Concepções de linguagem escrita de professores do 1º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Hellen Elizabeth
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15479
Resumo: O presente estudo aborda o aprendizado da linguagem escrita, tendo como objeto as concepções de professores do 1º ano do Ensino Fundamental sobre linguagem escrita. A problemática investigada se centrou em conhecer o que pensam estes professores sobre o ensino-aprendizado da linguagem escrita. O principal objetivo foi analisar tais concepções, no intuito de estimular a reflexão de educadores sobre o trabalho pedagógico desenvolvido referente a essa temática. A relevância deste estudo encontra-se na possibilidade de contribuição com os debates sobre o ensino-aprendizagem da linguagem escrita no 1º ano no Ensino Fundamental, em cuja fase se enfatiza tal aprendizado. A pesquisa é de abordagem qualitativa cuja técnica de coleta de dados utilizada foi a realização de entrevistas semi-estruturadas junto a três professores do 1º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares situadas no município de Campinas/SP. Estes sujeitos foram selecionados com base nos seguintes critérios: possuir formação em nível superior em Pedagogia e experiência mínima de três anos de atuação como docente em classes do primeiro ano do Ensino Fundamental. Os dados coletados foram analisados à luz da abordagem histórico-cultural de desenvolvimento humano, tendo como fundamento os estudos desenvolvidos por estudiosos como Vygotsky e Luria. O desenvolvimento desta pesquisa nos possibilitou identificar que o trabalho pedagógico realizado pelos sujeitos revela a tentativa de ensino da linguagem escrita com base na psicogênese da linguagem escrita, porém, sem uma compreensão teórica adequada. Consideramos que a relevância deste estudo encontra-se na possibilidade de ampliação do debate sobre o ensino-aprendizagem da linguagem escrita, em especial, no primeiro ano do ensino fundamental.
id PUC_CAMP-5_d2c5a18534db8ae91e5db07329ee823e
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15479
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling Concepções de linguagem escrita de professores do 1º ano do ensino fundamentalalfabetizaçãoensino-aprendizagemlinguagem escritaensino fundamentalformação de professoresliteracyteaching and learningwritten languageelementary schoolteacher educationO presente estudo aborda o aprendizado da linguagem escrita, tendo como objeto as concepções de professores do 1º ano do Ensino Fundamental sobre linguagem escrita. A problemática investigada se centrou em conhecer o que pensam estes professores sobre o ensino-aprendizado da linguagem escrita. O principal objetivo foi analisar tais concepções, no intuito de estimular a reflexão de educadores sobre o trabalho pedagógico desenvolvido referente a essa temática. A relevância deste estudo encontra-se na possibilidade de contribuição com os debates sobre o ensino-aprendizagem da linguagem escrita no 1º ano no Ensino Fundamental, em cuja fase se enfatiza tal aprendizado. A pesquisa é de abordagem qualitativa cuja técnica de coleta de dados utilizada foi a realização de entrevistas semi-estruturadas junto a três professores do 1º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares situadas no município de Campinas/SP. Estes sujeitos foram selecionados com base nos seguintes critérios: possuir formação em nível superior em Pedagogia e experiência mínima de três anos de atuação como docente em classes do primeiro ano do Ensino Fundamental. Os dados coletados foram analisados à luz da abordagem histórico-cultural de desenvolvimento humano, tendo como fundamento os estudos desenvolvidos por estudiosos como Vygotsky e Luria. O desenvolvimento desta pesquisa nos possibilitou identificar que o trabalho pedagógico realizado pelos sujeitos revela a tentativa de ensino da linguagem escrita com base na psicogênese da linguagem escrita, porém, sem uma compreensão teórica adequada. Consideramos que a relevância deste estudo encontra-se na possibilidade de ampliação do debate sobre o ensino-aprendizagem da linguagem escrita, em especial, no primeiro ano do ensino fundamental.The present research examines the written language s learning, with the purpose of studying teachers' conceptions of the first year of elementary school on written language. The investigated problem focused on cognizing the teachers thoughts about written language s teaching and learning. The leading objective was to analyze important aspects of the teachers´ thoughts as it is related to the teaching and learning of the written language, in order to stimulate the educators reflection on the pedagogical work referred to this issue. The relevance of this study lies in the possibility of improving debates about teaching and learning of written language in the first year in elementary school, at which period such learning is emphasized. The study is qualitative approach whose data collection was to carry out semi-structured interviews with three