A influência do treino de controle do stress nas relações interpessoais no trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prieto, Maria Angélica Sadir
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15688
Resumo: Na vida moderna, o stress tem se tornado um problema de saúde muito comum, tanto no âmbito profissional como pessoal. Suas conseqüências nas organizações são percebidas pelas licenças médicas e absenteísmo, queda de produtividade, desmotivação, irritação, dificuldades interpessoais, entre outros. A qualidade das relações interpessoais é fundamental para os processos atuais de trabalho que valorizam, além das competências técnicas, a competência social nas interações profissionais. Estas competências podem ser inatas ou precisam de treinamento para serem desenvolvidas. O presente trabalho teve como objetivo verificar a eficácia do tratamento Treino Psicológico de Controle do Stress Adaptado para Relações Interpessoais no Trabalho (TCS-RI) e verificar se há diferença na sua aplicação individual e em grupo. Foram estudadas 29 pessoas, divididas em dois grupos: 17 do treino em grupo e 12 do individual, que receberam o mesmo tratamento de dez sessões. Os participantes foram avaliados inicialmente e após o treinamento para verificar sua eficácia. Os instrumentos utilizados foram o ISSL (Inventário de Sintomas de Stress de Lipp), o Inventário de Habilidades Sociais Del Prette, Inventário de Ansiedade de Beck, Escala de Crenças, Inventário de Afetividade, Entrevista estruturada de relações interpessoais Inicial e Final. Os resultados demonstraram que o TCS-RI foi eficaz para a redução do nível de stress, da ansiedade, na reestruturação de crenças irracionais e para o treino assertivo. Houve uma melhora significativa também no que se refere à habilidade social dos participantes, tanto no escore geral e no escore de habilidade de enfrentamento com risco, como principalmente na habilidade de autocontrole da agressividade em situações aversivas. As relações interpessoais de forma geral foram percebidas como mais gratificantes e com menos dificuldades que no início do trabalho. Conclui-se que o TCS-RI foi eficaz para melhorar os relacionamentos interpessoais e as habilidades sociais de forma geral, assim como diminuir o nível de stress experenciado, principalmente no treinamento individual.
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O presente trabalho teve como objetivo verificar a eficácia do tratamento Treino Psicológico de Controle do Stress Adaptado para Relações Interpessoais no Trabalho (TCS-RI) e verificar se há diferença na sua aplicação individual e em grupo. Foram estudadas 29 pessoas, divididas em dois grupos: 17 do treino em grupo e 12 do individual, que receberam o mesmo tratamento de dez sessões. Os participantes foram avaliados inicialmente e após o treinamento para verificar sua eficácia. Os instrumentos utilizados foram o ISSL (Inventário de Sintomas de Stress de Lipp), o Inventário de Habilidades Sociais Del Prette, Inventário de Ansiedade de Beck, Escala de Crenças, Inventário de Afetividade, Entrevista estruturada de relações interpessoais Inicial e Final. Os resultados demonstraram que o TCS-RI foi eficaz para a redução do nível de stress, da ansiedade, na reestruturação de crenças irracionais e para o treino assertivo. Houve uma melhora significativa também no que se refere à habilidade social dos participantes, tanto no escore geral e no escore de habilidade de enfrentamento com risco, como principalmente na habilidade de autocontrole da agressividade em situações aversivas. As relações interpessoais de forma geral foram percebidas como mais gratificantes e com menos dificuldades que no início do trabalho. Conclui-se que o TCS-RI foi eficaz para melhorar os relacionamentos interpessoais e as habilidades sociais de forma geral, assim como diminuir o nível de stress experenciado, principalmente no treinamento individual.In modern day life, stress has become a very common health problem, both in the workplace and in personal life. The consequences for organizations can be seen in the increase in sick leave and absenteeism, lower productivity, lack of motivation, irritability, interpersonal difficulties, amongst others. Nowadays, the quality of interpersonal relationships is fundamental for work processes which, in addition to technical ability, value social skills in professional interfacing. These skills may be inbred or training may be required to bring them out. The aim of this study is to ascertain the effectiveness of a treatment called Psychological Stress Control Training Adapted for Interpersonal Relationships at Work (referred to locally as TCS-RI) and to see if there is any difference in application between individual and group treatment. Twenty-nine people participated in the study, divided into two groups: 17 in group training, 12 in individual training. Both groups received identical treatment over a series of ten sessions. The participants were evaluated before and after training to ascertain effectiveness. The tools used were the Lipp Stress Symptoms Inventory, the Social Skills Inventory (Del Prette), Beck Anxiety Inventory, Beliefs Scale, Affectivity Inventory, Initial and final structured interviews on interpersonal relationships. The results showed that the TCS-RI treatment was effective in reducing the level of stress, anxiety, in the restructuring of irrational beliefs and for assertiveness training. There was also a significant improvement in terms of the participants social skills, both in the overall score and the score for risk confrontation skills, and primarily in those skills involving the self-control of aggression in situations of conflict. Interpersonal relationships were generally perceived as being more gratifying and less problematical than at the start of the study. It may be concluded that the TCS-RI treatment was effective in improving interpersonal relationships and social skills in general, as well as reducing the level of stress experienced, particularly with individual training.PUC-CampinasLipp, Marilda Emmanuel NovaesPontifícia Universidade Católica de CampinasPrieto, Maria Angélica Sadir2022-02-16T18:40:53Z2022-02-16T18:40:53Z2010-02-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/156886869841385280772porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:52Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15688Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:52Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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