Desenvolvimento inicial da linguagem de crianças de 12 a 24 meses de idade e o papel dos pais - uma proposta de rastreio baseado em uma revisão de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Raíssa Morato
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17340
Resumo: Introdução: O desenvolvimento da linguagem se dá desde a infância e perpetua até a vida adulta e, a partir deste conhecimento, sabe-se que as habilidades comunicativas efetivas e eficientes compõem o ponto central para o desenvolvimento do indivíduo e sua inserção na sociedade. Caso haja alguma suspeita de alguma alteração de linguagem, é necessária uma avaliação fonoaudiológica para identificação e, se necessário, posterior tratamento e/ou reabilitação da alteração encontrada Objetivo: Analisar o desenvolvimento inicial de linguagem de crianças de 12 a 24 meses e o papel dos pais neste desenvolvimento baseado em uma revisão de literatura, propondo, desta forma um instrumento que avalie esses aspectos. Métodos: Trata-se de uma revisão de literatura, de caráter descritivo, realizada a partir da análise de artigos científicos originais em português e em inglês. A busca das publicações foi realizada nas bases de dados LILACS e Scielo, através da utilização dos descritores em saúde “Desenvolvimento da Linguagem” e “Linguagem Oral” como principais, combinados com os demais, sendo esses “Transtornos de Linguagem” e “Atuação Fonoaudiológica na Linguagem”, por meio do operador booleano “and”, aspas e “not”. Foi utilizado teste de relevância para verificar se os artigos encontrados atendiam aos critérios de inclusão estabelecidos, bem como se estavam dentro dos objetivos da pesquisa Resultados: Levando-se em a análise de 42 artigos utilizados, quanto ao tipo de artigo notou-se maior prevalência de artigos do tipo Artigo Original, representando 79% dos artigos encontrados. Quanto à revista de publicação, observou-se maior prevalência de publicações na Revista CEFAC, representando 33% dos artigos encontrados. Quanto à temática abordada nos artigos, verificou-se uma maior prevalência da temática de fatores de risco para distúrbios no desenvolvimento da linguagem e distúrbios da linguagem, com 16% dos artigos encontrados. Quanto aos protocolos utilizados/citados nos artigos, observa-se uma maior prevalência do Protocolo ABFW, com 21%. Quanto ao desenvolvimento gestual e das aquisições de linguagem dos bebês, verificou-se uma alta prevalência de artigos sobre o desenvolvimento da linguagem, seguido de artigos sobre o desenvolvimento gestual e aquisição de linguagem. Conclusão: O instrumento pode ser benéfico no auxílio aos fonoaudiólogos em realizar a identificação e a intervenção nos distúrbios de linguagem de forma precoce.
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Caso haja alguma suspeita de alguma alteração de linguagem, é necessária uma avaliação fonoaudiológica para identificação e, se necessário, posterior tratamento e/ou reabilitação da alteração encontrada Objetivo: Analisar o desenvolvimento inicial de linguagem de crianças de 12 a 24 meses e o papel dos pais neste desenvolvimento baseado em uma revisão de literatura, propondo, desta forma um instrumento que avalie esses aspectos. Métodos: Trata-se de uma revisão de literatura, de caráter descritivo, realizada a partir da análise de artigos científicos originais em português e em inglês. A busca das publicações foi realizada nas bases de dados LILACS e Scielo, através da utilização dos descritores em saúde “Desenvolvimento da Linguagem” e “Linguagem Oral” como principais, combinados com os demais, sendo esses “Transtornos de Linguagem” e “Atuação Fonoaudiológica na Linguagem”, por meio do operador booleano “and”, aspas e “not”. Foi utilizado teste de relevância para verificar se os artigos encontrados atendiam aos critérios de inclusão estabelecidos, bem como se estavam dentro dos objetivos da pesquisa Resultados: Levando-se em a análise de 42 artigos utilizados, quanto ao tipo de artigo notou-se maior prevalência de artigos do tipo Artigo Original, representando 79% dos artigos encontrados. Quanto à revista de publicação, observou-se maior prevalência de publicações na Revista CEFAC, representando 33% dos artigos encontrados. Quanto à temática abordada nos artigos, verificou-se uma maior prevalência da temática de fatores de risco para distúrbios no desenvolvimento da linguagem e distúrbios da linguagem, com 16% dos artigos encontrados. Quanto aos protocolos utilizados/citados nos artigos, observa-se uma maior prevalência do Protocolo ABFW, com 21%. Quanto ao desenvolvimento gestual e das aquisições de linguagem dos bebês, verificou-se uma alta prevalência de artigos sobre o desenvolvimento da linguagem, seguido de artigos sobre o desenvolvimento gestual e aquisição de linguagem. Conclusão: O instrumento pode ser benéfico no auxílio aos fonoaudiólogos em realizar a identificação e a intervenção nos distúrbios de linguagem de forma precoce.Introduction: The language development occurs from childhood and continues into adulthood and, based on this knowledge, it is known that effective and efficient communicative skills are the central point for the individual’s development and insertion into society. If there is any suspicion of any language pathology, a speech-language pathology assessment is necessary to identify and, if seen as necessary, a subsequent treatment and/or rehabilitation of the pathology found. Objective: Analyze the initial language development of children aged 12 to 24 months and the role of parents on this development based on a literature review, thus proposing an instrument that evaluates these aspects. Methods: This is a descriptive literature review, carried out based on the analysis of original scientific articles in Portuguese and English. The search for publications was carried out in the LILACS and Scielo databases, using health descriptors “Language Development” and “Oral Language” as the main ones, combined with others, these being “Language Disorders” and “Speech Therapy Performance in Language”, through the Boolean operators “AND”, quotation marks and “NOT”. A relevance test was used to check whether the articles found met the established inclusion criteria, as well as whether they were within the research objectives. Results: Considering the analysis of 42 articles used, regarding the type of article, a higher prevalence of articles of the Original Article type was noted, representing 79% of the articles found. As for the publication magazine, there was a higher prevalence of publications in the CEFAC Magazine, representing 33% of the articles found. Regarding the topic covered in the articles, there was a greater prevalence of the topic of risk factors for language development disorders and language disorders, with 16% of the articles found. Regarding the protocols used/cited in the articles, there is a higher prevalence of the ABFW Protocol, with 21%. Regarding the gestural development and language acquisition of babies, there was a high prevalence of articles on language development, followed by articles on gestural development and language acquisition Conclusion: The instrument can be beneficial in helping speech therapists in identifying and in the rehabilitation in language disorders on early ages.Ifanger, Letícia Reis BorgesPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Duarte, Raíssa Morato2024-08-09T17:19:15Z2024-08-09T17:19:15Z2024-06-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/173400porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2024-08-09T17:19:16Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/17340Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2024-08-09T17:19:16Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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