IDENTIDADE DAS COORDENADORAS PEDAGÓGICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristina da Silva, Juliana
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Aquino Machado, Juliana, de Quadros da Silva, Louise, Fossatti, Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8175
Resumo: Esta pesquisa objetiva refletir sobre a visão das coordenadoras pedagógicas das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) da Rede Municipal de Ensino de Canoas (RMEC) do Rio Grande do Sul (RS), acerca de sua identidade. Para isso, realizamos um estudo de caso, de cunho qualitativo, com uso de pesquisa bibliográfica, instrumento de produção de dados e observação, com registro em diário de campo. A interpretação dos dados foi feita a partir da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Identificamos que as coordenadoras pedagógicas têm conhecimento de suas atribuições, que são baseadas no apoio docente e discente, no contexto da gestão pedagógica da escola. Como proposição, sugerimos a construção de um planejamento estratégico para auxiliar tal coordenação nas ações preventivas e numa formação permanente
id PUC_GO-4_10f0a6ce826e3a5b0d4157ac544565b6
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/8175
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling IDENTIDADE DAS COORDENADORAS PEDAGÓGICASEducação Básica. Gestão Escolar. Coordenação Pedagógica.Esta pesquisa objetiva refletir sobre a visão das coordenadoras pedagógicas das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) da Rede Municipal de Ensino de Canoas (RMEC) do Rio Grande do Sul (RS), acerca de sua identidade. Para isso, realizamos um estudo de caso, de cunho qualitativo, com uso de pesquisa bibliográfica, instrumento de produção de dados e observação, com registro em diário de campo. A interpretação dos dados foi feita a partir da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Identificamos que as coordenadoras pedagógicas têm conhecimento de suas atribuições, que são baseadas no apoio docente e discente, no contexto da gestão pedagógica da escola. Como proposição, sugerimos a construção de um planejamento estratégico para auxiliar tal coordenação nas ações preventivas e numa formação permanenteEditora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2021-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/817510.18224/educ.v24i1.8175Revista Educativa - Education Journal; Vol. 24 (2021); 23 páginasRevista Educativa - Revista de Educación; Vol. 24 (2021); 23 páginasRevista Educativa - Magazine éducatif; Vol. 24 (2021); 23 páginasRevista Educativa - Revista de Educação; v. 24 (2021); 23 páginas1983-777110.18224/educ.v24i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8175/5198Copyright (c) 2021 Juliana Cristina da Silva, Juliana Aquino Machado, Louise de Quadros da Silva, Paulo Fossattiinfo:eu-repo/semantics/openAccessCristina da Silva, JulianaAquino Machado, Julianade Quadros da Silva, LouiseFossatti, Paulo2022-04-11T15:25:32Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/8175Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativaONGhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai||educativa@pucgoias.edu.br1983-77711415-0492opendoar:2022-04-11T15:25:32Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv IDENTIDADE DAS COORDENADORAS PEDAGÓGICAS
title IDENTIDADE DAS COORDENADORAS PEDAGÓGICAS
spellingShingle IDENTIDADE DAS COORDENADORAS PEDAGÓGICAS
Cristina da Silva, Juliana
Educação Básica. Gestão Escolar. Coordenação Pedagógica.
title_short IDENTIDADE DAS COORDENADORAS PEDAGÓGICAS
title_full IDENTIDADE DAS COORDENADORAS PEDAGÓGICAS
title_fullStr IDENTIDADE DAS COORDENADORAS PEDAGÓGICAS
title_full_unstemmed IDENTIDADE DAS COORDENADORAS PEDAGÓGICAS
title_sort IDENTIDADE DAS COORDENADORAS PEDAGÓGICAS
author Cristina da Silva, Juliana
author_facet Cristina da Silva, Juliana
Aquino Machado, Juliana
de Quadros da Silva, Louise
Fossatti, Paulo
author_role author
author2 Aquino Machado, Juliana
de Quadros da Silva, Louise
Fossatti, Paulo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cristina da Silva, Juliana
Aquino Machado, Juliana
de Quadros da Silva, Louise
Fossatti, Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Básica. Gestão Escolar. Coordenação Pedagógica.
topic Educação Básica. Gestão Escolar. Coordenação Pedagógica.
description Esta pesquisa objetiva refletir sobre a visão das coordenadoras pedagógicas das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) da Rede Municipal de Ensino de Canoas (RMEC) do Rio Grande do Sul (RS), acerca de sua identidade. Para isso, realizamos um estudo de caso, de cunho qualitativo, com uso de pesquisa bibliográfica, instrumento de produção de dados e observação, com registro em diário de campo. A interpretação dos dados foi feita a partir da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Identificamos que as coordenadoras pedagógicas têm conhecimento de suas atribuições, que são baseadas no apoio docente e discente, no contexto da gestão pedagógica da escola. Como proposição, sugerimos a construção de um planejamento estratégico para auxiliar tal coordenação nas ações preventivas e numa formação permanente
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8175
10.18224/educ.v24i1.8175
url https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8175
identifier_str_mv 10.18224/educ.v24i1.8175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8175/5198
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Education Journal; Vol. 24 (2021); 23 páginas
Revista Educativa - Revista de Educación; Vol. 24 (2021); 23 páginas
Revista Educativa - Magazine éducatif; Vol. 24 (2021); 23 páginas
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 24 (2021); 23 páginas
1983-7771
10.18224/educ.v24i1
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv ||educativa@pucgoias.edu.br
_version_ 1798319659756290048