Teoria Crítica e Trabalho: método no estudo comparativo Brasil e Portugal da formação de profissionais da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junior, Antônio da Silva Menezes
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Brzezinski, Iria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3959
Resumo: Neste artigo explicita-se o método materialista histórico dialético. Objetiva-se realizar uma reflexão sobre o método e seus desdobramentos que orientaram uma investigação voltada para formação de profissionais da saúde, com ênfase na política de educação superior subjacente a dois estudos de casos: Curso de Medicina no Brasil e Curso de Medicina em Portugal. Da tessitura do referencial teórico acerca da teoria histórico-crítica e da categoria trabalho, assim como do estudo de casos emergiram as categorias: comunicação, emancipação, política e poder, dinâmica e gestão curriculares, práxis, trabalho e compromisso social. A tematização a respeito do método e a imersão na realidade da formação na área médica nos dois países revela a solidez das categorias analisadas, principalmente quanto aos afastamentos ou aproximações concernentes à: a) formação determinada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Medicina (Brasil) e pela adesão ao Processo de Bolonha (agenda neoliberal), em Portugal; b) inserção precoce ou não no mercado de trabalho do egresso do curso de Medicina de ambas instituições. Palavras Chave: Política Educacional; Método; Estudo Comparado; Formação Médica; Diretrizes Curriculares.
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