FREIRE NA FINLÂNDIA: TRAJETÓRIAS DA PRESENÇA DE PAULO FREIRE NO NORTE GLOBAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Suoranta, Juha
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Tomperi, Tuukka, Pereira, Márcio Mota
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/9183
Resumo: Neste artigo, nos perguntamos se o pensamento de Paulo Freire teve alguma influência na Finlândia. Existe uma tradição reconhecido da pedagogia freiriana neste país nórdico? Para responder a esta pergunta, traçamos a trajetória do recepção do pensamento de Freire nas últimas décadas. Concluímos finalmente que embora seu impacto direto não tenha se generalizado, houveram múltiplas e importantes conexões e repercussões. Em termos gerais, vale a pena ressaltar que a crucial renovação do sistema educacional finlandês, que ocorreu desde o final dos anos 1960, foi contemporâneo ao espírito freiriano de justiça social e educacional. Nossa contribuição é histórica e teórica em sua abordagem e metodologia. É baseada em uma revisão aprofundada da literatura educacional finlandesa desde o início dos anos 1970 até os anos 2000. Para nos ajudar na busca de exemplos da presença de Freire no discurso pedagógico finlandês, também utilizamos nossos contatos com educadores de adultos na Finlândia. Por fim, também recorremos a nossos trabalhos anteriores sobre o assunto.
id PUC_GO-2_03eec8cdc0dfb5a38427243037a58edc
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/9183
network_acronym_str PUC_GO-2
network_name_str Caminhos (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling FREIRE NA FINLÂNDIA: TRAJETÓRIAS DA PRESENÇA DE PAULO FREIRE NO NORTE GLOBALPaulo FreireFinlândiaTeoria e história da educaçãoEducação para justiça social.Neste artigo, nos perguntamos se o pensamento de Paulo Freire teve alguma influência na Finlândia. Existe uma tradição reconhecido da pedagogia freiriana neste país nórdico? Para responder a esta pergunta, traçamos a trajetória do recepção do pensamento de Freire nas últimas décadas. Concluímos finalmente que embora seu impacto direto não tenha se generalizado, houveram múltiplas e importantes conexões e repercussões. Em termos gerais, vale a pena ressaltar que a crucial renovação do sistema educacional finlandês, que ocorreu desde o final dos anos 1960, foi contemporâneo ao espírito freiriano de justiça social e educacional. Nossa contribuição é histórica e teórica em sua abordagem e metodologia. É baseada em uma revisão aprofundada da literatura educacional finlandesa desde o início dos anos 1970 até os anos 2000. Para nos ajudar na busca de exemplos da presença de Freire no discurso pedagógico finlandês, também utilizamos nossos contatos com educadores de adultos na Finlândia. Por fim, também recorremos a nossos trabalhos anteriores sobre o assunto.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2021-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/918310.18224/cam.v19i4.9183Caminhos - Journal of Religion Sciences; Vol. 19 (2021): Especial: 100 Anos de Paulo Freire; 205-227Caminhos - Revista Ciencias Religiosas; Vol. 19 (2021): Especial: 100 Anos de Paulo Freire; 205-227Caminhos - Rivista di Scienze Religiose; V. 19 (2021): Especial: 100 Anos de Paulo Freire; 205-227Caminhos - Revista de Ciências da Religião; v. 19 (2021): Especial: 100 Anos de Paulo Freire; 205-2271983-778X10.18224/cam.v19.n4.2021reponame:Caminhos (Goiânia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/9183/5343Copyright (c) 2021 Juha Suoranta, Tuukka Tomperi, Márcio Mota Pereira (tradutor)info:eu-repo/semantics/openAccessSuoranta, JuhaTomperi, TuukkaPereira, Márcio Mota2021-12-06T10:22:21Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/9183Revistahttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/indexPUBhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/oaikeilamatos.puc@gmail.com1983-778X1678-3034opendoar:2021-12-06T10:22:21Caminhos (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv FREIRE NA FINLÂNDIA: TRAJETÓRIAS DA PRESENÇA DE PAULO FREIRE NO NORTE GLOBAL
title FREIRE NA FINLÂNDIA: TRAJETÓRIAS DA PRESENÇA DE PAULO FREIRE NO NORTE GLOBAL
spellingShingle FREIRE NA FINLÂNDIA: TRAJETÓRIAS DA PRESENÇA DE PAULO FREIRE NO NORTE GLOBAL
Suoranta, Juha
Paulo Freire
Finlândia
Teoria e história da educação
Educação para justiça social.
