A Linguagem como Mediadora na Constituição da Memória e da Identidade na Infância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3090 |
Resumo: | Resumo: nesse artigo procuro, a partir das obras de Vigotski, Luria, Pollak, Halbwachs, Bosi e outros, compreender o processo de constituição do sentimento de identidade na infância a partir, prioritariamente, das categorias linguagem, memória e identidade. Discuto ainda como a escola pode desenvolver atividades que contribuam para que o aluno apreenda de forma crítica e reflexiva o contexto em que está inserido e assim possa desenvolver de forma positiva seu sentimento de identidade e se perceber como sujeito que faz sua história e por meio dela se faz. Palavras-chave: Infânica. Identidade. Linguagem. Memória. |
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A Linguagem como Mediadora na Constituição da Memória e da Identidade na InfânciaResumo: nesse artigo procuro, a partir das obras de Vigotski, Luria, Pollak, Halbwachs, Bosi e outros, compreender o processo de constituição do sentimento de identidade na infância a partir, prioritariamente, das categorias linguagem, memória e identidade. Discuto ainda como a escola pode desenvolver atividades que contribuam para que o aluno apreenda de forma crítica e reflexiva o contexto em que está inserido e assim possa desenvolver de forma positiva seu sentimento de identidade e se perceber como sujeito que faz sua história e por meio dela se faz. Palavras-chave: Infânica. Identidade. Linguagem. Memória.EDITORA DA PUC GOIÁS2014-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/309010.18224/educ.v16i2.3090Revista Educativa - Revista de Educação; v. 16, n. 2 (2013); 259-2701983-77711415-049210.18224/educ.v16i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3090/1879da Costa, Sônia Santanainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-13T12:34:04ZRevista |
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