Um olhar sobre os formadores de formadores do UNIARAXÁ: identidades e práticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15403 |
Resumo: | Este trabalho vincula-se à linha de pesquisa: Universidade, Docência e Formação de Professores. Busca investigar o caminho percorrido e as práticas docentes, através de relatos orais, de 10 educadores do Instituto Superior do UNIARAXÁ Centro Universitário do Planalto de Araxá (MG), recuperando os diferentes sentidos e significados de sua auto-construção e de suas práticas pedagógicas na formação de futuros educadores. Optou-se pela pesquisa qualitativa e pela metodologia de História oral de vida, desafio para os historiadores que se propõem a utilizá-la. Foi valorizada a constituição sócio-histórica dos sujeitos, ponto fundamental para uma análise de caráter global, articulando o social e o individual na busca de entender a subjetividade humana. Mais importante do que escolher a técnica da entrevista, foi buscar a sensibilidade para compreender a expressão dos sujeitos entrevistados e sua representatividade no processo de auto-construção e de suas ações educativas. As trajetórias, sentidos e significados dos sujeitos pesquisados, revelaram que não se nasce professor, as pessoas tornam-se professores por uma série de fatos, vivências, convivências, que vão constituindo-as e instituindo-as. Tornamo-nos professores/educadores, e mesmo entre dúvidas, dificuldades e até mesmo realinhamento de rotas, a educação é vista como caminho de mudanças e uma das mediações para a transformação social. |
id |
PUC_CAMP-5_d796989b3d274936cdf02494e316f5f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15403 |
network_acronym_str |
PUC_CAMP-5 |
network_name_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository_id_str |
|
spelling |
Um olhar sobre os formadores de formadores do UNIARAXÁ: identidades e práticashistória de vidaeducação superiorpráticas pedagógicashistory of lifesuperior educationpedagogic practicesEste trabalho vincula-se à linha de pesquisa: Universidade, Docência e Formação de Professores. Busca investigar o caminho percorrido e as práticas docentes, através de relatos orais, de 10 educadores do Instituto Superior do UNIARAXÁ Centro Universitário do Planalto de Araxá (MG), recuperando os diferentes sentidos e significados de sua auto-construção e de suas práticas pedagógicas na formação de futuros educadores. Optou-se pela pesquisa qualitativa e pela metodologia de História oral de vida, desafio para os historiadores que se propõem a utilizá-la. Foi valorizada a constituição sócio-histórica dos sujeitos, ponto fundamental para uma análise de caráter global, articulando o social e o individual na busca de entender a subjetividade humana. Mais importante do que escolher a técnica da entrevista, foi buscar a sensibilidade para compreender a expressão dos sujeitos entrevistados e sua representatividade no processo de auto-construção e de suas ações educativas. As trajetórias, sentidos e significados dos sujeitos pesquisados, revelaram que não se nasce professor, as pessoas tornam-se professores por uma série de fatos, vivências, convivências, que vão constituindo-as e instituindo-as. Tornamo-nos professores/educadores, e mesmo entre dúvidas, dificuldades e até mesmo realinhamento de rotas, a educação é vista como caminho de mudanças e uma das mediações para a transformação social.This work is linked to research line: University, staff and professors qualification. It looks into the paths taken and the practices carried out by ten educators from the Superior Institute- Uniaraxá - Centro Universitário do Planalto de Araxá (MG), restoring the different ways and the significance of self-construction and pedagogic practices in the qualification of future educators. The choice was for the qualitative research and for the methodology of oral History of life, a challenge for the historians who decide to use it. We highlighted the social-economic constitution of the subjects as an essential aspect in the search for the understanding of human subjectivity. More important than the interview technique was the search for the sensibility to comprehend the interviewees feelings and their importance in the process of self-construction as well as their educational actions. The paths taken, the ways and the meaning of the researched subjects revealed that people are not born teachers, but become teachers through several facts, life experiences, and sharing of experiences that constitute and institute them. People are teachers/professors and even in doubts, facing difficulties and re-arranging paths, education is seen as a means of change and one of the mediations for social transformation.PUC-CampinasCastanho, Maria Eugênia de Lima e MontesPontifícia Universidade Católica de CampinasLodi, Ivana Guimarães2022-02-16T18:13:40Z2022-02-16T18:13:40Z2005-11-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/154032928733474883886porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:26Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15403Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:26Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um olhar sobre os formadores de formadores do UNIARAXÁ: identidades e práticas |
title |
Um olhar sobre os formadores de formadores do UNIARAXÁ: identidades e práticas |
spellingShingle |
Um olhar sobre os formadores de formadores do UNIARAXÁ: identidades e práticas Lodi, Ivana Guimarães história de vida educação superior práticas pedagógicas history of life superior education pedagogic practices |
title_short |
Um olhar sobre os formadores de formadores do UNIARAXÁ: identidades e práticas |
title_full |
Um olhar sobre os formadores de formadores do UNIARAXÁ: identidades e práticas |
title_fullStr |
Um olhar sobre os formadores de formadores do UNIARAXÁ: identidades e práticas |
title_full_unstemmed |
Um olhar sobre os formadores de formadores do UNIARAXÁ: identidades e práticas |
title_sort |
Um olhar sobre os formadores de formadores do UNIARAXÁ: identidades e práticas |
author |
Lodi, Ivana Guimarães |
author_facet |
Lodi, Ivana Guimarães |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Castanho, Maria Eugênia de Lima e Montes Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lodi, Ivana Guimarães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
história de vida educação superior práticas pedagógicas history of life superior education pedagogic practices |
topic |
história de vida educação superior práticas pedagógicas history of life superior education pedagogic practices |
description |
Este trabalho vincula-se à linha de pesquisa: Universidade, Docência e Formação de Professores. Busca investigar o caminho percorrido e as práticas docentes, através de relatos orais, de 10 educadores do Instituto Superior do UNIARAXÁ Centro Universitário do Planalto de Araxá (MG), recuperando os diferentes sentidos e significados de sua auto-construção e de suas práticas pedagógicas na formação de futuros educadores. Optou-se pela pesquisa qualitativa e pela metodologia de História oral de vida, desafio para os historiadores que se propõem a utilizá-la. Foi valorizada a constituição sócio-histórica dos sujeitos, ponto fundamental para uma análise de caráter global, articulando o social e o individual na busca de entender a subjetividade humana. Mais importante do que escolher a técnica da entrevista, foi buscar a sensibilidade para compreender a expressão dos sujeitos entrevistados e sua representatividade no processo de auto-construção e de suas ações educativas. As trajetórias, sentidos e significados dos sujeitos pesquisados, revelaram que não se nasce professor, as pessoas tornam-se professores por uma série de fatos, vivências, convivências, que vão constituindo-as e instituindo-as. Tornamo-nos professores/educadores, e mesmo entre dúvidas, dificuldades e até mesmo realinhamento de rotas, a educação é vista como caminho de mudanças e uma das mediações para a transformação social. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-11-18 2022-02-16T18:13:40Z 2022-02-16T18:13:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15403 2928733474883886 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15403 |
identifier_str_mv |
2928733474883886 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
collection |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1807210256158162944 |