Concepções de linguagem escrita de professores do 1º ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15479 |
Resumo: | O presente estudo aborda o aprendizado da linguagem escrita, tendo como objeto as concepções de professores do 1º ano do Ensino Fundamental sobre linguagem escrita. A problemática investigada se centrou em conhecer o que pensam estes professores sobre o ensino-aprendizado da linguagem escrita. O principal objetivo foi analisar tais concepções, no intuito de estimular a reflexão de educadores sobre o trabalho pedagógico desenvolvido referente a essa temática. A relevância deste estudo encontra-se na possibilidade de contribuição com os debates sobre o ensino-aprendizagem da linguagem escrita no 1º ano no Ensino Fundamental, em cuja fase se enfatiza tal aprendizado. A pesquisa é de abordagem qualitativa cuja técnica de coleta de dados utilizada foi a realização de entrevistas semi-estruturadas junto a três professores do 1º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares situadas no município de Campinas/SP. Estes sujeitos foram selecionados com base nos seguintes critérios: possuir formação em nível superior em Pedagogia e experiência mínima de três anos de atuação como docente em classes do primeiro ano do Ensino Fundamental. Os dados coletados foram analisados à luz da abordagem histórico-cultural de desenvolvimento humano, tendo como fundamento os estudos desenvolvidos por estudiosos como Vygotsky e Luria. O desenvolvimento desta pesquisa nos possibilitou identificar que o trabalho pedagógico realizado pelos sujeitos revela a tentativa de ensino da linguagem escrita com base na psicogênese da linguagem escrita, porém, sem uma compreensão teórica adequada. Consideramos que a relevância deste estudo encontra-se na possibilidade de ampliação do debate sobre o ensino-aprendizagem da linguagem escrita, em especial, no primeiro ano do ensino fundamental. |
id |
PUC_CAMP-5_d2c5a18534db8ae91e5db07329ee823e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15479 |
network_acronym_str |
PUC_CAMP-5 |
network_name_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções de linguagem escrita de professores do 1º ano do ensino fundamentalalfabetizaçãoensino-aprendizagemlinguagem escritaensino fundamentalformação de professoresliteracyteaching and learningwritten languageelementary schoolteacher educationO presente estudo aborda o aprendizado da linguagem escrita, tendo como objeto as concepções de professores do 1º ano do Ensino Fundamental sobre linguagem escrita. A problemática investigada se centrou em conhecer o que pensam estes professores sobre o ensino-aprendizado da linguagem escrita. O principal objetivo foi analisar tais concepções, no intuito de estimular a reflexão de educadores sobre o trabalho pedagógico desenvolvido referente a essa temática. A relevância deste estudo encontra-se na possibilidade de contribuição com os debates sobre o ensino-aprendizagem da linguagem escrita no 1º ano no Ensino Fundamental, em cuja fase se enfatiza tal aprendizado. A pesquisa é de abordagem qualitativa cuja técnica de coleta de dados utilizada foi a realização de entrevistas semi-estruturadas junto a três professores do 1º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares situadas no município de Campinas/SP. Estes sujeitos foram selecionados com base nos seguintes critérios: possuir formação em nível superior em Pedagogia e experiência mínima de três anos de atuação como docente em classes do primeiro ano do Ensino Fundamental. Os dados coletados foram analisados à luz da abordagem histórico-cultural de desenvolvimento humano, tendo como fundamento os estudos desenvolvidos por estudiosos como Vygotsky e Luria. O desenvolvimento desta pesquisa nos possibilitou identificar que o trabalho pedagógico realizado pelos sujeitos revela a tentativa de ensino da linguagem escrita com base na psicogênese da linguagem escrita, porém, sem uma compreensão teórica adequada. Consideramos que a relevância deste estudo encontra-se na possibilidade de ampliação do debate sobre o ensino-aprendizagem da linguagem escrita, em especial, no primeiro ano do ensino fundamental.The present research examines the written language s learning, with the purpose of studying teachers' conceptions of the first year of elementary school on written language. The investigated problem focused on cognizing the teachers thoughts about written language s teaching and learning. The leading objective was to analyze important aspects of the teachers´ thoughts as it is related to the teaching and learning of the written language, in order to stimulate the educators reflection on the pedagogical work referred to this issue. The relevance of this study lies in the possibility of improving debates about teaching and learning of written language in the first year in elementary school, at which period such learning is emphasized. The study is qualitative approach whose data collection was to carry out semi-structured interviews with three teachers at the first years of elementary education at public and private schools within