A regulamentação do trabalho doméstico no âmbito da OEA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mineiro, Paola Fernanda Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16976
Resumo: O trabalho doméstico é um trabalho reprodutivo, pois é o trabalho que produz a manutenção da vida das pessoas na esfera familiar, com atividades domésticas baseadas em lavar, cozinhar, cuidar, ensinar (AVILA; FERREIRA, 2020). Ademais, trata-se de um trabalho com divisão racial e sexual delimitada, pois majoritariamente é realizado por mulheres racializadas (VERGES, 2020). Considerando isso, é fundamental refletir sobre a regulamentação da OEA no campo do trabalho doméstico. Desta forma, este trabalho se dedica a buscar manifestações, orientações ou normas sobre o tema no âmbito da OEA, bem como eventuais decisões que tratam do tema, para integrar pesquisa a respeito da agenda internacional sobre trabalho doméstico. O problema do trabalho pode ser colocado na forma da seguinte pergunta: existe regulamentação da OEA sobre o trabalho doméstico? A metodologia utilizada foi pesquisa documental e normativa, buscando os tratados, declarações e manifestações da Comissão Interamericana de Mulheres bem como decisões da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Como conclusões parciais tem que a OEA não regulamenta o trabalho doméstico, haja vista a ausência de declarações do Comitê , bem como falta de decisões da Corte Interamericana de Direitos Humanos.
id PUC_CAMP-5_f027397ee3b8a755cb02da37a8d11f25
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16976
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling A regulamentação do trabalho doméstico no âmbito da OEAThe regulation of domestic work within the framework of the OASTrabalho domésticoOEAAgenda internacionalO trabalho doméstico é um trabalho reprodutivo, pois é o trabalho que produz a manutenção da vida das pessoas na esfera familiar, com atividades domésticas baseadas em lavar, cozinhar, cuidar, ensinar (AVILA; FERREIRA, 2020). Ademais, trata-se de um trabalho com divisão racial e sexual delimitada, pois majoritariamente é realizado por mulheres racializadas (VERGES, 2020). Considerando isso, é fundamental refletir sobre a regulamentação da OEA no campo do trabalho doméstico. Desta forma, este trabalho se dedica a buscar manifestações, orientações ou normas sobre o tema no âmbito da OEA, bem como eventuais decisões que tratam do tema, para integrar pesquisa a respeito da agenda internacional sobre trabalho doméstico. O problema do trabalho pode ser colocado na forma da seguinte pergunta: existe regulamentação da OEA sobre o trabalho doméstico? A metodologia utilizada foi pesquisa documental e normativa, buscando os tratados, declarações e manifestações da Comissão Interamericana de Mulheres bem como decisões da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Como conclusões parciais tem que a OEA não regulamenta o trabalho doméstico, haja vista a ausência de declarações do Comitê , bem como falta de decisões da Corte Interamericana de Direitos Humanos.Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Cabral, Guilherme PerezPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Mineiro, Paola Fernanda Silva2023-06-19T12:04:46Z2023-06-19T12:04:46Z2023-03-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/169760772645853852422porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2023-06-27T13:42:55Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16976Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2023-06-27T13:42:55Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv A regulamentação do trabalho doméstico no âmbito da OEA
The regulation of domestic work within the framework of the OAS
title A regulamentação do trabalho doméstico no âmbito da OEA
spellingShingle A regulamentação do trabalho doméstico no âmbito da OEA
Mineiro, Paola Fernanda Silva
Trabalho doméstico
OEA
Agenda internacional
title_short A regulamentação do trabalho doméstico no âmbito da OEA
title_full A regulamentação do trabalho doméstico no âmbito da OEA
title_fullStr A regulamentação do trabalho doméstico no âmbito da OEA
title_full_unstemmed A regulamentação do trabalho doméstico no âmbito da OEA
title_sort A regulamentação do trabalho doméstico no âmbito da OEA
author Mineiro, Paola Fernanda Silva
author_facet Mineiro, Paola Fernanda Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cabral, Guilherme Perez
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
dc.contributor.author.fl_str_mv Mineiro, Paola Fernanda Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho doméstico
OEA
Agenda internacional
topic Trabalho doméstico
OEA
Agenda internacional
description O trabalho doméstico é um trabalho reprodutivo, pois é o trabalho que produz a manutenção da vida das pessoas na esfera familiar, com atividades domésticas baseadas em lavar, cozinhar, cuidar, ensinar (AVILA; FERREIRA, 2020). Ademais, trata-se de um trabalho com divisão racial e sexual delimitada, pois majoritariamente é realizado por mulheres racializadas (VERGES, 2020). Considerando isso, é fundamental refletir sobre a regulamentação da OEA no campo do trabalho doméstico. Desta forma, este trabalho se dedica a buscar manifestações, orientações ou normas sobre o tema no âmbito da OEA, bem como eventuais decisões que tratam do tema, para integrar pesquisa a respeito da agenda internacional sobre trabalho doméstico. O problema do trabalho pode ser colocado na forma da seguinte pergunta: existe regulamentação da OEA sobre o trabalho doméstico? A metodologia utilizada foi pesquisa documental e normativa, buscando os tratados, declarações e manifestações da Comissão Interamericana de Mulheres bem como decisões da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Como conclusões parciais tem que a OEA não regulamenta o trabalho doméstico, haja vista a ausência de declarações do Comitê , bem como falta de decisões da Corte Interamericana de Direitos Humanos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-19T12:04:46Z
2023-06-19T12:04:46Z
2023-03-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16976
0772645853852422
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16976
identifier_str_mv 0772645853852422
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1798415791545122816