Um olhar sobre os formadores de formadores do UNIARAXÁ: identidades e práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lodi, Ivana Guimarães
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15403
Resumo: Este trabalho vincula-se à linha de pesquisa: Universidade, Docência e Formação de Professores. Busca investigar o caminho percorrido e as práticas docentes, através de relatos orais, de 10 educadores do Instituto Superior do UNIARAXÁ Centro Universitário do Planalto de Araxá (MG), recuperando os diferentes sentidos e significados de sua auto-construção e de suas práticas pedagógicas na formação de futuros educadores. Optou-se pela pesquisa qualitativa e pela metodologia de História oral de vida, desafio para os historiadores que se propõem a utilizá-la. Foi valorizada a constituição sócio-histórica dos sujeitos, ponto fundamental para uma análise de caráter global, articulando o social e o individual na busca de entender a subjetividade humana. Mais importante do que escolher a técnica da entrevista, foi buscar a sensibilidade para compreender a expressão dos sujeitos entrevistados e sua representatividade no processo de auto-construção e de suas ações educativas. As trajetórias, sentidos e significados dos sujeitos pesquisados, revelaram que não se nasce professor, as pessoas tornam-se professores por uma série de fatos, vivências, convivências, que vão constituindo-as e instituindo-as. Tornamo-nos professores/educadores, e mesmo entre dúvidas, dificuldades e até mesmo realinhamento de rotas, a educação é vista como caminho de mudanças e uma das mediações para a transformação social.
id PUC_CAMP-5_d796989b3d274936cdf02494e316f5f0
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15403
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling Um olhar sobre os formadores de formadores do UNIARAXÁ: identidades e práticashistória de vidaeducação superiorpráticas pedagógicashistory of lifesuperior educationpedagogic practicesEste trabalho vincula-se à linha de pesquisa: Universidade, Docência e Formação de Professores. Busca investigar o caminho percorrido e as práticas docentes, através de relatos orais, de 10 educadores do Instituto Superior do UNIARAXÁ Centro Universitário do Planalto de Araxá (MG), recuperando os diferentes sentidos e significados de sua auto-construção e de suas práticas pedagógicas na formação de futuros educadores. Optou-se pela pesquisa qualitativa e pela metodologia de História oral de vida, desafio para os historiadores que se propõem a utilizá-la. Foi valorizada a constituição sócio-histórica dos sujeitos, ponto fundamental para uma análise de caráter global, articulando o social e o individual na busca de entender a subjetividade humana. Mais importante do que escolher a técnica da entrevista, foi buscar a sensibilidade para compreender a expressão dos sujeitos entrevistados e sua representatividade no processo de auto-construção e de suas ações educativas. As trajetórias, sentidos e significados dos sujeitos pesquisados, revelaram que não se nasce professor, as pessoas tornam-se professores por uma série de fatos, vivências, convivências, que vão constituindo-as e instituindo-as. Tornamo-nos professores/educadores, e mesmo entre dúvidas, dificuldades e até mesmo realinhamento de rotas, a educação é vista como caminho de mudanças e uma das mediações para a transformação social.This work is linked to research line: University, staff and professors qualification. It looks into the paths taken and the practices carried out by ten educators from the Superior Institute- Uniaraxá - Centro Universitário do Planalto de Araxá (MG), restoring the different ways and the significance of self-construction and pedagogic practices in the qualification of future educators. The choice was for the qualitative research and for the methodology of oral History of life, a challenge for the historians who decide to use it. We highlighted the social-economic constitution of the subjects as an essential aspect in the search for the understanding of human subjectivity. More important than the interview technique was the search for the sensibility to comprehend the interviewees feelings and their importance in the process of self-construction as well as their educational actions. The paths taken, the ways and the meaning of the researched subjects revealed that people are not born teachers, but become teachers through several facts, life experiences, and sharing of experiences that constitute and institute them. People are teachers/professors and even in doubts, facing difficulties and re-arranging paths, education is seen as a means of change and one of the mediations for social transformation.PUC-CampinasCastanho, Maria Eugênia de Lima e MontesPontifícia Universidade Católica de CampinasLodi, Ivana Guimarães2022-02-16T18:13:40Z2022-02-16T18:13:40Z2005-11-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/154032928733474883886porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:26Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15403Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:26Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar sobre os formadores de formadores do UNIARAXÁ: identidades e práticas
title Um olhar sobre os formadores de formadores do UNIARAXÁ: identidades e práticas
spellingShingle Um olhar sobre os formadores de formadores do UNIARAXÁ: identidades e práticas
Lodi, Ivana Guimarães
história de vida
educação superior
práticas pedagógicas
history of life
superior education
pedagogic practices
title_short Um olhar sobre os formadores de formadores do UNIARAXÁ: identidades e práticas
title_full Um olhar sobre os formadores de formadores do UNIARAXÁ: identidades e práticas
title_fullStr Um olhar sobre os formadores de formadores do UNIARAXÁ: identidades e práticas
title_full_unstemmed Um olhar sobre os formadores de formadores do UNIARAXÁ: identidades e práticas
title_sort Um olhar sobre os formadores de formadores do UNIARAXÁ: identidades e práticas
author Lodi, Ivana Guimarães
author_facet Lodi, Ivana Guimarães
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castanho, Maria Eugênia de Lima e Montes
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Lodi, Ivana Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv história de vida
educação superior
práticas pedagógicas
history of life
superior education
pedagogic practices
topic história de vida
educação superior
práticas pedagógicas
history of life
superior education
pedagogic practices
description Este trabalho vincula-se à linha de pesquisa: Universidade, Docência e Formação de Professores. Busca investigar o caminho percorrido e as práticas docentes, através de relatos orais, de 10 educadores do Instituto Superior do UNIARAXÁ Centro Universitário do Planalto de Araxá (MG), recuperando os diferentes sentidos e significados de sua auto-construção e de suas práticas pedagógicas na formação de futuros educadores. Optou-se pela pesquisa qualitativa e pela metodologia de História oral de vida, desafio para os historiadores que se propõem a utilizá-la. Foi valorizada a constituição sócio-histórica dos sujeitos, ponto fundamental para uma análise de caráter global, articulando o social e o individual na busca de entender a subjetividade humana. Mais importante do que escolher a técnica da entrevista, foi buscar a sensibilidade para compreender a expressão dos sujeitos entrevistados e sua representatividade no processo de auto-construção e de suas ações educativas. As trajetórias, sentidos e significados dos sujeitos pesquisados, revelaram que não se nasce professor, as pessoas tornam-se professores por uma série de fatos, vivências, convivências, que vão constituindo-as e instituindo-as. Tornamo-nos professores/educadores, e mesmo entre dúvidas, dificuldades e até mesmo realinhamento de rotas, a educação é vista como caminho de mudanças e uma das mediações para a transformação social.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-11-18
2022-02-16T18:13:40Z
2022-02-16T18:13:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15403
2928733474883886
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15403
identifier_str_mv 2928733474883886
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1807210256158162944