. The analysis and the interpretation were made through the, supported in the theory of maturing of D.W. Winnicott. In both the forms of expression - diary and blogs - we could verify some characteristic paradoxes of the adolescence, which are: 1) although the necessity of familiar removal of the adolescent, he needs the shelter of your family; 2) have a search for an immediate cure for your anguishes, but at the same time he rejects all the cures that he finds, therefore consider them false because it are not your own solutions; 3) the adolescent has the urgent necessity to communicate and more urgent necessity still of not being deciphered; 4) the adolescent has a fear of not being found, of not being seen at the same time that he needs to hide of the people; 5) the adolescent has an incapacity to be alone, for the fact to be much alone time, that is, the capacity to be alone is on to that always he had people gifts. Starting from such considerations, we shimmer that the isolation favors the individual development, mainly in this period of the life e; however, the solitude and the retraction can be considered as an affective abandonment, what can be lived deeply by adolescents that possess only virtual friends. We also understood that a homelike and reliable environment contributes to the construction of a healthy adult's identity, and that a potential presence, implicated and reserved to the adolescent's anguishes, favors the overcoming of the difficulties for him faced. Thus, the environment where the adolescent lives must be capable to be open to your communication as well as to your silence. Already the virtual environment, when well used, can be seen as a potential space for ludic experiences and the creativity, favoring the discovery, on the part of the adolescent, of being somebody in some place.PUC-CampinasFulgencio, LeopoldoPontifícia Universidade Católica de CampinasBraga, Carla Maria Lima2022-02-16T18:41:24Z2022-02-16T18:41:24Z2009-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/156992101575871759521porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:54Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15699Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:54Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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