Teste para identificação de sinais de dislexia: evidências de validade e precisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Rauni Jandé Roama
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15745
Resumo: Nacionalmente verifica-se grande escassez de instrumentos psicométricos adequados para a avaliação para risco de Dislexia do Desenvolvimento (DD), motivo pelo qual o “Teste de Identificação de Sinais de Dislexia” (TISD) foi elaborado. Este trabalho teve como objetivo investigar evidências de validade baseadas em variáveis externas e na estrutura interna e precisão do TISD. Participaram crianças e adolescente de ambos os gêneros, com idade entre 6 e 16 anos, divididos em duas amostras: (1) Grupo Caso: 371 pertencentes ao Ambulatório de Neuro-Dificuldades de Aprendizagem do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas, sendo 12 com DD; (2) Grupo Não Caso: 288 crianças sem queixas de dificuldades de aprendizagem, sendo 112 de escola particular e 151 de escola pública do interior do estado de São Paulo, e 25 de uma escola pública de uma cidade do Rio Grande do Norte. Foram aplicados os seguintes instrumentos: (1) TISD: avalia habilidades acadêmicas e neuropsicológicas relacionadas à leitura, composto por 8 subtestes: Leitura, Escrita, Atenção Visual, Habilidades Motoras, Cálculo, Consciência Fonológica, Nomeação Rápida e Memória Imediata; (2) Teste de Desempenho Escolar (TDE): avalia capacidades escolares, é composto pelos subtestes de Leitura, Escrita e Aritmética; (3) Teste Gestáltico Visomotor de Bender (B-SPG): avalia maturidade perceptomotora, por meio da análise da distorção da forma de figuras modelo; (4) Escalas Wechsler de Inteligência para Crianças, 3ª e 4ª edição (WISC-III/WISC-IV): avalia inteligência pelo aferimento de habilidades cognitivas, das quais foram utilizados os subtestes Dígitos, Cancelamento e Aritmética. Os estudos de busca de evidências de validade baseadas em relações com variáveis externas indicaram os seguintes resultados: (1) influências de idade e tipo escolas no desempenho total do teste; o instrumento se mostrou sensível na identicação de idades de seis, sete e oito anos, com pior desempenho da escola pública; (2) o TISD foi correlacionado a outros instrumentos validados para a população brasileira (TDE; WISC III/IV; B-SPG); os resultados mostraram correlações estatisticamente significativas e moderadas entre os subtestes Leitura, Escrita, Cálculo, Memória de Trabalho, Habilidades Motoras do TISD com os subtestes Leitura e Escrita do TDE, subtestes Aritmética e Dígitos da WISC-IV e B-SPG, respectivamente, indicando validade convergente; (3) o TISD foi capaz de diferenciar o grupo diagnóstico da DD de crianças sem queixas de dificuldades de aprendizagem. O estudo de busca de evidências de validade baseadas na estrutura interna indicou um modelo bi-fatorial para o TISD (sem a inclusão do subteste de Nomeação Rápida), com um fator composto por habilidades neuropsicológicas (subtestes de Habilidades Motoras, Atenção Visual, Consciência Fonológica e Memória de Curto Prazo) e outro por habilidades escolares (subtestes de Leitura, Escrita e Cálculo). Os estudos de precisão indicaram os seguintes resultados: todos os itens/tarefas de cada subteste apresentaram correlações significativas com o resultado total do teste, oscilando entre correlações moderadas e fortes. Verificou-se que a maioria dos estudos aqui realizados indicou resultados favoráveis para a continuidade dos estudos psicométricos do TISD e contribuíram para o avanço das etapas de sua elaboração.
