Herbart e i Bei-Humanismo: Contribuições e perspectivas para a educação contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Freitas, Ana Beatriz Machado
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/65-78
Resumo: Resumo: o artigo discorre acerca de contribuições de Johann Herbart para a história da educação e discute a relevância de elementos de sua filosofia, que se apresentam ainda significativos na educação contemporânea. Primeiramente, é destacada a pormenorização da instrução educativa, assentada em pressupostos psicológicos, bem como sua herança pedagógica e digressões; a seguir, discute-se a vinculação instrução educativa - fins da educação, compreendendo-a no contexto político e educacional da Alemanha desde a transição do século XVIII para o XIX e na relação com a filosofia neo-humanista. Por fim, apresentam-se as reflexões sobre o legado neo-humanista para a educação contemporânea; discute-se, especialmente, a importância do resgate de alguns de seus princípios, sobretudo quanto à dimensão estética na formação de professores. Palavras-chave: Herbart. Pedagogia alemã. Humanismo. Estética.
id PUC_GO-4_03414812561c6544c8f1c285ab85668c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2772
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling Herbart e i Bei-Humanismo: Contribuições e perspectivas para a educação contemporâneaResumo: o artigo discorre acerca de contribuições de Johann Herbart para a história da educação e discute a relevância de elementos de sua filosofia, que se apresentam ainda significativos na educação contemporânea. Primeiramente, é destacada a pormenorização da instrução educativa, assentada em pressupostos psicológicos, bem como sua herança pedagógica e digressões; a seguir, discute-se a vinculação instrução educativa - fins da educação, compreendendo-a no contexto político e educacional da Alemanha desde a transição do século XVIII para o XIX e na relação com a filosofia neo-humanista. Por fim, apresentam-se as reflexões sobre o legado neo-humanista para a educação contemporânea; discute-se, especialmente, a importância do resgate de alguns de seus princípios, sobretudo quanto à dimensão estética na formação de professores. Palavras-chave: Herbart. Pedagogia alemã. Humanismo. Estética.EDITORA DA PUC GOIÁS2013-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/65-7810.18224/educ.v16i1.2772Revista Educativa - Revista de Educação; v. 16, n. 1 (2013)1983-77711415-049210.18224/educ.v16i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/65-78/1694de Freitas, Ana Beatriz Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-09-27T17:39:05ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Herbart e i Bei-Humanismo: Contribuições e perspectivas para a educação contemporânea
title Herbart e i Bei-Humanismo: Contribuições e perspectivas para a educação contemporânea
spellingShingle Herbart e i Bei-Humanismo: Contribuições e perspectivas para a educação contemporânea
de Freitas, Ana Beatriz Machado
title_short Herbart e i Bei-Humanismo: Contribuições e perspectivas para a educação contemporânea
title_full Herbart e i Bei-Humanismo: Contribuições e perspectivas para a educação contemporânea
title_fullStr Herbart e i Bei-Humanismo: Contribuições e perspectivas para a educação contemporânea
title_full_unstemmed Herbart e i Bei-Humanismo: Contribuições e perspectivas para a educação contemporânea
title_sort Herbart e i Bei-Humanismo: Contribuições e perspectivas para a educação contemporânea
author de Freitas, Ana Beatriz Machado
author_facet de Freitas, Ana Beatriz Machado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Freitas, Ana Beatriz Machado
description Resumo: o artigo discorre acerca de contribuições de Johann Herbart para a história da educação e discute a relevância de elementos de sua filosofia, que se apresentam ainda significativos na educação contemporânea. Primeiramente, é destacada a pormenorização da instrução educativa, assentada em pressupostos psicológicos, bem como sua herança pedagógica e digressões; a seguir, discute-se a vinculação instrução educativa - fins da educação, compreendendo-a no contexto político e educacional da Alemanha desde a transição do século XVIII para o XIX e na relação com a filosofia neo-humanista. Por fim, apresentam-se as reflexões sobre o legado neo-humanista para a educação contemporânea; discute-se, especialmente, a importância do resgate de alguns de seus princípios, sobretudo quanto à dimensão estética na formação de professores. Palavras-chave: Herbart. Pedagogia alemã. Humanismo. Estética.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/65-78
10.18224/educ.v16i1.2772
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/65-78
identifier_str_mv 10.18224/educ.v16i1.2772
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/65-78/1694
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 16, n. 1 (2013)
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v16i1
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798319660314132480