Dilema epistemológico do Ensino Religioso e formação docente (Epistemological Dilemma of Religious Education and teacher training) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n28p1435
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2012v10n28p1435 |
Resumo: | A proposta deste artigo é a de abordar a temática do Ensino Religioso sob a perspectiva do dilema epistemológico, tendo como escopo identificar uma possível contribuição, que pode ser dada à formação docente por meio da Área de Conhecimento referente às Ciências da Religião. Nesse sentido, procurou-se traçar um caminho que começa pela apresentação do dilema epistemológico do Ensino Religioso, sob a ótica da relação histórica, no Brasil, entre Estado e Religião, destacando as categorias de público e privado. Feito isso, passa-se então a uma abordagem de modelos teóricos da disciplina, enquanto categorias de análise, que servem de referência de estudo e compreensão da temática. Nesse ponto, destacam-se os modelos Catequético, Teológico e das Ciências da Religião. Ao final desse percurso, procurou-se então estabelecer a relação entre Modelo das Ciências da Religião, pluralismo religioso e pequenas aproximações à questão da formação docente; tendo como referência dados que dizem respeito, sobretudo, à presença do Ensino Religioso em Minas Gerais.Palavras-chave: Ensino Religioso. Dilema epistemológico. Ciências da Religião. Formação docente. AbstractThis article addresses the issue of Religious Education from the perspective of epistemological dilemma and seeks to identify contributions to the teaching training through the formation of Religious Sciences. The text traces a path that presents the religious dilemma of Religious Teaching from the perspective of the historical relationship, in Brazil, between State and Religion, highlighting the categories of public and private. The text also discusses the theoretical models of the discipline `Religious Education`, as analytical categories that serve as a reference point of study and reference of such discipline. In sum, the present study highlights the Catechetical and the Theological models of `Sciences of Religion`, religious pluralism, and teacher formation, taking as reference the data concerning the presence of `Religious Education in the State of Minas Gerais, Brazil.Keywords: Religious Education. Epistemological dilemma. Religion Sciences. Teacher training. |
id |
PUC_MINS-3_37519f78a19afd1e70a0c009aca06187 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3728 |
network_acronym_str |
PUC_MINS-3 |
network_name_str |
Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião |
repository_id_str |
|
spelling |
Dilema epistemológico do Ensino Religioso e formação docente (Epistemological Dilemma of Religious Education and teacher training) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n28p1435Ensino Religioso. Dilema epistemológico. Ciências da Religião. Formação docente.A proposta deste artigo é a de abordar a temática do Ensino Religioso sob a perspectiva do dilema epistemológico, tendo como escopo identificar uma possível contribuição, que pode ser dada à formação docente por meio da Área de Conhecimento referente às Ciências da Religião. Nesse sentido, procurou-se traçar um caminho que começa pela apresentação do dilema epistemológico do Ensino Religioso, sob a ótica da relação histórica, no Brasil, entre Estado e Religião, destacando as categorias de público e privado. Feito isso, passa-se então a uma abordagem de modelos teóricos da disciplina, enquanto categorias de análise, que servem de referência de estudo e compreensão da temática. Nesse ponto, destacam-se os modelos Catequético, Teológico e das Ciências da Religião. Ao final desse percurso, procurou-se então estabelecer a relação entre Modelo das Ciências da Religião, pluralismo religioso e pequenas aproximações à questão da formação docente; tendo como referência dados que dizem respeito, sobretudo, à presença do Ensino Religioso em Minas Gerais.Palavras-chave: Ensino Religioso. Dilema epistemológico. Ciências da Religião. Formação docente. AbstractThis article addresses the issue of Religious Education from the perspective of epistemological dilemma and seeks to identify contributions to the teaching training through the formation of Religious Sciences. The text traces a path that presents the religious dilemma of Religious Teaching from the perspective of the historical relationship, in Brazil, between State and Religion, highlighting the categories of public and private. The text also discusses the theoretical models of the discipline `Religious Education`, as analytical categories that serve as a reference point of study and reference of such discipline. In sum, the present study highlights the Catechetical and the Theological models of `Sciences of Religion`, religious pluralism, and teacher formation, taking as reference the data concerning the presence of `Religious Education in the State of Minas Gerais, Brazil.Keywords: Religious Education. Epistemological dilemma. Religion Sciences. Teacher training. Editora PUC Minas2012-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2012v10n28p143510.5752/P.2175-5841.2012v10n28p1435-1457HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião; v. 10, n. 28, out./dez. 2012 - Dossiê: Religião e o Censo IBGE 2010; 1435-1457HORIZONTE - Journal of Studies in Theology and Religious Sciences; v. 10, n. 28, out./dez. 2012 - Dossiê: Religião e o Censo IBGE 2010; 1435-14572175-5841reponame:Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religiãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2012v10n28p1435/4731Ramos Marcos, Wilianinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T16:22:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3728Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonteONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/oaihorizonte.pucminas@gmail.com2175-58411679-9615opendoar:2022-12-13T16:22:48Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dilema epistemológico do Ensino Religioso e formação docente (Epistemological Dilemma of Religious Education and teacher training) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n28p1435 |
