ENSINO RELIGIOSO E DIVERSIDADE: CAMINHOS NA VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES NAS PRÁTICAS ESCOLARES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caminhos (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/8243 |
Resumo: | O Ensino Religioso Escolar, apesar de estar contemplado nas leis educacionais que regem a educação brasileira, em suas garantias de cumprimento, apresenta contradições e desafios diversos, dentre os quais, a compreensão de sua necessidade na construção da cidadania e no respeito e preservação da diferença que demarca o convívio social e humano. Recorte do resultado da pesquisa “Diversidade, Educação e Religião: narrativas e (auto) biografias”, este artigo tem por objetivo apresentar as dificuldades em compreender a diversidade na prática escolar do ensino religioso. A metodologia foi definida nos marcos do método fenomenológico, da abordagem qualitativa, da pesquisa exploratória, bibliográfica e empírica. Foram constatadas dificuldades na compreensão da pluralidade religiosa como categoria fundante desse ensino. Conclui-se que os caminhos surgem de percepções equivocadas dos docentes, sendo necessário um repensar coletivo das práticas docentes. |
id |
PUC_GO-2_5ca7583cdfcc03d84a0f1140fcc6c0ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/8243 |
network_acronym_str |
PUC_GO-2 |
network_name_str |
Caminhos (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO RELIGIOSO E DIVERSIDADE: CAMINHOS NA VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES NAS PRÁTICAS ESCOLARESEducação Escolar. Ensino Religioso. Diversidade. Pluralidade Religiosa.Ensino religioso e diversidadeO Ensino Religioso Escolar, apesar de estar contemplado nas leis educacionais que regem a educação brasileira, em suas garantias de cumprimento, apresenta contradições e desafios diversos, dentre os quais, a compreensão de sua necessidade na construção da cidadania e no respeito e preservação da diferença que demarca o convívio social e humano. Recorte do resultado da pesquisa “Diversidade, Educação e Religião: narrativas e (auto) biografias”, este artigo tem por objetivo apresentar as dificuldades em compreender a diversidade na prática escolar do ensino religioso. A metodologia foi definida nos marcos do método fenomenológico, da abordagem qualitativa, da pesquisa exploratória, bibliográfica e empírica. Foram constatadas dificuldades na compreensão da pluralidade religiosa como categoria fundante desse ensino. Conclui-se que os caminhos surgem de percepções equivocadas dos docentes, sendo necessário um repensar coletivo das práticas docentes.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2021-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/824310.18224/cam.v18i5.8243Caminhos - Journal of Religion Sciences; Vol. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 95-116Caminhos - Revista Ciencias Religiosas; Vol. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 95-116Caminhos - Rivista di Scienze Religiose; V. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 95-116Caminhos - Revista de Ciências da Religião; v. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 95-1161983-778X10.18224/cam.v18.n5.2020reponame:Caminhos (Goiânia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/8243/4974Copyright (c) 2021 Raimundo Márcio Mota de Castro, JOSÉ MARIA BALDINOinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Raimundo Márcio Mota deBaldino, José Maria2021-02-02T09:36:15Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/8243Revistahttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/indexPUBhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/oaikeilamatos.puc@gmail.com1983-778X1678-3034opendoar:2021-02-02T09:36:15Caminhos (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO RELIGIOSO E DIVERSIDADE: CAMINHOS NA VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES NAS PRÁTICAS ESCOLARES |
title |
ENSINO RELIGIOSO E DIVERSIDADE: CAMINHOS NA VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES NAS PRÁTICAS ESCOLARES |
spellingShingle |
ENSINO RELIGIOSO E DIVERSIDADE: CAMINHOS NA VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES NAS PRÁTICAS ESCOLARES Castro, Raimundo Márcio Mota de Educação Escolar. Ensino Religioso. Diversidade. Pluralidade Religiosa. Ensino religioso e diversidade |
title_short |
ENSINO RELIGIOSO E DIVERSIDADE: CAMINHOS NA VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES NAS PRÁTICAS ESCOLARES |
title_full |
ENSINO RELIGIOSO E DIVERSIDADE: CAMINHOS NA VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES NAS PRÁTICAS ESCOLARES |
title_fullStr |
ENSINO RELIGIOSO E DIVERSIDADE: CAMINHOS NA VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES NAS PRÁTICAS ESCOLARES |
title_full_unstemmed |
ENSINO RELIGIOSO E DIVERSIDADE: CAMINHOS NA VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES NAS PRÁTICAS ESCOLARES |
title_sort |
ENSINO RELIGIOSO E DIVERSIDADE: CAMINHOS NA VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES NAS PRÁTICAS ESCOLARES |
author |
Castro, Raimundo Márcio Mota de |
author_facet |
Castro, Raimundo Márcio Mota de Baldino, José Maria |
author_role |
author |
author2 |
Baldino, José Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Raimundo Márcio Mota de Baldino, José Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Escolar. Ensino Religioso. Diversidade. Pluralidade Religiosa. Ensino religioso e diversidade |
topic |
Educação Escolar. Ensino Religioso. Diversidade. Pluralidade Religiosa. Ensino religioso e diversidade |
description |
O Ensino Religioso Escolar, apesar de estar contemplado nas leis educacionais que regem a educação brasileira, em suas garantias de cumprimento, apresenta contradições e desafios diversos, dentre os quais, a compreensão de sua necessidade na construção da cidadania e no respeito e preservação da diferença que demarca o convívio social e humano. Recorte do resultado da pesquisa “Diversidade, Educação e Religião: narrativas e (auto) biografias”, este artigo tem por objetivo apresentar as dificuldades em compreender a diversidade na prática escolar do ensino religioso. A metodologia foi definida nos marcos do método fenomenológico, da abordagem qualitativa, da pesquisa exploratória, bibliográfica e empírica. Foram constatadas dificuldades na compreensão da pluralidade religiosa como categoria fundante desse ensino. Conclui-se que os caminhos surgem de percepções equivocadas dos docentes, sendo necessário um repensar coletivo das práticas docentes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/8243 10.18224/cam.v18i5.8243 |
url |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/8243 |
identifier_str_mv |
10.18224/cam.v18i5.8243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/8243/4974 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Raimundo Márcio Mota de Castro, JOSÉ MARIA BALDINO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Raimundo Márcio Mota de Castro, JOSÉ MARIA BALDINO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caminhos - Journal of Religion Sciences; Vol. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 95-116 Caminhos - Revista Ciencias Religiosas; Vol. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 95-116 Caminhos - Rivista di Scienze Religiose; V. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 95-116 Caminhos - Revista de Ciências da Religião; v. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 95-116 1983-778X 10.18224/cam.v18.n5.2020 reponame:Caminhos (Goiânia. Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Caminhos (Goiânia. Online) |
collection |
Caminhos (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Caminhos (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
keilamatos.puc@gmail.com |
_version_ |
1796797349917360128 |