Avaliação institucional na educação infantil: limites e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rampazzo, Wania Cristina Tedeschi
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15423
Resumo: Este trabalho trata da Avaliação Institucional na Educação Infantil. Tem por objetivo analisar o processo de implantação de uma experiência de Avaliação Institucional vivenciada por uma Escola Municipal de Educação Infantil no município de Campinas, São Paulo. O que justifica a necessidade desta pesquisa é conhecer, entre as escolas de Educação Infantil do referido município, o processo de implantação da Avaliação Institucional vivenciado por uma delas, identificando quais os limites e as possibilidades que envolveram o desenvolvimento de tal processo, visto que se trata de um assunto pouco explorado neste nível de ensino. A metodologia adotada pautou-se em uma abordagem qualitativa de investigação, tendo como estratégia de pesquisa a realização de um estudo de caso na referida instituição e os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: a realização de entrevista semiestruturada com perguntas abertas aos sujeitos envolvidos no processo (direção, professores, funcionários e pais) e a análise documental, na qual analisamos o Projeto Político-Pedagógico da escola e outros registros encontrados sobre o processo de implantação da Avaliação Institucional. Os dados coletados foram analisados com base em uma visão histórico-crítica de educação, evidenciando o processo de Avaliação Institucional realizado em uma instituição de Educação Infantil adaptado a sua realidade e dentro de suas limitações. A relevância desta pesquisa situa-se na possibilidade de contribuir com as discussões sobre a Avaliação Institucional ao nível da Educação Infantil na perspectiva de melhor compreensão deste processo.
id PUC_CAMP-5_dceb2ef517b1b969d1dee6e61b4aba08
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15423
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling Avaliação institucional na educação infantil: limites e possibilidadesInstitucional evaluation in the infantile education: limits and possibilitiesavaliaçãoavaliação institucionaleducação infantilgestão democrática escolarevaluationinstitucional evaluationinfantile educationpertaining to school democratic managementEste trabalho trata da Avaliação Institucional na Educação Infantil. Tem por objetivo analisar o processo de implantação de uma experiência de Avaliação Institucional vivenciada por uma Escola Municipal de Educação Infantil no município de Campinas, São Paulo. O que justifica a necessidade desta pesquisa é conhecer, entre as escolas de Educação Infantil do referido município, o processo de implantação da Avaliação Institucional vivenciado por uma delas, identificando quais os limites e as possibilidades que envolveram o desenvolvimento de tal processo, visto que se trata de um assunto pouco explorado neste nível de ensino. A metodologia adotada pautou-se em uma abordagem qualitativa de investigação, tendo como estratégia de pesquisa a realização de um estudo de caso na referida instituição e os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: a realização de entrevista semiestruturada com perguntas abertas aos sujeitos envolvidos no processo (direção, professores, funcionários e pais) e a análise documental, na qual analisamos o Projeto Político-Pedagógico da escola e outros registros encontrados sobre o processo de implantação da Avaliação Institucional. Os dados coletados foram analisados com base em uma visão histórico-crítica de educação, evidenciando o processo de Avaliação Institucional realizado em uma instituição de Educação Infantil adaptado a sua realidade e dentro de suas limitações. A relevância desta pesquisa situa-se na possibilidade de contribuir com as discussões sobre a Avaliação Institucional ao nível da Educação Infantil na perspectiva de melhor compreensão deste processo.This work deals with the Institucional Evaluation in the Infantile Education. It has for objective to analyze the process of implantation of an experience of Institucional Evaluation lived deeply by a Municipal School of Infantile Education in the city of Campinas, São Paulo. What it justifies the necessity of this research is to know, enters the schools of Infantile Education of the related city, the process of implantation of the Institucional Evaluation lived deeply by one of them, identifying to which the limits and the possibilities that had involved the development of such process, since it is about a subject little explored in this level of education. The adopted methodology was pautou in a qualitative boarding of inquiry, having as research strategy the accomplishment of a study of case in the related institution and the instruments used for the collection of data had been: the accomplishment of