title |
Dilema epistemológico do Ensino Religioso e formação docente (Epistemological Dilemma of Religious Education and teacher training) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n28p1435 |
spellingShingle |
Dilema epistemológico do Ensino Religioso e formação docente (Epistemological Dilemma of Religious Education and teacher training) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n28p1435 Ramos Marcos, Wilian Ensino Religioso. Dilema epistemológico. Ciências da Religião. Formação docente. |
title_short |
Dilema epistemológico do Ensino Religioso e formação docente (Epistemological Dilemma of Religious Education and teacher training) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n28p1435 |
title_full |
Dilema epistemológico do Ensino Religioso e formação docente (Epistemological Dilemma of Religious Education and teacher training) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n28p1435 |
title_fullStr |
Dilema epistemológico do Ensino Religioso e formação docente (Epistemological Dilemma of Religious Education and teacher training) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n28p1435 |
title_full_unstemmed |
Dilema epistemológico do Ensino Religioso e formação docente (Epistemological Dilemma of Religious Education and teacher training) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n28p1435 |
title_sort |
Dilema epistemológico do Ensino Religioso e formação docente (Epistemological Dilemma of Religious Education and teacher training) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n28p1435 |
author |
Ramos Marcos, Wilian |
author_facet |
Ramos Marcos, Wilian |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos Marcos, Wilian |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Religioso. Dilema epistemológico. Ciências da Religião. Formação docente. |
topic |
Ensino Religioso. Dilema epistemológico. Ciências da Religião. Formação docente. |
description |
A proposta deste artigo é a de abordar a temática do Ensino Religioso sob a perspectiva do dilema epistemológico, tendo como escopo identificar uma possível contribuição, que pode ser dada à formação docente por meio da Área de Conhecimento referente às Ciências da Religião. Nesse sentido, procurou-se traçar um caminho que começa pela apresentação do dilema epistemológico do Ensino Religioso, sob a ótica da relação histórica, no Brasil, entre Estado e Religião, destacando as categorias de público e privado. Feito isso, passa-se então a uma abordagem de modelos teóricos da disciplina, enquanto categorias de análise, que servem de referência de estudo e compreensão da temática. Nesse ponto, destacam-se os modelos Catequético, Teológico e das Ciências da Religião. Ao final desse percurso, procurou-se então estabelecer a relação entre Modelo das Ciências da Religião, pluralismo religioso e pequenas aproximações à questão da formação docente; tendo como referência dados que dizem respeito, sobretudo, à presença do Ensino Religioso em Minas Gerais.Palavras-chave: Ensino Religioso. Dilema epistemológico. Ciências da Religião. Formação docente. AbstractThis article addresses the issue of Religious Education from the perspective of epistemological dilemma and seeks to identify contributions to the teaching training through the formation of Religious Sciences. The text traces a path that presents the religious dilemma of Religious Teaching from the perspective of the historical relationship, in Brazil, between State and Religion, highlighting the categories of public and private. The text also discusses the theoretical models of the discipline `Religious Education`, as analytical categories that serve as a reference point of study and reference of such discipline. In sum, the present study highlights the Catechetical and the Theological models of `Sciences of Religion`, religious pluralism, and teacher formation, taking as reference the data concerning the presence of `Religious Education in the State of Minas Gerais, Brazil.Keywords: Religious Education. Epistemological dilemma. Religion Sciences. Teacher training. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2012v10n28p1435 10.5752/P.2175-5841.2012v10n28p1435-1457 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2012v10n28p1435 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.2175-5841.2012v10n28p1435-1457 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2012v10n28p1435/4731 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião; v. 10, n. 28, out./dez. 2012 - Dossiê: Religião e o Censo IBGE 2010; 1435-1457 HORIZONTE - Journal of Studies in Theology and Religious Sciences; v. 10, n. 28, out./dez. 2012 - Dossiê: Religião e o Censo IBGE 2010; 1435-1457 2175-5841 reponame:Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião |
collection |
Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião |
repository.name.fl_str_mv |
Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizonte.pucminas@gmail.com |
_version_ |
1799124748367560704 |