REDUÇÃO DO SENSORIAL CONCRETO À ABSTRAÇÃO SUBSTANCIAL E ASCENSÃO DA ABSTRAÇÃO SUBSTANCIAL AO CONCRETO NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Josélia Euzébio da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Goulart, Dayane Goulart Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/12823
Resumo: Como orientar o pensamento dos estudantes no movimento de redução do concreto sensorial à abstração substancial e de ascensão da abstração substancial ao concreto? Em busca por respostas a este questionamento, relações foram estabelecidas entre a tarefa de estudo proposta por Davídov e a situação desencadeadora de aprendizagem sugerida por Moura, no contexto da Atividade Orientadora de Ensino. Para tanto, uma pesquisa experimental foi realizada. Um experimento didático foi desenvolvido com duas turmas: uma do último ano do Ensino Fundamental (5 estudantes) e outra do primeiro ano do Ensino Médio (4 estudantes), de uma escola da Rede Pública Estadual de Educação, localizada no sul de Santa Catarina, Brasil. O objetivo foi investigar o movimento de pensamento dos estudantes nos processos de redução do concreto sensorial à abstração substancial e de ascensão da abstração substancial ao concreto. Com esse propósito, uma situação desencadeadora de aprendizagem, do tipo história virtual conceito, foi desenvolvida. O núcleo conceitual em torno do qual os processos de abstração e generalização foi conduzido consistiu na relação de multiplicidade. Esse núcleo possibilitou estabelecer relações com a tabuada e atingir o conceito de função, na unidade dos campos aritmético (número, multiplicação e divisão), geométrico (reta numérica, arcos, retângulos e plano cartesiano) e algébrico (variável, incógnita, equação e função). Foram analisadas as respostas dos estudantes às tarefas particulares, nas formas oral e escrita com o foco em dados que expressassem os movimentos de redução e de ascensão. A conclusão é que o concreto-sensorial contribuiu substancialmente para que os estudantes revelassem, abstraíssem e concretizassem a relação essencial/universal do sistema conceitual em estudo.
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