ENSINO RELIGIOSO LAICO: UM OLHAR COMPLEXO E TRANSDISCIPLINAR
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caminhos (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/6945 |
Resumo: | O presente ensaio aborda questões epistemológicas do Ensino Religioso no Brasil tendo como aporte teórico o paradigma da complexidade de Edgar Morin e a abordagem transdisciplinar. Até o presente o Ensino Religioso público é tratado de modo ambíguo pelos sistemas de ensino do país, atuando tanto para a formação geral do cidadão quanto para a filiação religiosa de Igrejas. Tal situação torna a disciplina frágil e vulnerável à crítica por parte daqueles que defendem o estatuto do Estado laico e o ensino positivista. Entretanto, parece-nos que não se trata de excluir o ensino sobre a religião de dentro da escola, mas de contornar os seus limites através de novos paradigmas. Desta forma, acreditamos que a emergência do paradigma de complexidade e a abordagem transdisciplinar na educação podem ajudar o Ensino Religioso a redimensionar os seus limites e a sua prática em vista do ensino laico e o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil. LAY RELIGIOUS TEACHING: A COMPLEX AND TRANSDISCIPLINARY LOOK This essay addresses epistemological issues of religious education in Brazil with theoretical contribution of the paradigm of complexity of Edgar Morin and the transdisciplinary approach. Til up to date the public religious education is treated so ambiguous by the education systems of the country, acting both for general formation of citizens as to the religious affiliation of churches. Such a situation makes the discipline fragile and vulnerable to criticism from those who argue for the status of the secular State and the positivist school. However, it seems to us that this is not to exclude the teaching about religion in school, but to go round its limits through new paradigms. In this way, we believe that the emergence of the paradigm of complexity and the transdisciplinary approach in education can help the Religious Teaching to give another dimension to its limits and practice in order of lay Teaching and respect to the cultural and religious diversity in Brazil. |
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ENSINO RELIGIOSO LAICO: UM OLHAR COMPLEXO E TRANSDISCIPLINAREnsino Religioso. Complexidade. Transdisciplinaridade. Secularismo. Terceiro incluído. Religious education. Complexity. Transdisciplinarity. Secularism. Third included.Ensino ReligiosoO presente ensaio aborda questões epistemológicas do Ensino Religioso no Brasil tendo como aporte teórico o paradigma da complexidade de Edgar Morin e a abordagem transdisciplinar. Até o presente o Ensino Religioso público é tratado de modo ambíguo pelos sistemas de ensino do país, atuando tanto para a formação geral do cidadão quanto para a filiação religiosa de Igrejas. Tal situação torna a disciplina frágil e vulnerável à crítica por parte daqueles que defendem o estatuto do Estado laico e o ensino positivista. Entretanto, parece-nos que não se trata de excluir o ensino sobre a religião de dentro da escola, mas de contornar os seus limites através de novos paradigmas. Desta forma, acreditamos que a emergência do paradigma de complexidade e a abordagem transdisciplinar na educação podem ajudar o Ensino Religioso a redimensionar os seus limites e a sua prática em vista do ensino laico e o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil. LAY RELIGIOUS TEACHING: A COMPLEX AND TRANSDISCIPLINARY LOOK This essay addresses epistemological issues of religious education in Brazil with theoretical contribution of the paradigm of complexity of Edgar Morin and the transdisciplinary approach. Til up to date the public religious education is treated so ambiguous by the education systems of the country, acting both for general formation of citizens as to the religious affiliation of churches. Such a situation makes the discipline fragile and vulnerable to criticism from those who argue for the status of the secular State and the positivist school. However, it seems to us that this is not to exclude the teaching about religion in school, but to go round its limits through new paradigms. In this way, we believe that the emergence of the paradigm of complexity and the transdisciplinary approach in education can help the Religious Teaching to give another dimension to its limits and practice in order of lay Teaching and respect to the cultural and religious diversity in Brazil.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2019-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/694510.18224/cam.v17i1.6945Caminhos - Journal of Religion Sciences; Vol. 17 (2019): Espiritualidades; 296-312Caminhos - Revista Ciencias Religiosas; Vol. 17 (2019): Espiritualidades; 296-312Caminhos - Rivista di Scienze Religiose; V. 17 (2019): Espiritualidades; 296-312Caminhos - Revista de Ciências da Religião; v. 17 (2019): Espiritualidades; 296-3121983-778X10.18224/cam.v17.n1.2019reponame:Caminhos (Goiânia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/6945/3989https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/6945/5987https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/6945/5988Copyright (c) 2019 Gilbraz de Souza Aragão, Cícero Lopes Silva, Luiz Alencar Libórioinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Cícero LopesAragão, Gilbraz de SouzaLibório, Luiz Alencar2019-05-17T16:35:07Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/6945Revistahttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/indexPUBhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/oaikeilamatos.puc@gmail.com1983-778X1678-3034opendoar:2019-05-17T16:35:07Caminhos (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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