interview half-structuralized with open questions to the involved citizens in the process (direction, professors, employees and parents) and the documentary analysis, in which we analyze the Politician-Pedagogical Project of the school and other registers found on the process of implantation of the Institucional Evaluation. The collected data had been analyzed on the basis of a description-critical vision of education, evidencing the carried through process of Institucional Evaluation in an institution of Infantile Education adapted its reality inside of its limitations. The relevance of this research is placed in the possibility to contribute with the quarrels on the Institucional Evaluation to the level of the Infantile Education in the perspective of better understanding of this process.PUC-CampinasAzevedo, Heloisa Helena Oliveira dePontifícia Universidade Católica de CampinasRampazzo, Wania Cristina Tedeschi2022-02-16T18:14:03Z2022-02-16T18:14:03Z2009-03-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/154235889167984521045porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:27Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15423Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:27Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação institucional na educação infantil: limites e possibilidades
Institucional evaluation in the infantile education: limits and possibilities
title Avaliação institucional na educação infantil: limites e possibilidades
spellingShingle Avaliação institucional na educação infantil: limites e possibilidades
Rampazzo, Wania Cristina Tedeschi
avaliação
avaliação institucional
educação infantil
gestão democrática escolar
evaluation
institucional evaluation
infantile education
pertaining to school democratic management
title_short Avaliação institucional na educação infantil: limites e possibilidades
title_full Avaliação institucional na educação infantil: limites e possibilidades
title_fullStr Avaliação institucional na educação infantil: limites e possibilidades
title_full_unstemmed Avaliação institucional na educação infantil: limites e possibilidades
title_sort Avaliação institucional na educação infantil: limites e possibilidades
author Rampazzo, Wania Cristina Tedeschi
author_facet Rampazzo, Wania Cristina Tedeschi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo, Heloisa Helena Oliveira de
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Rampazzo, Wania Cristina Tedeschi
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação
avaliação institucional
educação infantil
gestão democrática escolar
evaluation
institucional evaluation
infantile education
pertaining to school democratic management
topic avaliação
avaliação institucional
educação infantil
gestão democrática escolar
evaluation
institucional evaluation
infantile education
pertaining to school democratic management
description Este trabalho trata da Avaliação Institucional na Educação Infantil. Tem por objetivo analisar o processo de implantação de uma experiência de Avaliação Institucional vivenciada por uma Escola Municipal de Educação Infantil no município de Campinas, São Paulo. O que justifica a necessidade desta pesquisa é conhecer, entre as escolas de Educação Infantil do referido município, o processo de implantação da Avaliação Institucional vivenciado por uma delas, identificando quais os limites e as possibilidades que envolveram o desenvolvimento de tal processo, visto que se trata de um assunto pouco explorado neste nível de ensino. A metodologia adotada pautou-se em uma abordagem qualitativa de investigação, tendo como estratégia de pesquisa a realização de um estudo de caso na referida instituição e os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: a realização de entrevista semiestruturada com perguntas abertas aos sujeitos envolvidos no processo (direção, professores, funcionários e pais) e a análise documental, na qual analisamos o Projeto Político-Pedagógico da escola e outros registros encontrados sobre o processo de implantação da Avaliação Institucional. Os dados coletados foram analisados com base em uma visão histórico-crítica de educação, evidenciando o processo de Avaliação Institucional realizado em uma instituição de Educação Infantil adaptado a sua realidade e dentro de suas limitações. A relevância desta pesquisa situa-se na possibilidade de contribuir com as discussões sobre a Avaliação Institucional ao nível da Educação Infantil na perspectiva de melhor compreensão deste processo.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-17
2022-02-16T18:14:03Z
2022-02-16T18:14:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15423
5889167984521045
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15423
identifier_str_mv 5889167984521045
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1807210241192886272