TURISMO E MERCADO DIGITAL: PREFERÊNCIAS DOS CONSUMIDORES DE SALVADOR QUANTO À ESCOLHA DO CANAL DE COMPRA DE SERVIÇOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Lorraine da Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Spinola, Carolina de Andrade, de Souza, Laumar Neves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Baru - Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanos
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/baru/article/view/e8571
Resumo: Os efeitos do processo de globalização sobre as dinâmicas econômica e sociocultural da sociedade têm sido potencializados com o avanço das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) e da Internet. Na atividade turística, o advento e popularização das plataformas digitais de comercialização de pacotes de viagens tem influenciado o comportamento de compra dos consumidores e exigido das agências convencionais a adoção de estratégias alternativas de adaptação a este novo cenário. O presente artigo pretende investigar em que medida essas mudanças têm se manifestado entre os moradores de Salvador e identificar os principais fatores que interferem em suas escolhas. Para tanto, a revisão de literatura partiu de estudos que envolvem os elementos como agência de viagens e as OTA’s (Online Travel Agencies), construído a partir do advento das novas TICs e realizou-se uma pesquisa de levantamento mediante a aplicação de questionários estruturados junto aos consumidores de viagens residentes na Cidade. Como conclusão identificou-se que a maioria dos entrevistados recorre exclusivamente às agências online para adquirir os serviços turísticos e os principais fatores que determinam essa escolha são a procura por agilidade, preço e praticidade, em especial dentre o público mais jovem.
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