ETHNO-RELIGIOUS MOVEMENTS CHALLENGING THE SECULAR STATE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pace, Vincenzo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Caminhos (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/7578
Resumo: Os movimentos fundamentalistas religiosos agem em nome e em defesa de uma verdade transcendental. Eles consideram o Estado secular como seu principal inimigo, porque este afirma legitimar seu poder independentemente da legitimação religiosa. Tais movimentos, ao contrário, consideram sua religião como o repositório da verdade absoluta e fonte última de legitimidade das leis humanas. Daí o paradoxo de suas formas de pensar e agir socialmente: são pós-seculares, mas, ao mesmo tempo, lutam para transformar seus princípios religiosos em categorias políticas. Depois de examinar dois casos empíricos de movimentos fundamentalistas étnico-religiosos (a Buddhist Power Force-BBS no Sri Lanka e o movimento Hindutva na Índia), podemos fazer algumas observações conclusivas sobre os desafios teóricos e metodológicos que esses movimentos trazem para a sociologia da religião. Pensamos que, em ambos os casos, estamos lidando com movimentos coletivos que parecem ser capazes de desafiar e minar o modelo do estado secular.
id PUC_GO-2_e3647a7603b0d19a7715cde00dec3f73
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/7578
network_acronym_str PUC_GO-2
network_name_str Caminhos (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling ETHNO-RELIGIOUS MOVEMENTS CHALLENGING THE SECULAR STATEFundamentalismo religiosoPolíticaReligiãoNacionalismoEstadoSociologia da ReligiãoOs movimentos fundamentalistas religiosos agem em nome e em defesa de uma verdade transcendental. Eles consideram o Estado secular como seu principal inimigo, porque este afirma legitimar seu poder independentemente da legitimação religiosa. Tais movimentos, ao contrário, consideram sua religião como o repositório da verdade absoluta e fonte última de legitimidade das leis humanas. Daí o paradoxo de suas formas de pensar e agir socialmente: são pós-seculares, mas, ao mesmo tempo, lutam para transformar seus princípios religiosos em categorias políticas. Depois de examinar dois casos empíricos de movimentos fundamentalistas étnico-religiosos (a Buddhist Power Force-BBS no Sri Lanka e o movimento Hindutva na Índia), podemos fazer algumas observações conclusivas sobre os desafios teóricos e metodológicos que esses movimentos trazem para a sociologia da religião. Pensamos que, em ambos os casos, estamos lidando com movimentos coletivos que parecem ser capazes de desafiar e minar o modelo do estado secular.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2019-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/757810.18224/cam.v17i4.7578Caminhos - Journal of Religion Sciences; Vol. 17 (2019): Especial: Religião na Política; 8-29Caminhos - Revista Ciencias Religiosas; Vol. 17 (2019): Especial: Religião na Política; 8-29Caminhos - Rivista di Scienze Religiose; V. 17 (2019): Especial: Religião na Política; 8-29Caminhos - Revista de Ciências da Religião; v. 17 (2019): Especial: Religião na Política; 8-291983-778X10.18224/cam.v17.n4.2019reponame:Caminhos (Goiânia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOenghttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/7578/4266Copyright (c) 2019 Vincenzo Paceinfo:eu-repo/semantics/openAccessPace, Vincenzo2019-12-13T12:56:57Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/7578Revistahttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/indexPUBhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/oaikeilamatos.puc@gmail.com1983-778X1678-3034opendoar:2019-12-13T12:56:57Caminhos (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv ETHNO-RELIGIOUS MOVEMENTS CHALLENGING THE SECULAR STATE
title ETHNO-RELIGIOUS MOVEMENTS CHALLENGING THE SECULAR STATE
spellingShingle ETHNO-RELIGIOUS MOVEMENTS CHALLENGING THE SECULAR STATE
Pace, Vincenzo
Fundamentalismo religioso
Política
Religião
Nacionalismo
Estado
Sociologia da Religião
title_short ETHNO-RELIGIOUS MOVEMENTS CHALLENGING THE SECULAR STATE
title_full ETHNO-RELIGIOUS MOVEMENTS CHALLENGING THE SECULAR STATE
title_fullStr ETHNO-RELIGIOUS MOVEMENTS CHALLENGING THE SECULAR STATE
title_full_unstemmed ETHNO-RELIGIOUS MOVEMENTS CHALLENGING THE SECULAR STATE
title_sort ETHNO-RELIGIOUS MOVEMENTS CHALLENGING THE SECULAR STATE
author Pace, Vincenzo
author_facet Pace, Vincenzo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pace, Vincenzo
dc.subject.por.fl_str_mv Fundamentalismo religioso
Política
Religião
Nacionalismo
Estado
Sociologia da Religião
topic Fundamentalismo religioso
Política
Religião
Nacionalismo
Estado
Sociologia da Religião
description Os movimentos fundamentalistas religiosos agem em nome e em defesa de uma verdade transcendental. Eles consideram o Estado secular como seu principal inimigo, porque este afirma legitimar seu poder independentemente da legitimação religiosa. Tais movimentos, ao contrário, consideram sua religião como o repositório da verdade absoluta e fonte última de legitimidade das leis humanas. Daí o paradoxo de suas formas de pensar e agir socialmente: são pós-seculares, mas, ao mesmo tempo, lutam para transformar seus princípios religiosos em categorias políticas. Depois de examinar dois casos empíricos de movimentos fundamentalistas étnico-religiosos (a Buddhist Power Force-BBS no Sri Lanka e o movimento Hindutva na Índia), podemos fazer algumas observações conclusivas sobre os desafios teóricos e metodológicos que esses movimentos trazem para a sociologia da religião. Pensamos que, em ambos os casos, estamos lidando com movimentos coletivos que parecem ser capazes de desafiar e minar o modelo do estado secular.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/7578
10.18224/cam.v17i4.7578
url https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/7578
identifier_str_mv 10.18224/cam.v17i4.7578
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/7578/4266
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Vincenzo Pace
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Vincenzo Pace
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos - Journal of Religion Sciences; Vol. 17 (2019): Especial: Religião na Política; 8-29
Caminhos - Revista Ciencias Religiosas; Vol. 17 (2019): Especial: Religião na Política; 8-29
Caminhos - Rivista di Scienze Religiose; V. 17 (2019): Especial: Religião na Política; 8-29
Caminhos - Revista de Ciências da Religião; v. 17 (2019): Especial: Religião na Política; 8-29
1983-778X
10.18224/cam.v17.n4.2019
reponame:Caminhos (Goiânia. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Caminhos (Goiânia. Online)
collection Caminhos (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Caminhos (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv keilamatos.puc@gmail.com
_version_ 1796797349388877824