A Festa de Nossa Senhora do Rosário: a Festa da Santa, do Padre e dos Tapuios
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caminhos (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/957 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar a festa de Nossa Senhora do Rosário realizada na década de 1930 pela comunidade indígena Tapuia, que habita a área indígena Carretão, situada nos municípios de Rubiataba e Nova América - GO. A festa de Nossa Senhora do Rosário, que foi incorporada ao universo religioso desse povo, os singularizava perante a sociedade regional por serem eles os patrocinadores e organizadores do evento. Em uma região que carecia de missionários, esta festa era um grande evento religioso e social que reunia centenas de fiéis advindos de diversas partes da região. Signo de poder, a festa interrompeu-se quando um fazendeiro da região demoliu arbitrariamente a capela da santa, transferindo-a para a sede de sua fazenda. Para salvar a imagem da santa alijando, assim, o fazendeiro desse símbolo poderoso os Tapuios resgataram-na, levando-a para uma igreja na cidade de Goiás Velho. |
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A Festa de Nossa Senhora do Rosário: a Festa da Santa, do Padre e dos TapuiosEste trabalho tem como objetivo analisar a festa de Nossa Senhora do Rosário realizada na década de 1930 pela comunidade indígena Tapuia, que habita a área indígena Carretão, situada nos municípios de Rubiataba e Nova América - GO. A festa de Nossa Senhora do Rosário, que foi incorporada ao universo religioso desse povo, os singularizava perante a sociedade regional por serem eles os patrocinadores e organizadores do evento. Em uma região que carecia de missionários, esta festa era um grande evento religioso e social que reunia centenas de fiéis advindos de diversas partes da região. Signo de poder, a festa interrompeu-se quando um fazendeiro da região demoliu arbitrariamente a capela da santa, transferindo-a para a sede de sua fazenda. Para salvar a imagem da santa alijando, assim, o fazendeiro desse símbolo poderoso os Tapuios resgataram-na, levando-a para uma igreja na cidade de Goiás Velho.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2010-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/95710.18224/cam.v6i2.957Caminhos - Journal of Religion Sciences; Vol. 6 No. 2 (2008); 293-313Caminhos - Revista Ciencias Religiosas; Vol. 6 Núm. 2 (2008); 293-313Caminhos - Rivista di Scienze Religiose; V. 6 N. 2 (2008); 293-313Caminhos - Revista de Ciências da Religião; v. 6 n. 2 (2008); 293-3131983-778X10.18224/cam.v6.n2.2008reponame:Caminhos (Goiânia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/957/670Moura, Marlene Castro Ossami deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-29T20:40:44Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/957Revistahttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/indexPUBhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/oaikeilamatos.puc@gmail.com1983-778X1678-3034opendoar:2017-03-29T20:40:44Caminhos (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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