Campinas. These teachers were selected based on the following criteria: having formation in Pedagogy and more than two years experience as teaching classes in the first year of elementary school. The data collected were analyzed according to the historical-cultural approach to human development, having as support the studies such as Vygotsky and Luria. The development of this study allowed us to identify the pedagogical work carried out by the educators attempt to reveal the teaching of written language based on psychogenesis written language, but without an adequate theoretical understanding. We consider the relevance of this study lies in the possibility of expanding the debate about teaching and learning of written language, especially in the first years of elementary school.PUC-CampinasAzevedo, Heloisa Helena Oliveira dePontifícia Universidade Católica de CampinasRamos, Hellen Elizabeth2022-02-16T18:15:14Z2022-02-16T18:15:14Z2011-02-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/154798124285788103968porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-10-27T13:31:54Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15479Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-10-27T13:31:54Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções de linguagem escrita de professores do 1º ano do ensino fundamental |
title |
Concepções de linguagem escrita de professores do 1º ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
Concepções de linguagem escrita de professores do 1º ano do ensino fundamental Ramos, Hellen Elizabeth alfabetização ensino-aprendizagem linguagem escrita ensino fundamental formação de professores literacy teaching and learning written language elementary school teacher education |
title_short |
Concepções de linguagem escrita de professores do 1º ano do ensino fundamental |
title_full |
Concepções de linguagem escrita de professores do 1º ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
Concepções de linguagem escrita de professores do 1º ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Concepções de linguagem escrita de professores do 1º ano do ensino fundamental |
title_sort |
Concepções de linguagem escrita de professores do 1º ano do ensino fundamental |
author |
Ramos, Hellen Elizabeth |
author_facet |
Ramos, Hellen Elizabeth |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Azevedo, Heloisa Helena Oliveira de Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Hellen Elizabeth |
dc.subject.por.fl_str_mv |
alfabetização ensino-aprendizagem linguagem escrita ensino fundamental formação de professores literacy teaching and learning written language elementary school teacher education |
topic |
alfabetização ensino-aprendizagem linguagem escrita ensino fundamental formação de professores literacy teaching and learning written language elementary school teacher education |
description |
O presente estudo aborda o aprendizado da linguagem escrita, tendo como objeto as concepções de professores do 1º ano do Ensino Fundamental sobre linguagem escrita. A problemática investigada se centrou em conhecer o que pensam estes professores sobre o ensino-aprendizado da linguagem escrita. O principal objetivo foi analisar tais concepções, no intuito de estimular a reflexão de educadores sobre o trabalho pedagógico desenvolvido referente a essa temática. A relevância deste estudo encontra-se na possibilidade de contribuição com os debates sobre o ensino-aprendizagem da linguagem escrita no 1º ano no Ensino Fundamental, em cuja fase se enfatiza tal aprendizado. A pesquisa é de abordagem qualitativa cuja técnica de coleta de dados utilizada foi a realização de entrevistas semi-estruturadas junto a três professores do 1º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares situadas no município de Campinas/SP. Estes sujeitos foram selecionados com base nos seguintes critérios: possuir formação em nível superior em Pedagogia e experiência mínima de três anos de atuação como docente em classes do primeiro ano do Ensino Fundamental. Os dados coletados foram analisados à luz da abordagem histórico-cultural de desenvolvimento humano, tendo como fundamento os estudos desenvolvidos por estudiosos como Vygotsky e Luria. O desenvolvimento desta pesquisa nos possibilitou identificar que o trabalho pedagógico realizado pelos sujeitos revela a tentativa de ensino da linguagem escrita com base na psicogênese da linguagem escrita, porém, sem uma compreensão teórica adequada. Consideramos que a relevância deste estudo encontra-se na possibilidade de ampliação do debate sobre o ensino-aprendizagem da linguagem escrita, em especial, no primeiro ano do ensino fundamental. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-02-18 2022-02-16T18:15:14Z 2022-02-16T18:15:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15479 8124285788103968 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15479 |
identifier_str_mv |
8124285788103968 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
collection |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1807210254360903680 |