GG - Great Guidance: acessibilidade em videogames por meio de interfaces aumentando a democratização do acesso à mídia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Varani, Eduardo Costa Couto
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pizzato, Pedro Afonso Feliciano, Cordeiro, Renato Alasmar
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16663
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso busca, através do estudo e aplicação dos modelos teóricos do Design Digital, Design de Interfaces e dos estudos de Experiência do Usuário, discutir a questão de acessibilidade nos videogames e criar ferramentas que promovam alternativas aos problemas sistêmicos presentes na indústria dos jogos eletrônicos em termos de inclusão e de curva de aprendizado por parte dos usuários. A indústria dos videogames tem experienciado um incomparável crescimento e desenvolvimento desde sua incepção há quase 50 anos, porém com esse crescimento veio também um inevitável aumento na complexidade da mídia, e se tratando de videogames, existe um maior nível de interatividade esperado do usuário para/com a mídia. Logo, criou-se uma íngreme barreira de entrada para os usuários que não acompanharam o desenvolvimento constante da mídia no seu curto período de tempo. Uma parcela do público foi deixada de lado, e para essa parcela, criou-se um estigma sobre a dificuldade e complexidade de videogames como um hobbie. Para sanar as dificuldades destes usuários, utilizando-se da metodologia do Design Thinking, o projeto GG - Great Guidance propõe o desenvolvimento de uma interface digital de feedback, que permita com que o usuário receba orientações visuais do seu controle e de suas ações durante o jogo, por meio de uma interface customizável às suas preferências, permitindo que usuários mais visuais tenham mais facilidade de se acostumar com o layout de um controle de videogame com o mínimo de perda de foco na experiência do jogo. Para resolver o problema da falta de acessibilidade nas interfaces atuais, propomos o desenvolvimento de um Ebook técnico sobre princípios de Design de Interfaces aplicado para game designers, facilitando o desenvolvimento de interfaces mais inclusivas e HUDs mais claras
id PUC_CAMP-5_f13dadf1099563f8ca05f237f6697d86
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16663
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling GG - Great Guidance: acessibilidade em videogames por meio de interfaces aumentando a democratização do acesso à mídia.Design digitalCulturaVideogamesAcessibilidadeUI/UO presente Trabalho de Conclusão de Curso busca, através do estudo e aplicação dos modelos teóricos do Design Digital, Design de Interfaces e dos estudos de Experiência do Usuário, discutir a questão de acessibilidade nos videogames e criar ferramentas que promovam alternativas aos problemas sistêmicos presentes na indústria dos jogos eletrônicos em termos de inclusão e de curva de aprendizado por parte dos usuários. A indústria dos videogames tem experienciado um incomparável crescimento e desenvolvimento desde sua incepção há quase 50 anos, porém com esse crescimento veio também um inevitável aumento na complexidade da mídia, e se tratando de videogames, existe um maior nível de interatividade esperado do usuário para/com a mídia. Logo, criou-se uma íngreme barreira de entrada para os usuários que não acompanharam o desenvolvimento constante da mídia no seu curto período de tempo. Uma parcela do público foi deixada de lado, e para essa parcela, criou-se um estigma sobre a dificuldade e complexidade de videogames como um hobbie. Para sanar as dificuldades destes usuários, utilizando-se da metodologia do Design Thinking, o projeto GG - Great Guidance propõe o desenvolvimento de uma interface digital de feedback, que permita com que o usuário receba orientações visuais do seu controle e de suas ações durante o jogo, por meio de uma interface customizável às suas preferências, permitindo que usuários mais visuais tenham mais facilidade de se acostumar com o layout de um controle de videogame com o mínimo de perda de foco na experiência do jogo. Para resolver o problema da falta de acessibilidade nas interfaces atuais, propomos o desenvolvimento de um Ebook técnico sobre princípios de Design de Interfaces aplicado para game designers, facilitando o desenvolvimento de interfaces mais inclusivas e HUDs mais clarasPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Real, Victor Kraide CortePontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Varani, Eduardo Costa CoutoPizzato, Pedro Afonso FelicianoCordeiro, Renato Alasmar2022-09-21T14:29:04Z2022-09-21T14:29:04Z2021-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16663NAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2023-05-02T13:09:04Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16663Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2023-05-02T13:09:04Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv GG - Great Guidance: acessibilidade em videogames por meio de interfaces aumentando a democratização do acesso à mídia.
