A Linguagem como Mediadora na Constituição da Memória e da Identidade na Infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Costa, Sônia Santana
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3090
Resumo: Resumo: nesse artigo procuro, a partir das obras de Vigotski, Luria, Pollak, Halbwachs, Bosi e outros, compreender o processo de constituição do sentimento de identidade na infância a partir, prioritariamente, das categorias linguagem, memória e identidade. Discuto ainda como a escola pode desenvolver atividades que contribuam para que o aluno apreenda de forma crítica e reflexiva o contexto em que está inserido e assim possa desenvolver de forma positiva seu sentimento de identidade e se perceber como sujeito que faz sua história e por meio dela se faz. Palavras-chave: Infânica. Identidade. Linguagem. Memória.
id PUC_GO-4_15c5b0486c0f3c2ae81ef7e084ab81a2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3090
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling A Linguagem como Mediadora na Constituição da Memória e da Identidade na InfânciaResumo: nesse artigo procuro, a partir das obras de Vigotski, Luria, Pollak, Halbwachs, Bosi e outros, compreender o processo de constituição do sentimento de identidade na infância a partir, prioritariamente, das categorias linguagem, memória e identidade. Discuto ainda como a escola pode desenvolver atividades que contribuam para que o aluno apreenda de forma crítica e reflexiva o contexto em que está inserido e assim possa desenvolver de forma positiva seu sentimento de identidade e se perceber como sujeito que faz sua história e por meio dela se faz. Palavras-chave: Infânica. Identidade. Linguagem. Memória.EDITORA DA PUC GOIÁS2014-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/309010.18224/educ.v16i2.3090Revista Educativa - Revista de Educação; v. 16, n. 2 (2013); 259-2701983-77711415-049210.18224/educ.v16i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3090/1879da Costa, Sônia Santanainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-13T12:34:04ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv A Linguagem como Mediadora na Constituição da Memória e da Identidade na Infância
title A Linguagem como Mediadora na Constituição da Memória e da Identidade na Infância
spellingShingle A Linguagem como Mediadora na Constituição da Memória e da Identidade na Infância
da Costa, Sônia Santana
title_short A Linguagem como Mediadora na Constituição da Memória e da Identidade na Infância
title_full A Linguagem como Mediadora na Constituição da Memória e da Identidade na Infância
title_fullStr A Linguagem como Mediadora na Constituição da Memória e da Identidade na Infância
title_full_unstemmed A Linguagem como Mediadora na Constituição da Memória e da Identidade na Infância
title_sort A Linguagem como Mediadora na Constituição da Memória e da Identidade na Infância
author da Costa, Sônia Santana
author_facet da Costa, Sônia Santana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Costa, Sônia Santana
description Resumo: nesse artigo procuro, a partir das obras de Vigotski, Luria, Pollak, Halbwachs, Bosi e outros, compreender o processo de constituição do sentimento de identidade na infância a partir, prioritariamente, das categorias linguagem, memória e identidade. Discuto ainda como a escola pode desenvolver atividades que contribuam para que o aluno apreenda de forma crítica e reflexiva o contexto em que está inserido e assim possa desenvolver de forma positiva seu sentimento de identidade e se perceber como sujeito que faz sua história e por meio dela se faz. Palavras-chave: Infânica. Identidade. Linguagem. Memória.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3090
10.18224/educ.v16i2.3090
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3090
identifier_str_mv 10.18224/educ.v16i2.3090
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3090/1879
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 16, n. 2 (2013); 259-270
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v16i2
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798319661430865920