HANNAH ARENDT E ERIC WEIL: A CRISE NA EDUCAÇÃO COMO PROBLEMA DO NOSSO TEMPO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7175 |
Resumo: | o artigo trata da educação como crise do nosso tempo nas obras de Hannah Arendt e de Eric Weil. A hipótese confirmada é que, embora o tema não seja tão presente nos dois autores, ele toca as questões fundamentais da teoria de ambos e oferece aos seus leitores uma excelente oportunidade para conhecê-los. A conclusão é que a educação tem a ver, em Arendt, com a criação do mundo e, em Weil, com a moralização do homem. Desta forma, os dois autores consideram enfrentar o desafio do sentido tanto da educação quanto da tarefa do filósofo no fim da década de 1950. |
id |
PUC_GO-4_1e417304c41644529a6bce7ace1bd470 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7175 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
repository_id_str |
|
spelling |
HANNAH ARENDT E ERIC WEIL: A CRISE NA EDUCAÇÃO COMO PROBLEMA DO NOSSO TEMPOFilosofia; EducaçãoEducação; Crise; Espaço público; Política; Education; Crisis; Public space; Politics.o artigo trata da educação como crise do nosso tempo nas obras de Hannah Arendt e de Eric Weil. A hipótese confirmada é que, embora o tema não seja tão presente nos dois autores, ele toca as questões fundamentais da teoria de ambos e oferece aos seus leitores uma excelente oportunidade para conhecê-los. A conclusão é que a educação tem a ver, em Arendt, com a criação do mundo e, em Weil, com a moralização do homem. Desta forma, os dois autores consideram enfrentar o desafio do sentido tanto da educação quanto da tarefa do filósofo no fim da década de 1950.EDITORA DA PUC GOIÁSBranco, Judikael Casteloda Rocha, Lara França2019-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/717510.18224/educ.v21i1.7175Revista Educativa - Revista de Educação; v. 21, n. 1 (2018); 65-811983-77711415-049210.18224/educ.v21i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7175/4039Direitos autorais 2019 Judikael Castelo Branco, Lara França Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-07T13:28:01ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
HANNAH ARENDT E ERIC WEIL: A CRISE NA EDUCAÇÃO COMO PROBLEMA DO NOSSO TEMPO |
title |
HANNAH ARENDT E ERIC WEIL: A CRISE NA EDUCAÇÃO COMO PROBLEMA DO NOSSO TEMPO |
spellingShingle |
HANNAH ARENDT E ERIC WEIL: A CRISE NA EDUCAÇÃO COMO PROBLEMA DO NOSSO TEMPO Branco, Judikael Castelo Filosofia; Educação Educação; Crise; Espaço público; Política; Education; Crisis; Public space; Politics. |
title_short |
HANNAH ARENDT E ERIC WEIL: A CRISE NA EDUCAÇÃO COMO PROBLEMA DO NOSSO TEMPO |
title_full |
HANNAH ARENDT E ERIC WEIL: A CRISE NA EDUCAÇÃO COMO PROBLEMA DO NOSSO TEMPO |
title_fullStr |
HANNAH ARENDT E ERIC WEIL: A CRISE NA EDUCAÇÃO COMO PROBLEMA DO NOSSO TEMPO |
title_full_unstemmed |
HANNAH ARENDT E ERIC WEIL: A CRISE NA EDUCAÇÃO COMO PROBLEMA DO NOSSO TEMPO |
title_sort |
HANNAH ARENDT E ERIC WEIL: A CRISE NA EDUCAÇÃO COMO PROBLEMA DO NOSSO TEMPO |
author |
Branco, Judikael Castelo |
author_facet |
Branco, Judikael Castelo da Rocha, Lara França |
author_role |
author |
author2 |
da Rocha, Lara França |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Branco, Judikael Castelo da Rocha, Lara França |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filosofia; Educação Educação; Crise; Espaço público; Política; Education; Crisis; Public space; Politics. |
topic |
Filosofia; Educação Educação; Crise; Espaço público; Política; Education; Crisis; Public space; Politics. |
description |
o artigo trata da educação como crise do nosso tempo nas obras de Hannah Arendt e de Eric Weil. A hipótese confirmada é que, embora o tema não seja tão presente nos dois autores, ele toca as questões fundamentais da teoria de ambos e oferece aos seus leitores uma excelente oportunidade para conhecê-los. A conclusão é que a educação tem a ver, em Arendt, com a criação do mundo e, em Weil, com a moralização do homem. Desta forma, os dois autores consideram enfrentar o desafio do sentido tanto da educação quanto da tarefa do filósofo no fim da década de 1950. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-07 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7175 10.18224/educ.v21i1.7175 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7175 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v21i1.7175 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7175/4039 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Judikael Castelo Branco, Lara França Rocha info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Judikael Castelo Branco, Lara França Rocha |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 21, n. 1 (2018); 65-81 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v21i1 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798319660673794048 |