COMPREENSÃO DO HIATO NA AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO EM MUNICÍPIOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes de Barros, Manoel Joaquim
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lyrio, Luzinete Barbosa, Menezes, Ana Maria Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Baru - Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanos
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/baru/article/view/7866
Resumo: Este estudo reflete sobre a política da alfabetização e o resultado da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) dos municípios de Sobral (CE) e Santo Antônio de Jesus (BA). Desta forma, a problemática identifica os elementos que favorecem a efetivação da política de alfabetização, assegurando a aprendizagem das crianças. Primeiro, faz-se uma breve incursão histórica sobre a política educacional de alfabetização, especificamente, do Brasil e em seguida apresenta-se o cenário dos resultados da ANA e do Índice de Desenvolvimento Básico (IDEB) de ambos os municípios. Optou-se pela pesquisa exploratória, pois será feito uma interpretação dos dados dos indicadores da educação básica. Os resultados mostram os pontos concernentes para a melhoria da qualidade da educação nos municípios estudados, a partir dos resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização.
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