Midiatização, consumo e meditação: um estudo discursivo de Monja Coen na plataforma TikTok
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17151 |
Resumo: | Nossa pesquisa aborda os temas midiatização e consumo, além de explicitar uma visão hipermoderna de práticas meditativas sob a perspectiva da interdisciplinaridade, considerando campos como história das religiões, sociologia, comunicação, análise de discurso e mídia. Exploramos a intersecção entre religiosidade, consumo e mídias sociais digitais, com foco no discurso sobre meditação e práticas budistas, destacando o papel do universo virtual na produção, circulação e disseminação desses temas e conteúdos. Observamos que a sociedade hipermoderna levanta questões sobre espiritualidade, fé e experiências religiosas em contextos laicos, questionando a persistência das crenças religiosas e como elas se adaptam à era da midiatização. A pesquisa também discute a imbricação de religião, mídia e sociedade, levando em conta a secularização e o pluralismo religioso em um contexto no qual cresce o interesse por práticas de meditação bem como a evolução de aspectos místicos para benefícios comprovados cientificamente, e sua onipresença nas redes sociais on-line. Destacamos a influência das mídias, incluindo a plataforma TikTok, na circulação de conteúdo relacionado à meditação, influenciando a forma como os indivíduos interagem com a religiosidade no ecossistema digital, com ênfase no funcionamento do discurso de "Monja Coen", nosso foco estudo. |
id |
PUC_CAMP-5_f829043ac1fe422feb3b6ea0201995dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/17151 |
network_acronym_str |
PUC_CAMP-5 |
network_name_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository_id_str |
|
spelling |
Midiatização, consumo e meditação: um estudo discursivo de Monja Coen na plataforma TikTokMediatization, consumption and meditation: a discursive study by Monja Coen on the TikTok platformMidiatizaçãoConsumoMeditaçãoDiscursoMonja CoenMediatizationConsumptionMeditationDiscourseNossa pesquisa aborda os temas midiatização e consumo, além de explicitar uma visão hipermoderna de práticas meditativas sob a perspectiva da interdisciplinaridade, considerando campos como história das religiões, sociologia, comunicação, análise de discurso e mídia. Exploramos a intersecção entre religiosidade, consumo e mídias sociais digitais, com foco no discurso sobre meditação e práticas budistas, destacando o papel do universo virtual na produção, circulação e disseminação desses temas e conteúdos. Observamos que a sociedade hipermoderna levanta questões sobre espiritualidade, fé e experiências religiosas em contextos laicos, questionando a persistência das crenças religiosas e como elas se adaptam à era da midiatização. A pesquisa também discute a imbricação de religião, mídia e sociedade, levando em conta a secularização e o pluralismo religioso em um contexto no qual cresce o interesse por práticas de meditação bem como a evolução de aspectos místicos para benefícios comprovados cientificamente, e sua onipresença nas redes sociais on-line. Destacamos a influência das mídias, incluindo a plataforma TikTok, na circulação de conteúdo relacionado à meditação, influenciando a forma como os indivíduos interagem com a religiosidade no ecossistema digital, com ênfase no funcionamento do discurso de "Monja Coen", nosso foco estudo.This research addresses the themes of mediatization and consumption, in addition to explicating a hypermodern view of meditative practices from the perspective of interdisciplinarity, considering fields such as the history of religions, sociology, communication, discourse analysis, and media. We explore the intersection between religiosity, consumption, and digital social media, with a focus on the discourse surrounding meditation and Buddhist practices, highlighting the role of the virtual universe in the production, circulation, and dissemination of these themes and content. We observe that hypermodern society raises questions about spirituality, faith, and religious experiences in secular contexts, questioning the persistence of religious beliefs and how they adapt to the age of mediatization. The research also discusses the interweaving of religion, media, and society, taking into account secularization and religious pluralism in a context where there is a growing interest in meditation practices, as well as the evolution from mystical aspects to scientifically proven benefits, and their omnipresence on online social networks. We highlight the influence of the media, including the TikTok platform, on the circulation of content related to meditation, influencing how individuals interact with religiosity in the digital ecosystem, with an emphasis on the discourse of "Monja Coen," our study focus.Não recebi financiamentoPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Silva, Marcelo Pereira daPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Martins, Gabriela Pimenta2024-02-15T17:02:49Z2024-02-15T17:02:49Z2023-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/171514910151922163185porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2024-02-15T17:02:49Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/17151Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2024-02-15T17:02:49Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Midiatização, consumo e meditação: um estudo discursivo de Monja Coen na plataforma TikTok Mediatization, consumption and meditation: a discursive study by Monja Coen on the TikTok platform |
title |
Midiatização, consumo e meditação: um estudo discursivo de Monja Coen na plataforma TikTok |
spellingShingle |
Midiatização, consumo e meditação: um estudo discursivo de Monja Coen na plataforma TikTok Martins, Gabriela Pimenta Midiatização Consumo Meditação Discurso Monja Coen Mediatization Consumption Meditation Discourse |
title_short |
Midiatização, consumo e meditação: um estudo discursivo de Monja Coen na plataforma TikTok |
title_full |
Midiatização, consumo e meditação: um estudo discursivo de Monja Coen na plataforma TikTok |
title_fullStr |
Midiatização, consumo e meditação: um estudo discursivo de Monja Coen na plataforma TikTok |
title_full_unstemmed |
Midiatização, consumo e meditação: um estudo discursivo de Monja Coen na plataforma TikTok |
title_sort |
Midiatização, consumo e meditação: um estudo discursivo de Monja Coen na plataforma TikTok |
author |
Martins, Gabriela Pimenta |
author_facet |
Martins, Gabriela Pimenta |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Marcelo Pereira da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Gabriela Pimenta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Midiatização Consumo Meditação Discurso Monja Coen Mediatization Consumption Meditation Discourse |
topic |
Midiatização Consumo Meditação Discurso Monja Coen Mediatization Consumption Meditation Discourse |
description |
Nossa pesquisa aborda os temas midiatização e consumo, além de explicitar uma visão hipermoderna de práticas meditativas sob a perspectiva da interdisciplinaridade, considerando campos como história das religiões, sociologia, comunicação, análise de discurso e mídia. Exploramos a intersecção entre religiosidade, consumo e mídias sociais digitais, com foco no discurso sobre meditação e práticas budistas, destacando o papel do universo virtual na produção, circulação e disseminação desses temas e conteúdos. Observamos que a sociedade hipermoderna levanta questões sobre espiritualidade, fé e experiências religiosas em contextos laicos, questionando a persistência das crenças religiosas e como elas se adaptam à era da midiatização. A pesquisa também discute a imbricação de religião, mídia e sociedade, levando em conta a secularização e o pluralismo religioso em um contexto no qual cresce o interesse por práticas de meditação bem como a evolução de aspectos místicos para benefícios comprovados cientificamente, e sua onipresença nas redes sociais on-line. Destacamos a influência das mídias, incluindo a plataforma TikTok, na circulação de conteúdo relacionado à meditação, influenciando a forma como os indivíduos interagem com a religiosidade no ecossistema digital, com ênfase no funcionamento do discurso de "Monja Coen", nosso foco estudo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-18 2024-02-15T17:02:49Z 2024-02-15T17:02:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17151 4910151922163185 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17151 |
identifier_str_mv |
4910151922163185 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
collection |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1807210240194641920 |