teachers at the first years of elementary education at public and private schools within Campinas. These teachers were selected based on the following criteria: having formation in Pedagogy and more than two years experience as teaching classes in the first year of elementary school. The data collected were analyzed according to the historical-cultural approach to human development, having as support the studies such as Vygotsky and Luria. The development of this study allowed us to identify the pedagogical work carried out by the educators attempt to reveal the teaching of written language based on psychogenesis written language, but without an adequate theoretical understanding. We consider the relevance of this study lies in the possibility of expanding the debate about teaching and learning of written language, especially in the first years of elementary school.PUC-CampinasAzevedo, Heloisa Helena Oliveira dePontifícia Universidade Católica de CampinasRamos, Hellen Elizabeth2022-02-16T18:15:14Z2022-02-16T18:15:14Z2011-02-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/154798124285788103968porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-10-27T13:31:54Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15479Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-10-27T13:31:54Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de linguagem escrita de professores do 1º ano do ensino fundamental
title Concepções de linguagem escrita de professores do 1º ano do ensino fundamental
spellingShingle Concepções de linguagem escrita de professores do 1º ano do ensino fundamental
Ramos, Hellen Elizabeth
alfabetização
ensino-aprendizagem
linguagem escrita
ensino fundamental
formação de professores
literacy
teaching and learning
written language
elementary school
teacher education
title_short Concepções de linguagem escrita de professores do 1º ano do ensino fundamental
title_full Concepções de linguagem escrita de professores do 1º ano do ensino fundamental
title_fullStr Concepções de linguagem escrita de professores do 1º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Concepções de linguagem escrita de professores do 1º ano do ensino fundamental
title_sort Concepções de linguagem escrita de professores do 1º ano do ensino fundamental
author Ramos, Hellen Elizabeth
author_facet Ramos, Hellen Elizabeth
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo, Heloisa Helena Oliveira de
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Hellen Elizabeth
dc.subject.por.fl_str_mv alfabetização
ensino-aprendizagem
linguagem escrita
ensino fundamental
formação de professores
literacy
teaching and learning
written language
elementary school
teacher education
topic alfabetização
ensino-aprendizagem
linguagem escrita
ensino fundamental
formação de professores
literacy
teaching and learning
written language
elementary school
teacher education
description O presente estudo aborda o aprendizado da linguagem escrita, tendo como objeto as concepções de professores do 1º ano do Ensino Fundamental sobre linguagem escrita. A problemática investigada se centrou em conhecer o que pensam estes professores sobre o ensino-aprendizado da linguagem escrita. O principal objetivo foi analisar tais concepções, no intuito de estimular a reflexão de educadores sobre o trabalho pedagógico desenvolvido referente a essa temática. A relevância deste estudo encontra-se na possibilidade de contribuição com os debates sobre o ensino-aprendizagem da linguagem escrita no 1º ano no Ensino Fundamental, em cuja fase se enfatiza tal aprendizado. A pesquisa é de abordagem qualitativa cuja técnica de coleta de dados utilizada foi a realização de entrevistas semi-estruturadas junto a três professores do 1º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares situadas no município de Campinas/SP. Estes sujeitos foram selecionados com base nos seguintes critérios: possuir formação em nível superior em Pedagogia e experiência mínima de três anos de atuação como docente em classes do primeiro ano do Ensino Fundamental. Os dados coletados foram analisados à luz da abordagem histórico-cultural de desenvolvimento humano, tendo como fundamento os estudos desenvolvidos por estudiosos como Vygotsky e Luria. O desenvolvimento desta pesquisa nos possibilitou identificar que o trabalho pedagógico realizado pelos sujeitos revela a tentativa de ensino da linguagem escrita com base na psicogênese da linguagem escrita, porém, sem uma compreensão teórica adequada. Consideramos que a relevância deste estudo encontra-se na possibilidade de ampliação do debate sobre o ensino-aprendizagem da linguagem escrita, em especial, no primeiro ano do ensino fundamental.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-02-18
2022-02-16T18:15:14Z
2022-02-16T18:15:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15479
8124285788103968
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15479
identifier_str_mv 8124285788103968
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1807210254360903680