Oportunidades e desafios para eletrificação do setor de transporte público brasileiro de passageiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Andrielly Caroline dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16738
Resumo: É de conhecimento que o setor de transportes, dos veículos movidos à combustão interna, figura como um dos mais poluentes setores econômicos do planeta. Partindo dessa problemática, o presente trabalho tem como finalidade analisar a dinâmica de eletrificação do setor de transportes no Brasil via transporte público de passageiros, assim como oportunidades e desafios para a cadeia automobilística brasileira com essa transição. A pesquisa foi feita baseada na leitura e na interpretação de artigos, periódicos, teses e dissertações e apoiada pela contextualização de dados selecionados da Agência Internacional de Energia (IEA, do inglês), Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (FABUS) e Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA). Dada a relevância da indústria de transportes na carga total de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), a eletrificação dos veículos tem se tornado uma política cada vez mais homogênea no cenário internacional. O Brasil possui relevante posição enquanto produtor e exportador de ônibus e verificam-se vantagens, oportunidades e desafios para a indústria de transporte, em especial relativas às empresas de capital nacional, na eletrificação desse modal. Entende-se que a corrida pela eletrificação do transporte é alavancada pela necessidade de conter os efeitos negativos das emissões de GEE. Entretanto, é inegável que os processos e produtos dessa revolução sustentável, representam, também, uma possibilidade de crescimento e desenvolvimento econômico. É da inerente possibilidade de desenvolvimento econômico que surge a discussão sobre oportunidades e desafios na eletrificação do transporte no Brasil e, em especial, o que esse fenômeno representa para a cadeia automobilística nacional assim como a relação de incentivos existentes e da complexa interação entre os agentes públicos e privados em prol dessa transição.
id PUC_CAMP-5_db3a0fd559c362ea652dfbcc4d535f99
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16738
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling Oportunidades e desafios para eletrificação do setor de transporte público brasileiro de passageirosOpportunities and challenges for the electrification of the Brazilian public passenger transport sectorMobilidade Urbana SustentávelEconomia da Mobilidade UrbanaEletrificação do Transporte PúblicoTransição para Veículos de Baixa EmissãoSustainable Urban MobilityUrban Mobility EconomyElectrification of Public TransportTransition to Low-emission VehiclesÉ de conhecimento que o setor de transportes, dos veículos movidos à combustão interna, figura como um dos mais poluentes setores econômicos do planeta. Partindo dessa problemática, o presente trabalho tem como finalidade analisar a dinâmica de eletrificação do setor de transportes no Brasil via transporte público de passageiros, assim como oportunidades e desafios para a cadeia automobilística brasileira com essa transição. A pesquisa foi feita baseada na leitura e na interpretação de artigos, periódicos, teses e dissertações e apoiada pela contextualização de dados selecionados da Agência Internacional de Energia (IEA, do inglês), Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (FABUS) e Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA). Dada a relevância da indústria de transportes na carga total de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), a eletrificação dos veículos tem se tornado uma política cada vez mais homogênea no cenário internacional. O Brasil possui relevante posição enquanto produtor e exportador de ônibus e verificam-se vantagens, oportunidades e desafios para a indústria de transporte, em especial relativas às empresas de capital nacional, na eletrificação desse modal. Entende-se que a corrida pela eletrificação do transporte é alavancada pela necessidade de conter os efeitos negativos das emissões de GEE. Entretanto, é inegável que os processos e produtos dessa revolução sustentável, representam, também, uma possibilidade de crescimento e desenvolvimento econômico. É da inerente possibilidade de desenvolvimento econômico que surge a discussão sobre oportunidades e desafios na eletrificação do transporte no Brasil e, em especial, o que esse fenômeno representa para a cadeia automobilística nacional assim como a relação de incentivos existentes e da complexa interação entre os agentes públicos e privados em prol dessa transição.It is a fact that the transport sector, of vehicles powered by internal combustion, figures as one of the most polluting economic sectors on the planet. Starting from this problem, the present work aims to analyze the electrification dynamics of the transport sector in Brazil via public passenger transport, as well as opportunities and challenges for the Brazilian automobile sector with this transition. The research was based on the reading and interpretation of articles, periodicals, theses and dissertations and supported by the contextualization of selected data from the International Energy Agency (IEA), the National Association of Bus Manufacturers (FABUS) and the National Association of Motor Vehicle Manufacturers (ANFAVEA). Considering the relevance of the transport industry in the total load of Greenhouse Gas (GHG) emissions, vehicle electrification has become an increasingly homogeneous policy on the international stage. Brazil has a relevant position as a producer and exporter of buses and there are advantages, opportunities and