title GG - Great Guidance: acessibilidade em videogames por meio de interfaces aumentando a democratização do acesso à mídia.
spellingShingle GG - Great Guidance: acessibilidade em videogames por meio de interfaces aumentando a democratização do acesso à mídia.
Varani, Eduardo Costa Couto
Design digital
Cultura
Videogames
Acessibilidade
UI/U
title_short GG - Great Guidance: acessibilidade em videogames por meio de interfaces aumentando a democratização do acesso à mídia.
title_full GG - Great Guidance: acessibilidade em videogames por meio de interfaces aumentando a democratização do acesso à mídia.
title_fullStr GG - Great Guidance: acessibilidade em videogames por meio de interfaces aumentando a democratização do acesso à mídia.
title_full_unstemmed GG - Great Guidance: acessibilidade em videogames por meio de interfaces aumentando a democratização do acesso à mídia.
title_sort GG - Great Guidance: acessibilidade em videogames por meio de interfaces aumentando a democratização do acesso à mídia.
author Varani, Eduardo Costa Couto
author_facet Varani, Eduardo Costa Couto
Pizzato, Pedro Afonso Feliciano
Cordeiro, Renato Alasmar
author_role author
author2 Pizzato, Pedro Afonso Feliciano
Cordeiro, Renato Alasmar
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Real, Victor Kraide Corte
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
dc.contributor.author.fl_str_mv Varani, Eduardo Costa Couto
Pizzato, Pedro Afonso Feliciano
Cordeiro, Renato Alasmar
dc.subject.por.fl_str_mv Design digital
Cultura
Videogames
Acessibilidade
UI/U
topic Design digital
Cultura
Videogames
Acessibilidade
UI/U
description O presente Trabalho de Conclusão de Curso busca, através do estudo e aplicação dos modelos teóricos do Design Digital, Design de Interfaces e dos estudos de Experiência do Usuário, discutir a questão de acessibilidade nos videogames e criar ferramentas que promovam alternativas aos problemas sistêmicos presentes na indústria dos jogos eletrônicos em termos de inclusão e de curva de aprendizado por parte dos usuários. A indústria dos videogames tem experienciado um incomparável crescimento e desenvolvimento desde sua incepção há quase 50 anos, porém com esse crescimento veio também um inevitável aumento na complexidade da mídia, e se tratando de videogames, existe um maior nível de interatividade esperado do usuário para/com a mídia. Logo, criou-se uma íngreme barreira de entrada para os usuários que não acompanharam o desenvolvimento constante da mídia no seu curto período de tempo. Uma parcela do público foi deixada de lado, e para essa parcela, criou-se um estigma sobre a dificuldade e complexidade de videogames como um hobbie. Para sanar as dificuldades destes usuários, utilizando-se da metodologia do Design Thinking, o projeto GG - Great Guidance propõe o desenvolvimento de uma interface digital de feedback, que permita com que o usuário receba orientações visuais do seu controle e de suas ações durante o jogo, por meio de uma interface customizável às suas preferências, permitindo que usuários mais visuais tenham mais facilidade de se acostumar com o layout de um controle de videogame com o mínimo de perda de foco na experiência do jogo. Para resolver o problema da falta de acessibilidade nas interfaces atuais, propomos o desenvolvimento de um Ebook técnico sobre princípios de Design de Interfaces aplicado para game designers, facilitando o desenvolvimento de interfaces mais inclusivas e HUDs mais claras
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-07
2022-09-21T14:29:04Z
2022-09-21T14:29:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16663
NA
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16663
identifier_str_mv NA
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1807210258058182656