IDENTIDADE DAS COORDENADORAS PEDAGÓGICAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8175 |
Resumo: | Esta pesquisa objetiva refletir sobre a visão das coordenadoras pedagógicas das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) da Rede Municipal de Ensino de Canoas (RMEC) do Rio Grande do Sul (RS), acerca de sua identidade. Para isso, realizamos um estudo de caso, de cunho qualitativo, com uso de pesquisa bibliográfica, instrumento de produção de dados e observação, com registro em diário de campo. A interpretação dos dados foi feita a partir da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Identificamos que as coordenadoras pedagógicas têm conhecimento de suas atribuições, que são baseadas no apoio docente e discente, no contexto da gestão pedagógica da escola. Como proposição, sugerimos a construção de um planejamento estratégico para auxiliar tal coordenação nas ações preventivas e numa formação permanente |
id |
PUC_GO-4_bb63c58b2ed62679d6758fbf1188ece6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8175 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
repository_id_str |
|
spelling |
IDENTIDADE DAS COORDENADORAS PEDAGÓGICASEducaçãoEducação Básica. Gestão Escolar. Coordenação Pedagógica.Esta pesquisa objetiva refletir sobre a visão das coordenadoras pedagógicas das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) da Rede Municipal de Ensino de Canoas (RMEC) do Rio Grande do Sul (RS), acerca de sua identidade. Para isso, realizamos um estudo de caso, de cunho qualitativo, com uso de pesquisa bibliográfica, instrumento de produção de dados e observação, com registro em diário de campo. A interpretação dos dados foi feita a partir da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Identificamos que as coordenadoras pedagógicas têm conhecimento de suas atribuições, que são baseadas no apoio docente e discente, no contexto da gestão pedagógica da escola. Como proposição, sugerimos a construção de um planejamento estratégico para auxiliar tal coordenação nas ações preventivas e numa formação permanenteEDITORA DA PUC GOIÁSCristina da Silva, JulianaAquino Machado, Julianade Quadros da Silva, LouiseFossatti, Paulo2021-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/817510.18224/educ.v24i1.8175Revista Educativa - Revista de Educação; v. 24 (2021); 23 páginas1983-77711415-049210.18224/educ.v24i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8175/5198Direitos autorais 2021 Juliana Cristina da Silva, Juliana Aquino Machado, Louise de Quadros da Silva, Paulo Fossattiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-17T13:47:41ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
IDENTIDADE DAS COORDENADORAS PEDAGÓGICAS |
title |
IDENTIDADE DAS COORDENADORAS PEDAGÓGICAS |
spellingShingle |
IDENTIDADE DAS COORDENADORAS PEDAGÓGICAS Cristina da Silva, Juliana Educação Educação Básica. Gestão Escolar. Coordenação Pedagógica. |
title_short |
IDENTIDADE DAS COORDENADORAS PEDAGÓGICAS |
title_full |
IDENTIDADE DAS COORDENADORAS PEDAGÓGICAS |
title_fullStr |
IDENTIDADE DAS COORDENADORAS PEDAGÓGICAS |
title_full_unstemmed |
IDENTIDADE DAS COORDENADORAS PEDAGÓGICAS |
title_sort |
IDENTIDADE DAS COORDENADORAS PEDAGÓGICAS |
author |
Cristina da Silva, Juliana |
author_facet |
Cristina da Silva, Juliana Aquino Machado, Juliana de Quadros da Silva, Louise Fossatti, Paulo |
author_role |
author |
author2 |
Aquino Machado, Juliana de Quadros da Silva, Louise Fossatti, Paulo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cristina da Silva, Juliana Aquino Machado, Juliana de Quadros da Silva, Louise Fossatti, Paulo |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação Básica. Gestão Escolar. Coordenação Pedagógica. |
topic |
Educação Educação Básica. Gestão Escolar. Coordenação Pedagógica. |
description |
Esta pesquisa objetiva refletir sobre a visão das coordenadoras pedagógicas das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) da Rede Municipal de Ensino de Canoas (RMEC) do Rio Grande do Sul (RS), acerca de sua identidade. Para isso, realizamos um estudo de caso, de cunho qualitativo, com uso de pesquisa bibliográfica, instrumento de produção de dados e observação, com registro em diário de campo. A interpretação dos dados foi feita a partir da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Identificamos que as coordenadoras pedagógicas têm conhecimento de suas atribuições, que são baseadas no apoio docente e discente, no contexto da gestão pedagógica da escola. Como proposição, sugerimos a construção de um planejamento estratégico para auxiliar tal coordenação nas ações preventivas e numa formação permanente |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-10 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8175 10.18224/educ.v24i1.8175 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8175 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v24i1.8175 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8175/5198 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 24 (2021); 23 páginas 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v24i1 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798319661485391872 |