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Participaram crianças e adolescente de ambos os gêneros, com idade entre 6 e 16 anos, divididos em duas amostras: (1) Grupo Caso: 371 pertencentes ao Ambulatório de Neuro-Dificuldades de Aprendizagem do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas, sendo 12 com DD; (2) Grupo Não Caso: 288 crianças sem queixas de dificuldades de aprendizagem, sendo 112 de escola particular e 151 de escola pública do interior do estado de São Paulo, e 25 de uma escola pública de uma cidade do Rio Grande do Norte. Foram aplicados os seguintes instrumentos: (1) TISD: avalia habilidades acadêmicas e neuropsicológicas relacionadas à leitura, composto por 8 subtestes: Leitura, Escrita, Atenção Visual, Habilidades Motoras, Cálculo, Consciência Fonológica, Nomeação Rápida e Memória Imediata; (2) Teste de Desempenho Escolar (TDE): avalia capacidades escolares, é composto pelos subtestes de Leitura, Escrita e Aritmética; (3) Teste Gestáltico Visomotor de Bender (B-SPG): avalia maturidade perceptomotora, por meio da análise da distorção da forma de figuras modelo; (4) Escalas Wechsler de Inteligência para Crianças, 3ª e 4ª edição (WISC-III/WISC-IV): avalia inteligência pelo aferimento de habilidades cognitivas, das quais foram utilizados os subtestes Dígitos, Cancelamento e Aritmética. Os estudos de busca de evidências de validade baseadas em relações com variáveis externas indicaram os seguintes resultados: (1) influências de idade e tipo escolas no desempenho total do teste; o instrumento se mostrou sensível na identicação de idades de seis, sete e oito anos, com pior desempenho da escola pública; (2) o TISD foi correlacionado a outros instrumentos validados para a população brasileira (TDE; WISC III/IV; B-SPG); os resultados mostraram correlações estatisticamente significativas e moderadas entre os subtestes Leitura, Escrita, Cálculo, Memória de Trabalho, Habilidades Motoras do TISD com os subtestes Leitura e Escrita do TDE, subtestes Aritmética e Dígitos da WISC-IV e B-SPG, respectivamente, indicando validade convergente; (3) o TISD foi capaz de diferenciar o grupo diagnóstico da DD de crianças sem queixas de dificuldades de aprendizagem. O estudo de busca de evidências de validade baseadas na estrutura interna indicou um modelo bi-fatorial para o TISD (sem a inclusão do subteste de Nomeação Rápida), com um fator composto por habilidades neuropsicológicas (subtestes de Habilidades Motoras, Atenção Visual, Consciência Fonológica e Memória de Curto Prazo) e outro por habilidades escolares (subtestes de Leitura, Escrita e Cálculo). Os estudos de precisão indicaram os seguintes resultados: todos os itens/tarefas de cada subteste apresentaram correlações significativas com o resultado total do teste, oscilando entre correlações moderadas e fortes. Verificou-se que a maioria dos estudos aqui realizados indicou resultados favoráveis para a continuidade dos estudos psicométricos do TISD e contribuíram para o avanço das etapas de sua elaboração.Nationally there is a dearth of adequate psychometric instruments that assess risk of Developmental Dyslexia (DD), which is why the "Identifying Signs of Dyslexia Test" (TISD) was prepared. This study aimed to investigate evidence of validity based on external variables and internal structure, as well as reliability of TISD. Participated children and adolescents of both genders, aged 6 to 16, divided into two samples: (1) Group Case: 371 from the group “Neuro- Learning Difficulties” of the Clinical Hospital of the State University of Campinas, and 12 diagnosed, at the end of the evaluation process, with DD; (2) Group No Case: 288 children without complaints of learning difficulties, with 112 coming from private schools and 151 from public school both located in the state of São Paulo, and 25 students of a public school from a city in Rio Grande do Norte. The following instruments were applied: (1) TISD: evaluates academic and neuropsychological skills related to reading, consists of 8 subtests: Reading, Writing, Visual Attention, Motor Skills, Calculation, Phonological Awareness, Rapid Naming and Short-term Memory; (2) Academic Performance Test (TDE): evaluates school capacity and is composed of subtests of Reading, Writing and Arithmetic; (3) Test Bender-Gestalt (B-SPG): evaluates perceptomotora maturity, through the analysis of the distortion of fashion model figures; (4) Wechsler Intelligence Scale for Children, 3rd and 4th Edition (WISC-III / WISC-IV): evaluates intelligence by benchmarking cognitive abilities, that only the Digits, Cancellation and Arithmetic subtests were used. To achieve the goals, six studies were conducted. The studies of evidences of validity based on external variables relations indicated the following results: (1) age and type of school influences in total performance test; the instrument was sensitive to differentiate the performance of individuals aged six, seven and eight, with worst performing of public school; (2) the search for evidence of convergent validity, the TISD was correlated with other validated instruments for the Brazilian population (TDE; WISC III / IV; B-SPG); the results showed statistically significant and moderate correlations between the TISD subtests, Reading, Writing, Calculation, Working Memory, Motor Skills, with the TDE subtests of Reading and Writing, with the subtests Arithmetic and Digits of the WISC-IV and B-SPG, respectively, indicating convergent validity; (3) the TISD was able to differentiate the diagnosis group of DD and the group without learning difficulties complaints. The search study of evidence of validity based on the internal structure indicated a two-factor model for TISD (without the inclusion of subtest Rapid Naming) with a factor composed of neuropsychological skills (subtests of Motor Skills, Visual Attention, Phonological Awareness and Short-term Memory) and another for school skills (Reading, Writing and Calculation subtests). Precision studies indicated the following results: all items / tasks in each subtest showed significant correlations with the total result of the own subtest, ranging from moderate to strong correlations. It was found that the studies reported here indicate favorable results for the continuity of psychometric studies of TISD and contributed to the advancement of the stages of its development.Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPqPUC-CampinasNakano, Tatiana de CássiaPontifícia Universidade Católica de CampinasAlves, Rauni Jandé Roama2022-02-16T18:42:10Z2022-02-16T18:42:10Z2016-05-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/157454766101006250288porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-10-19T14:35:08Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15745Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-10-19T14:35:08Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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