HANNAH ARENDT E ERIC WEIL: A CRISE NA EDUCAÇÃO COMO PROBLEMA DO NOSSO TEMPO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Branco, Judikael Castelo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: da Rocha, Lara França
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7175
Resumo: o artigo trata da educação como crise do nosso tempo nas obras de Hannah Arendt e de Eric Weil. A hipótese confirmada é que, embora o tema não seja tão presente nos dois autores, ele toca as questões fundamentais da teoria de ambos e oferece aos seus leitores uma excelente oportunidade para conhecê-los. A conclusão é que a educação tem a ver, em Arendt, com a criação do mundo e, em Weil, com a moralização do homem. Desta forma, os dois autores consideram enfrentar o desafio do sentido tanto da educação quanto da tarefa do filósofo no fim da década de 1950.
id PUC_GO-4_1e417304c41644529a6bce7ace1bd470
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7175
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling HANNAH ARENDT E ERIC WEIL: A CRISE NA EDUCAÇÃO COMO PROBLEMA DO NOSSO TEMPOFilosofia; EducaçãoEducação; Crise; Espaço público; Política; Education; Crisis; Public space; Politics.o artigo trata da educação como crise do nosso tempo nas obras de Hannah Arendt e de Eric Weil. A hipótese confirmada é que, embora o tema não seja tão presente nos dois autores, ele toca as questões fundamentais da teoria de ambos e oferece aos seus leitores uma excelente oportunidade para conhecê-los. A conclusão é que a educação tem a ver, em Arendt, com a criação do mundo e, em Weil, com a moralização do homem. Desta forma, os dois autores consideram enfrentar o desafio do sentido tanto da educação quanto da tarefa do filósofo no fim da década de 1950.EDITORA DA PUC GOIÁSBranco, Judikael Casteloda Rocha, Lara França2019-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/717510.18224/educ.v21i1.7175Revista Educativa - Revista de Educação; v. 21, n. 1 (2018); 65-811983-77711415-049210.18224/educ.v21i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7175/4039Direitos autorais 2019 Judikael Castelo Branco, Lara França Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-07T13:28:01ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv HANNAH ARENDT E ERIC WEIL: A CRISE NA EDUCAÇÃO COMO PROBLEMA DO NOSSO TEMPO
title HANNAH ARENDT E ERIC WEIL: A CRISE NA EDUCAÇÃO COMO PROBLEMA DO NOSSO TEMPO
spellingShingle HANNAH ARENDT E ERIC WEIL: A CRISE NA EDUCAÇÃO COMO PROBLEMA DO NOSSO TEMPO
Branco, Judikael Castelo
Filosofia; Educação
Educação; Crise; Espaço público; Política; Education; Crisis; Public space; Politics.
title_short HANNAH ARENDT E ERIC WEIL: A CRISE NA EDUCAÇÃO COMO PROBLEMA DO NOSSO TEMPO
title_full HANNAH ARENDT E ERIC WEIL: A CRISE NA EDUCAÇÃO COMO PROBLEMA DO NOSSO TEMPO
title_fullStr HANNAH ARENDT E ERIC WEIL: A CRISE NA EDUCAÇÃO COMO PROBLEMA DO NOSSO TEMPO
title_full_unstemmed HANNAH ARENDT E ERIC WEIL: A CRISE NA EDUCAÇÃO COMO PROBLEMA DO NOSSO TEMPO
title_sort HANNAH ARENDT E ERIC WEIL: A CRISE NA EDUCAÇÃO COMO PROBLEMA DO NOSSO TEMPO
author Branco, Judikael Castelo
author_facet Branco, Judikael Castelo
da Rocha, Lara França
author_role author
author2 da Rocha, Lara França
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Branco, Judikael Castelo
da Rocha, Lara França
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia; Educação
Educação; Crise; Espaço público; Política; Education; Crisis; Public space; Politics.
topic Filosofia; Educação
Educação; Crise; Espaço público; Política; Education; Crisis; Public space; Politics.
description o artigo trata da educação como crise do nosso tempo nas obras de Hannah Arendt e de Eric Weil. A hipótese confirmada é que, embora o tema não seja tão presente nos dois autores, ele toca as questões fundamentais da teoria de ambos e oferece aos seus leitores uma excelente oportunidade para conhecê-los. A conclusão é que a educação tem a ver, em Arendt, com a criação do mundo e, em Weil, com a moralização do homem. Desta forma, os dois autores consideram enfrentar o desafio do sentido tanto da educação quanto da tarefa do filósofo no fim da década de 1950.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-07
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7175
10.18224/educ.v21i1.7175
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7175
identifier_str_mv 10.18224/educ.v21i1.7175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7175/4039
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Judikael Castelo Branco, Lara França Rocha
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Judikael Castelo Branco, Lara França Rocha
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 21, n. 1 (2018); 65-81
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v21i1
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798319660673794048