A VIRGEM MARIA NAS MANIFESTAÇÕES SINCRETISTAS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caminhos (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/9090 |
Resumo: | A maioria dos escravos traficados para o Brasil praticava as crenças tradicionais, e criariam artifícios para conservá-las. Na concepção da realidade que tinham, a fé era sentida não como um “aspecto”, e sim como uma realidade norteadora nas suas mais diversas manifestações. Também na América isso se manteve pela transmissão oral, fundamentada na memória milenar, possibilitando a reprodução dos valores ancestrais em outro espaço sócio-religioso. Como, porém, as crenças não eram uniformes, e isso fica evidente pela enumeração das etnias trazidas, no processo de reconstrução, cada uma delas desenvolveria características específicas. Era nesse ponto que a piedade mariana tinha uma importância crucial como atração, dado seu enorme apelo festivo e sentimental. Disso, resultou toda uma gama de manifestações “hibridas” de culto, que sobreviveram aos tempos, estando, ainda hoje, presentes, nas mais variadas formas, em todas as regiões do Brasil. |
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A VIRGEM MARIA NAS MANIFESTAÇÕES SINCRETISTASSincretismoVirgem MariaNegrosAfricanosSociedadeReligião e IntervençãoDiálogosTensões e ProposiçõesA maioria dos escravos traficados para o Brasil praticava as crenças tradicionais, e criariam artifícios para conservá-las. Na concepção da realidade que tinham, a fé era sentida não como um “aspecto”, e sim como uma realidade norteadora nas suas mais diversas manifestações. Também na América isso se manteve pela transmissão oral, fundamentada na memória milenar, possibilitando a reprodução dos valores ancestrais em outro espaço sócio-religioso. Como, porém, as crenças não eram uniformes, e isso fica evidente pela enumeração das etnias trazidas, no processo de reconstrução, cada uma delas desenvolveria características específicas. Era nesse ponto que a piedade mariana tinha uma importância crucial como atração, dado seu enorme apelo festivo e sentimental. Disso, resultou toda uma gama de manifestações “hibridas” de culto, que sobreviveram aos tempos, estando, ainda hoje, presentes, nas mais variadas formas, em todas as regiões do Brasil.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2021-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/909010.18224/cam.v19i3.9090Caminhos - Journal of Religion Sciences; Vol. 19 No. 3 (2021): Sociedade, Religião e Intervenção; 576-590Caminhos - Revista Ciencias Religiosas; Vol. 19 Núm. 3 (2021): Sociedade, Religião e Intervenção; 576-590Caminhos - Rivista di Scienze Religiose; V. 19 N. 3 (2021): Sociedade, Religião e Intervenção; 576-590Caminhos - Revista de Ciências da Religião; v. 19 n. 3 (2021): Sociedade, Religião e Intervenção; 576-5901983-778X10.18224/cam.v19.n3.2021reponame:Caminhos (Goiânia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/9090/5376Copyright (c) 2021 Fábio Luiz Ribeiro, Dilermando Ramos Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Fábio LuizVieira, Dilermando Ramos2021-12-22T10:16:59Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/9090Revistahttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/indexPUBhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/oaikeilamatos.puc@gmail.com1983-778X1678-3034opendoar:2021-12-22T10:16:59Caminhos (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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