challenges for the transport industry, especially related to companies with national capital, in the electrification of this modal. It is understood that the race for electrification of transport is leveraged by the need to contain the negative effects of GHG emissions. However, it is undeniable that the processes and products of this sustainable revolution also represent a possibility of economic growth and development. It is from the inherent possibility of economic development that the discussion arises about opportunities and challenges in the electrification of transportation in Brazil and, in particular, what this phenomenon represents for the national automobile chain as well as the relationship of existing incentives and the complex interaction between public and private agents in favor of this transition.Não recebi financiamentoPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Beneli, Daniela ScarpaPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Santos, Andrielly Caroline dos2023-03-22T11:24:52Z2023-03-22T11:24:52Z2022-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/167385309763242730342porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2023-03-22T11:24:52Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16738Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2023-03-22T11:24:52Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Oportunidades e desafios para eletrificação do setor de transporte público brasileiro de passageiros
Opportunities and challenges for the electrification of the Brazilian public passenger transport sector
title Oportunidades e desafios para eletrificação do setor de transporte público brasileiro de passageiros
spellingShingle Oportunidades e desafios para eletrificação do setor de transporte público brasileiro de passageiros
Santos, Andrielly Caroline dos
Mobilidade Urbana Sustentável
Economia da Mobilidade Urbana
Eletrificação do Transporte Público
Transição para Veículos de Baixa Emissão
Sustainable Urban Mobility
Urban Mobility Economy
Electrification of Public Transport
Transition to Low-emission Vehicles
title_short Oportunidades e desafios para eletrificação do setor de transporte público brasileiro de passageiros
title_full Oportunidades e desafios para eletrificação do setor de transporte público brasileiro de passageiros
title_fullStr Oportunidades e desafios para eletrificação do setor de transporte público brasileiro de passageiros
title_full_unstemmed Oportunidades e desafios para eletrificação do setor de transporte público brasileiro de passageiros
title_sort Oportunidades e desafios para eletrificação do setor de transporte público brasileiro de passageiros
author Santos, Andrielly Caroline dos
author_facet Santos, Andrielly Caroline dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Beneli, Daniela Scarpa
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Andrielly Caroline dos
dc.subject.por.fl_str_mv Mobilidade Urbana Sustentável
Economia da Mobilidade Urbana
Eletrificação do Transporte Público
Transição para Veículos de Baixa Emissão
Sustainable Urban Mobility
Urban Mobility Economy
Electrification of Public Transport
Transition to Low-emission Vehicles
topic Mobilidade Urbana Sustentável
Economia da Mobilidade Urbana
Eletrificação do Transporte Público
Transição para Veículos de Baixa Emissão
Sustainable Urban Mobility
Urban Mobility Economy
Electrification of Public Transport
Transition to Low-emission Vehicles
description É de conhecimento que o setor de transportes, dos veículos movidos à combustão interna, figura como um dos mais poluentes setores econômicos do planeta. Partindo dessa problemática, o presente trabalho tem como finalidade analisar a dinâmica de eletrificação do setor de transportes no Brasil via transporte público de passageiros, assim como oportunidades e desafios para a cadeia automobilística brasileira com essa transição. A pesquisa foi feita baseada na leitura e na interpretação de artigos, periódicos, teses e dissertações e apoiada pela contextualização de dados selecionados da Agência Internacional de Energia (IEA, do inglês), Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (FABUS) e Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA). Dada a relevância da indústria de transportes na carga total de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), a eletrificação dos veículos tem se tornado uma política cada vez mais homogênea no cenário internacional. O Brasil possui relevante posição enquanto produtor e exportador de ônibus e verificam-se vantagens, oportunidades e desafios para a indústria de transporte, em especial relativas às empresas de capital nacional, na eletrificação desse modal. Entende-se que a corrida pela eletrificação do transporte é alavancada pela necessidade de conter os efeitos negativos das emissões de GEE. Entretanto, é inegável que os processos e produtos dessa revolução sustentável, representam, também, uma possibilidade de crescimento e desenvolvimento econômico. É da inerente possibilidade de desenvolvimento econômico que surge a discussão sobre oportunidades e desafios na eletrificação do transporte no Brasil e, em especial, o que esse fenômeno representa para a cadeia automobilística nacional assim como a relação de incentivos existentes e da complexa interação entre os agentes públicos e privados em prol dessa transição.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-14
2023-03-22T11:24:52Z
2023-03-22T11:24:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16738
5309763242730342
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16738
identifier_str_mv 5309763242730342
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1798415783452213248