title_short FREIRE NA FINLÂNDIA: TRAJETÓRIAS DA PRESENÇA DE PAULO FREIRE NO NORTE GLOBAL
title_full FREIRE NA FINLÂNDIA: TRAJETÓRIAS DA PRESENÇA DE PAULO FREIRE NO NORTE GLOBAL
title_fullStr FREIRE NA FINLÂNDIA: TRAJETÓRIAS DA PRESENÇA DE PAULO FREIRE NO NORTE GLOBAL
title_full_unstemmed FREIRE NA FINLÂNDIA: TRAJETÓRIAS DA PRESENÇA DE PAULO FREIRE NO NORTE GLOBAL
title_sort FREIRE NA FINLÂNDIA: TRAJETÓRIAS DA PRESENÇA DE PAULO FREIRE NO NORTE GLOBAL
author Suoranta, Juha
author_facet Suoranta, Juha
Tomperi, Tuukka
Pereira, Márcio Mota
author_role author
author2 Tomperi, Tuukka
Pereira, Márcio Mota
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Suoranta, Juha
Tomperi, Tuukka
Pereira, Márcio Mota
dc.subject.por.fl_str_mv Paulo Freire
Finlândia
Teoria e história da educação
Educação para justiça social.
topic Paulo Freire
Finlândia
Teoria e história da educação
Educação para justiça social.
description Neste artigo, nos perguntamos se o pensamento de Paulo Freire teve alguma influência na Finlândia. Existe uma tradição reconhecido da pedagogia freiriana neste país nórdico? Para responder a esta pergunta, traçamos a trajetória do recepção do pensamento de Freire nas últimas décadas. Concluímos finalmente que embora seu impacto direto não tenha se generalizado, houveram múltiplas e importantes conexões e repercussões. Em termos gerais, vale a pena ressaltar que a crucial renovação do sistema educacional finlandês, que ocorreu desde o final dos anos 1960, foi contemporâneo ao espírito freiriano de justiça social e educacional. Nossa contribuição é histórica e teórica em sua abordagem e metodologia. É baseada em uma revisão aprofundada da literatura educacional finlandesa desde o início dos anos 1970 até os anos 2000. Para nos ajudar na busca de exemplos da presença de Freire no discurso pedagógico finlandês, também utilizamos nossos contatos com educadores de adultos na Finlândia. Por fim, também recorremos a nossos trabalhos anteriores sobre o assunto.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/9183
10.18224/cam.v19i4.9183
url https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/9183
identifier_str_mv 10.18224/cam.v19i4.9183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/9183/5343
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Juha Suoranta, Tuukka Tomperi, Márcio Mota Pereira (tradutor)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Juha Suoranta, Tuukka Tomperi, Márcio Mota Pereira (tradutor)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos - Journal of Religion Sciences; Vol. 19 (2021): Especial: 100 Anos de Paulo Freire; 205-227
Caminhos - Revista Ciencias Religiosas; Vol. 19 (2021): Especial: 100 Anos de Paulo Freire; 205-227
Caminhos - Rivista di Scienze Religiose; V. 19 (2021): Especial: 100 Anos de Paulo Freire; 205-227
Caminhos - Revista de Ciências da Religião; v. 19 (2021): Especial: 100 Anos de Paulo Freire; 205-227
1983-778X
10.18224/cam.v19.n4.2021
reponame:Caminhos (Goiânia. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Caminhos (Goiânia. Online)
collection Caminhos (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Caminhos (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv keilamatos.puc@gmail.com
_version_ 1796797350370344960