Herbart e i Bei-Humanismo: Contribuições e perspectivas para a educação contemporânea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/65-78 |
Resumo: | Resumo: o artigo discorre acerca de contribuições de Johann Herbart para a história da educação e discute a relevância de elementos de sua filosofia, que se apresentam ainda significativos na educação contemporânea. Primeiramente, é destacada a pormenorização da instrução educativa, assentada em pressupostos psicológicos, bem como sua herança pedagógica e digressões; a seguir, discute-se a vinculação instrução educativa - fins da educação, compreendendo-a no contexto político e educacional da Alemanha desde a transição do século XVIII para o XIX e na relação com a filosofia neo-humanista. Por fim, apresentam-se as reflexões sobre o legado neo-humanista para a educação contemporânea; discute-se, especialmente, a importância do resgate de alguns de seus princípios, sobretudo quanto à dimensão estética na formação de professores. Palavras-chave: Herbart. Pedagogia alemã. Humanismo. Estética. |
id |
PUC_GO-4_03414812561c6544c8f1c285ab85668c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2772 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
repository_id_str |
|
spelling |
Herbart e i Bei-Humanismo: Contribuições e perspectivas para a educação contemporâneaResumo: o artigo discorre acerca de contribuições de Johann Herbart para a história da educação e discute a relevância de elementos de sua filosofia, que se apresentam ainda significativos na educação contemporânea. Primeiramente, é destacada a pormenorização da instrução educativa, assentada em pressupostos psicológicos, bem como sua herança pedagógica e digressões; a seguir, discute-se a vinculação instrução educativa - fins da educação, compreendendo-a no contexto político e educacional da Alemanha desde a transição do século XVIII para o XIX e na relação com a filosofia neo-humanista. Por fim, apresentam-se as reflexões sobre o legado neo-humanista para a educação contemporânea; discute-se, especialmente, a importância do resgate de alguns de seus princípios, sobretudo quanto à dimensão estética na formação de professores. Palavras-chave: Herbart. Pedagogia alemã. Humanismo. Estética.EDITORA DA PUC GOIÁS2013-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/65-7810.18224/educ.v16i1.2772Revista Educativa - Revista de Educação; v. 16, n. 1 (2013)1983-77711415-049210.18224/educ.v16i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/65-78/1694de Freitas, Ana Beatriz Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-09-27T17:39:05ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
Herbart e i Bei-Humanismo: Contribuições e perspectivas para a educação contemporânea |
title |
Herbart e i Bei-Humanismo: Contribuições e perspectivas para a educação contemporânea |
spellingShingle |
Herbart e i Bei-Humanismo: Contribuições e perspectivas para a educação contemporânea de Freitas, Ana Beatriz Machado |
title_short |
Herbart e i Bei-Humanismo: Contribuições e perspectivas para a educação contemporânea |
title_full |
Herbart e i Bei-Humanismo: Contribuições e perspectivas para a educação contemporânea |
title_fullStr |
Herbart e i Bei-Humanismo: Contribuições e perspectivas para a educação contemporânea |
title_full_unstemmed |
Herbart e i Bei-Humanismo: Contribuições e perspectivas para a educação contemporânea |
title_sort |
Herbart e i Bei-Humanismo: Contribuições e perspectivas para a educação contemporânea |
author |
de Freitas, Ana Beatriz Machado |
author_facet |
de Freitas, Ana Beatriz Machado |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Freitas, Ana Beatriz Machado |
description |
Resumo: o artigo discorre acerca de contribuições de Johann Herbart para a história da educação e discute a relevância de elementos de sua filosofia, que se apresentam ainda significativos na educação contemporânea. Primeiramente, é destacada a pormenorização da instrução educativa, assentada em pressupostos psicológicos, bem como sua herança pedagógica e digressões; a seguir, discute-se a vinculação instrução educativa - fins da educação, compreendendo-a no contexto político e educacional da Alemanha desde a transição do século XVIII para o XIX e na relação com a filosofia neo-humanista. Por fim, apresentam-se as reflexões sobre o legado neo-humanista para a educação contemporânea; discute-se, especialmente, a importância do resgate de alguns de seus princípios, sobretudo quanto à dimensão estética na formação de professores. Palavras-chave: Herbart. Pedagogia alemã. Humanismo. Estética. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/65-78 10.18224/educ.v16i1.2772 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/65-78 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v16i1.2772 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/65-78/1694 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 16, n. 1 (2013) 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v16i1 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798319660314132480 |