‘NÃO FICARÁ PEDRA SOBRE PEDRA’: ABANDONO DO TEMPLO E JUÍZO EM TEXTOS RELIGIOSOS ANTIGOS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caminhos (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/8511 |
Resumo: | Os pronunciamentos de juízo no evangelho de Mateus contra a Jerusalém do primeiro século se constituem numa previsão da queda da cidade devido ao abandono do templo por parte do Messias rejeitado. A narrativa de Mateus se acha entrecruzada por outras narrativas antigas, incluído os profetas, nas quais a saída da glória de Deus do templo o torna vulnerável aos inimigos. Essa percepção requer que o texto do evangelho seja lido à luz da rede de intertextos nele entretecida. Este artigo emprega uma metodologia de exegese intertextual, com base no conceito de texto e semiosfera, da Semiótica da Cultura, com o objetivo de mostrar que a entrada e saída de Jesus do templo de Jerusalém na narrativa de Mateus se constitui numa previsão da queda da nação construída a partir de fragmentos de textos de juízos anteriores. A saída e o abandono do templo pela divindade são também vistos neste artigo como uma forma narrativa disseminada nas culturas do antigo Mediterrâneo, as quais viam esse ato como prenúncio de juízos e maldições sobre a cidade e a comunidade desse templo abandonado pelo respectivo deus. |
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‘NÃO FICARÁ PEDRA SOBRE PEDRA’: ABANDONO DO TEMPLO E JUÍZO EM TEXTOS RELIGIOSOS ANTIGOSJuízoAbandono do temploSemiosferaIntertextualidade.Juízo em MateusOs pronunciamentos de juízo no evangelho de Mateus contra a Jerusalém do primeiro século se constituem numa previsão da queda da cidade devido ao abandono do templo por parte do Messias rejeitado. A narrativa de Mateus se acha entrecruzada por outras narrativas antigas, incluído os profetas, nas quais a saída da glória de Deus do templo o torna vulnerável aos inimigos. Essa percepção requer que o texto do evangelho seja lido à luz da rede de intertextos nele entretecida. Este artigo emprega uma metodologia de exegese intertextual, com base no conceito de texto e semiosfera, da Semiótica da Cultura, com o objetivo de mostrar que a entrada e saída de Jesus do templo de Jerusalém na narrativa de Mateus se constitui numa previsão da queda da nação construída a partir de fragmentos de textos de juízos anteriores. A saída e o abandono do templo pela divindade são também vistos neste artigo como uma forma narrativa disseminada nas culturas do antigo Mediterrâneo, as quais viam esse ato como prenúncio de juízos e maldições sobre a cidade e a comunidade desse templo abandonado pelo respectivo deus.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2021-04-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/851110.18224/cam.v19i1.8511Caminhos - Journal of Religion Sciences; Vol. 19 No. 1 (2021): Expressões das Religiões, Religiosidade e Espiritualidades na Pan-Amazonia; 176-193Caminhos - Revista Ciencias Religiosas; Vol. 19 Núm. 1 (2021): Expressões das Religiões, Religiosidade e Espiritualidades na Pan-Amazonia; 176-193Caminhos - Rivista di Scienze Religiose; V. 19 N. 1 (2021): Expressões das Religiões, Religiosidade e Espiritualidades na Pan-Amazonia; 176-193Caminhos - Revista de Ciências da Religião; v. 19 n. 1 (2021): Expressões das Religiões, Religiosidade e Espiritualidades na Pan-Amazonia; 176-1931983-778X10.18224/cam.v19.n1.2021reponame:Caminhos (Goiânia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/8511/5137Copyright (c) 2021 Vanderlei Dornelesinfo:eu-repo/semantics/openAccessDorneles, Vanderlei2021-04-20T15:06:44Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/8511Revistahttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/indexPUBhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/oaikeilamatos.puc@gmail.com1983-778X1678-3034opendoar:2021-04-20T15:06:44Caminhos (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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