Teoria Crítica e Trabalho: método no estudo comparativo Brasil e Portugal da formação de profissionais da saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3959 |
Resumo: | Neste artigo explicita-se o método materialista histórico dialético. Objetiva-se realizar uma reflexão sobre o método e seus desdobramentos que orientaram uma investigação voltada para formação de profissionais da saúde, com ênfase na política de educação superior subjacente a dois estudos de casos: Curso de Medicina no Brasil e Curso de Medicina em Portugal. Da tessitura do referencial teórico acerca da teoria histórico-crítica e da categoria trabalho, assim como do estudo de casos emergiram as categorias: comunicação, emancipação, política e poder, dinâmica e gestão curriculares, práxis, trabalho e compromisso social. A tematização a respeito do método e a imersão na realidade da formação na área médica nos dois países revela a solidez das categorias analisadas, principalmente quanto aos afastamentos ou aproximações concernentes à: a) formação determinada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Medicina (Brasil) e pela adesão ao Processo de Bolonha (agenda neoliberal), em Portugal; b) inserção precoce ou não no mercado de trabalho do egresso do curso de Medicina de ambas instituições. Palavras Chave: Política Educacional; Método; Estudo Comparado; Formação Médica; Diretrizes Curriculares. |
id |
PUC_GO-4_1bf4d73b8e2de23accc679147f10ae16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3959 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
repository_id_str |
|
spelling |
Teoria Crítica e Trabalho: método no estudo comparativo Brasil e Portugal da formação de profissionais da saúdeNeste artigo explicita-se o método materialista histórico dialético. Objetiva-se realizar uma reflexão sobre o método e seus desdobramentos que orientaram uma investigação voltada para formação de profissionais da saúde, com ênfase na política de educação superior subjacente a dois estudos de casos: Curso de Medicina no Brasil e Curso de Medicina em Portugal. Da tessitura do referencial teórico acerca da teoria histórico-crítica e da categoria trabalho, assim como do estudo de casos emergiram as categorias: comunicação, emancipação, política e poder, dinâmica e gestão curriculares, práxis, trabalho e compromisso social. A tematização a respeito do método e a imersão na realidade da formação na área médica nos dois países revela a solidez das categorias analisadas, principalmente quanto aos afastamentos ou aproximações concernentes à: a) formação determinada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Medicina (Brasil) e pela adesão ao Processo de Bolonha (agenda neoliberal), em Portugal; b) inserção precoce ou não no mercado de trabalho do egresso do curso de Medicina de ambas instituições. Palavras Chave: Política Educacional; Método; Estudo Comparado; Formação Médica; Diretrizes Curriculares.EDITORA DA PUC GOIÁSJunior, Antônio da Silva MenezesBrzezinski, Iria2015-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/395910.18224/educ.v17i2.3959Revista Educativa - Revista de Educação; v. 17, n. 2 (2014); 531-5541983-77711415-049210.18224/educ.v17i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3959/2284Direitos autorais 2015 Educativainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-01T17:53:27ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teoria Crítica e Trabalho: método no estudo comparativo Brasil e Portugal da formação de profissionais da saúde |
title |
Teoria Crítica e Trabalho: método no estudo comparativo Brasil e Portugal da formação de profissionais da saúde |
spellingShingle |
Teoria Crítica e Trabalho: método no estudo comparativo Brasil e Portugal da formação de profissionais da saúde Junior, Antônio da Silva Menezes |
title_short |
Teoria Crítica e Trabalho: método no estudo comparativo Brasil e Portugal da formação de profissionais da saúde |
title_full |
Teoria Crítica e Trabalho: método no estudo comparativo Brasil e Portugal da formação de profissionais da saúde |
title_fullStr |
Teoria Crítica e Trabalho: método no estudo comparativo Brasil e Portugal da formação de profissionais da saúde |
title_full_unstemmed |
Teoria Crítica e Trabalho: método no estudo comparativo Brasil e Portugal da formação de profissionais da saúde |
title_sort |
Teoria Crítica e Trabalho: método no estudo comparativo Brasil e Portugal da formação de profissionais da saúde |
author |
Junior, Antônio da Silva Menezes |
author_facet |
Junior, Antônio da Silva Menezes Brzezinski, Iria |
author_role |
author |
author2 |
Brzezinski, Iria |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Junior, Antônio da Silva Menezes Brzezinski, Iria |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Neste artigo explicita-se o método materialista histórico dialético. Objetiva-se realizar uma reflexão sobre o método e seus desdobramentos que orientaram uma investigação voltada para formação de profissionais da saúde, com ênfase na política de educação superior subjacente a dois estudos de casos: Curso de Medicina no Brasil e Curso de Medicina em Portugal. Da tessitura do referencial teórico acerca da teoria histórico-crítica e da categoria trabalho, assim como do estudo de casos emergiram as categorias: comunicação, emancipação, política e poder, dinâmica e gestão curriculares, práxis, trabalho e compromisso social. A tematização a respeito do método e a imersão na realidade da formação na área médica nos dois países revela a solidez das categorias analisadas, principalmente quanto aos afastamentos ou aproximações concernentes à: a) formação determinada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Medicina (Brasil) e pela adesão ao Processo de Bolonha (agenda neoliberal), em Portugal; b) inserção precoce ou não no mercado de trabalho do egresso do curso de Medicina de ambas instituições. Palavras Chave: Política Educacional; Método; Estudo Comparado; Formação Médica; Diretrizes Curriculares. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-24 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3959 10.18224/educ.v17i2.3959 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3959 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v17i2.3959 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3959/2284 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2015 Educativa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2015 Educativa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 17, n. 2 (2014); 531-554 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v17i2 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798319661812547585 |