ENSINO RELIGIOSO E DIVERSIDADE: CAMINHOS NA VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES NAS PRÁTICAS ESCOLARES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Raimundo Márcio Mota de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Baldino, José Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/8243
Resumo: O Ensino Religioso Escolar, apesar de estar contemplado nas leis educacionais que regem a educação brasileira, em suas garantias de cumprimento, apresenta contradições e desafios diversos, dentre os quais, a compreensão de sua necessidade na construção da cidadania e no respeito e preservação da diferença que demarca o convívio social e humano. Recorte do resultado da pesquisa “Diversidade, Educação e Religião: narrativas e (auto) biografias”, este artigo tem por objetivo apresentar as dificuldades em compreender a diversidade na prática escolar do ensino religioso. A metodologia foi definida nos marcos do método fenomenológico, da abordagem qualitativa, da pesquisa exploratória, bibliográfica e empírica. Foram constatadas dificuldades na compreensão da pluralidade religiosa como categoria fundante desse ensino. Conclui-se que os caminhos surgem de percepções equivocadas dos docentes, sendo necessário um repensar coletivo das práticas docentes.
id PUC_GO-2_5ca7583cdfcc03d84a0f1140fcc6c0ec
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/8243
network_acronym_str PUC_GO-2
network_name_str Caminhos (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling ENSINO RELIGIOSO E DIVERSIDADE: CAMINHOS NA VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES NAS PRÁTICAS ESCOLARESEducação Escolar. Ensino Religioso. Diversidade. Pluralidade Religiosa.Ensino religioso e diversidadeO Ensino Religioso Escolar, apesar de estar contemplado nas leis educacionais que regem a educação brasileira, em suas garantias de cumprimento, apresenta contradições e desafios diversos, dentre os quais, a compreensão de sua necessidade na construção da cidadania e no respeito e preservação da diferença que demarca o convívio social e humano. Recorte do resultado da pesquisa “Diversidade, Educação e Religião: narrativas e (auto) biografias”, este artigo tem por objetivo apresentar as dificuldades em compreender a diversidade na prática escolar do ensino religioso. A metodologia foi definida nos marcos do método fenomenológico, da abordagem qualitativa, da pesquisa exploratória, bibliográfica e empírica. Foram constatadas dificuldades na compreensão da pluralidade religiosa como categoria fundante desse ensino. Conclui-se que os caminhos surgem de percepções equivocadas dos docentes, sendo necessário um repensar coletivo das práticas docentes.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2021-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/824310.18224/cam.v18i5.8243Caminhos - Journal of Religion Sciences; Vol. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 95-116Caminhos - Revista Ciencias Religiosas; Vol. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 95-116Caminhos - Rivista di Scienze Religiose; V. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 95-116Caminhos - Revista de Ciências da Religião; v. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 95-1161983-778X10.18224/cam.v18.n5.2020reponame:Caminhos (Goiânia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/8243/4974Copyright (c) 2021 Raimundo Márcio Mota de Castro, JOSÉ MARIA BALDINOinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Raimundo Márcio Mota deBaldino, José Maria2021-02-02T09:36:15Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/8243Revistahttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/indexPUBhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/oaikeilamatos.puc@gmail.com1983-778X1678-3034opendoar:2021-02-02T09:36:15Caminhos (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO RELIGIOSO E DIVERSIDADE: CAMINHOS NA VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES NAS PRÁTICAS ESCOLARES
title ENSINO RELIGIOSO E DIVERSIDADE: CAMINHOS NA VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES NAS PRÁTICAS ESCOLARES
spellingShingle ENSINO RELIGIOSO E DIVERSIDADE: CAMINHOS NA VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES NAS PRÁTICAS ESCOLARES
Castro, Raimundo Márcio Mota de
Educação Escolar. Ensino Religioso. Diversidade. Pluralidade Religiosa.
Ensino religioso e diversidade
title_short ENSINO RELIGIOSO E DIVERSIDADE: CAMINHOS NA VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES NAS PRÁTICAS ESCOLARES
title_full ENSINO RELIGIOSO E DIVERSIDADE: CAMINHOS NA VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES NAS PRÁTICAS ESCOLARES
title_fullStr ENSINO RELIGIOSO E DIVERSIDADE: CAMINHOS NA VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES NAS PRÁTICAS ESCOLARES
title_full_unstemmed ENSINO RELIGIOSO E DIVERSIDADE: CAMINHOS NA VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES NAS PRÁTICAS ESCOLARES
title_sort ENSINO RELIGIOSO E DIVERSIDADE: CAMINHOS NA VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES NAS PRÁTICAS ESCOLARES
author Castro, Raimundo Márcio Mota de
author_facet Castro, Raimundo Márcio Mota de
Baldino, José Maria
author_role author
author2 Baldino, José Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Raimundo Márcio Mota de
Baldino, José Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Escolar. Ensino Religioso. Diversidade. Pluralidade Religiosa.
Ensino religioso e diversidade
topic Educação Escolar. Ensino Religioso. Diversidade. Pluralidade Religiosa.
Ensino religioso e diversidade
description O Ensino Religioso Escolar, apesar de estar contemplado nas leis educacionais que regem a educação brasileira, em suas garantias de cumprimento, apresenta contradições e desafios diversos, dentre os quais, a compreensão de sua necessidade na construção da cidadania e no respeito e preservação da diferença que demarca o convívio social e humano. Recorte do resultado da pesquisa “Diversidade, Educação e Religião: narrativas e (auto) biografias”, este artigo tem por objetivo apresentar as dificuldades em compreender a diversidade na prática escolar do ensino religioso. A metodologia foi definida nos marcos do método fenomenológico, da abordagem qualitativa, da pesquisa exploratória, bibliográfica e empírica. Foram constatadas dificuldades na compreensão da pluralidade religiosa como categoria fundante desse ensino. Conclui-se que os caminhos surgem de percepções equivocadas dos docentes, sendo necessário um repensar coletivo das práticas docentes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/8243
10.18224/cam.v18i5.8243
url https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/8243
identifier_str_mv 10.18224/cam.v18i5.8243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/8243/4974
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Raimundo Márcio Mota de Castro, JOSÉ MARIA BALDINO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Raimundo Márcio Mota de Castro, JOSÉ MARIA BALDINO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos - Journal of Religion Sciences; Vol. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 95-116
Caminhos - Revista Ciencias Religiosas; Vol. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 95-116
Caminhos - Rivista di Scienze Religiose; V. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 95-116
Caminhos - Revista de Ciências da Religião; v. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 95-116
1983-778X
10.18224/cam.v18.n5.2020
reponame:Caminhos (Goiânia. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Caminhos (Goiânia. Online)
collection Caminhos (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Caminhos (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv keilamatos.puc@gmail.com
_version_ 1796797349917360128