Professores em contextos de risco:estudo exploratório do papel das relações na resiliência de professores do Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarmento, Patrícia Louro de Moraes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/13786
Resumo: Dissertação de Mestrado em Sociedade, Risco e Saúde
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spelling Professores em contextos de risco:estudo exploratório do papel das relações na resiliência de professores do Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF)Stress ocupacionalResiliênciaProfessoresRelações interpessoaisPIEFEducaçãoOccupational StressResilienceTeachersInterpersonal relationshipsAlternative education programEducationDissertação de Mestrado em Sociedade, Risco e SaúdeAs escolas enfrentam mudanças e exigências que desafiam a sua capacidade de resposta e a saúde dos professores. O stresse ocupacional é uma consequência comum. A resiliência pode ajudar os professores a prevenir e gerir o stresse, em especial daqueles que lecionam em contextos considerados de risco. Neste estudo, aborda-se a resiliência enquanto a capacidade dos professores para manter o equilíbrio, o sentido de compromisso e controlo no dia-a-dia. Baseado numa metodologia qualitativa, este trabalho tem como objetivo caracterizar a perceção do stresse e da resiliência, com ênfase nas relações enquanto fatores de proteção, num grupo de professores com atividade profissional desenvolvida num Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF). Procura-se especificamente caracterizar e analisar a perceção destes professores sobre A) o seu stresse ocupacional; B) os recursos disponíveis para o seu desempenho profissional; e C) as relações interpessoais enquanto fator protetor. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas presenciais a nove professores, em diferentes fases da carreira, e a dois elementos não-docentes da equipa, numa escola na Amadora. Os resultados sugerem que: 1) lecionar PIEF não é percecionado pelos professores como um stressor per se; e 2) os professores conseguem identificar um conjunto de recursos que promovem a sua resiliência, nomeadamente relações interpessoais dentro e fora da escola. Este estudo contribui para uma melhor compreensão do papel das relações na resiliência dos professores, investigando em que situações os professores procuram apoio, junto de quem e quais os motivos que os levam a escolher essas pessoas. São retiradas ilações para agilizar e humanizar contextos escolares de risco, enfatizando a importância de uma responsabilização coletiva no apoio formal e informal dos professoresSchools are facing changes and demands that challenge their responsiveness and teachers’ health. Occupational stress is a common consequence. Resilience can help teachers to prevent and manage stress, especially those who teach in contexts deemed to be at risk. In this study, resilience is addressed as the teachers’ capacity to maintain the equilibrium, a sense of commitment and agency in a daily basis. Based in a qualitative approach, this work aims to characterize stress and resilience’s perceptions, with emphasis on relationships as protection factors, in a group of teachers who teach in an alternative education program (PIEF), aimed at students at risk of dropping out of school. It is specifically sought to characterize and analyse these teachers’ perceptions on A) their occupational stress; B) the resources available for their work; and C) interpersonal relations as a protective factor. Semi-structured face-to-face interviews were conducted with nine teachers, in different phases of their career, and with two non-teaching staff at a school in Amadora, Portugal. The findings suggest that: 1) teaching PIEF classes is not perceived by teachers as a stressor per se; and 2) teachers can identify a set of resources that promote their resiliency, namely interpersonal relationships, within and outside of school. This study also contributes to a better understanding of the role of relationships in teachers’ resilience, investigating in which situations teachers seek support, with whom and what are the reasons that lead them to choose those people. Lessons are drawn to streamline and humanize school contexts of risk, emphasizing the importance of collective accountability in the formal and informal support of teachersInstituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasSerra, Fernando HumbertoRepositório da Universidade de LisboaSarmento, Patrícia Louro de Moraes2017-06-22T17:53:24Z2017-05-162017-05-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/13786TID:201730081porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:43:52Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/13786Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:59:43.164473Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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