REDUÇÃO DO SENSORIAL CONCRETO À ABSTRAÇÃO SUBSTANCIAL E ASCENSÃO DA ABSTRAÇÃO SUBSTANCIAL AO CONCRETO NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/12823 |
Resumo: | Como orientar o pensamento dos estudantes no movimento de redução do concreto sensorial à abstração substancial e de ascensão da abstração substancial ao concreto? Em busca por respostas a este questionamento, relações foram estabelecidas entre a tarefa de estudo proposta por Davídov e a situação desencadeadora de aprendizagem sugerida por Moura, no contexto da Atividade Orientadora de Ensino. Para tanto, uma pesquisa experimental foi realizada. Um experimento didático foi desenvolvido com duas turmas: uma do último ano do Ensino Fundamental (5 estudantes) e outra do primeiro ano do Ensino Médio (4 estudantes), de uma escola da Rede Pública Estadual de Educação, localizada no sul de Santa Catarina, Brasil. O objetivo foi investigar o movimento de pensamento dos estudantes nos processos de redução do concreto sensorial à abstração substancial e de ascensão da abstração substancial ao concreto. Com esse propósito, uma situação desencadeadora de aprendizagem, do tipo história virtual conceito, foi desenvolvida. O núcleo conceitual em torno do qual os processos de abstração e generalização foi conduzido consistiu na relação de multiplicidade. Esse núcleo possibilitou estabelecer relações com a tabuada e atingir o conceito de função, na unidade dos campos aritmético (número, multiplicação e divisão), geométrico (reta numérica, arcos, retângulos e plano cartesiano) e algébrico (variável, incógnita, equação e função). Foram analisadas as respostas dos estudantes às tarefas particulares, nas formas oral e escrita com o foco em dados que expressassem os movimentos de redução e de ascensão. A conclusão é que o concreto-sensorial contribuiu substancialmente para que os estudantes revelassem, abstraíssem e concretizassem a relação essencial/universal do sistema conceitual em estudo. |
id |
PUC_GO-4_1fa17786996fb13d7f23628cc029bb73 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/12823 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
repository_id_str |
|
spelling |
REDUÇÃO DO SENSORIAL CONCRETO À ABSTRAÇÃO SUBSTANCIAL E ASCENSÃO DA ABSTRAÇÃO SUBSTANCIAL AO CONCRETO NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICAOrganização do ensinoAções de estudoConcretoAbstratoMatemática.Educação Matemática a luz da Teoria do Ensino DesenvolvimentalComo orientar o pensamento dos estudantes no movimento de redução do concreto sensorial à abstração substancial e de ascensão da abstração substancial ao concreto? Em busca por respostas a este questionamento, relações foram estabelecidas entre a tarefa de estudo proposta por Davídov e a situação desencadeadora de aprendizagem sugerida por Moura, no contexto da Atividade Orientadora de Ensino. Para tanto, uma pesquisa experimental foi realizada. Um experimento didático foi desenvolvido com duas turmas: uma do último ano do Ensino Fundamental (5 estudantes) e outra do primeiro ano do Ensino Médio (4 estudantes), de uma escola da Rede Pública Estadual de Educação, localizada no sul de Santa Catarina, Brasil. O objetivo foi investigar o movimento de pensamento dos estudantes nos processos de redução do concreto sensorial à abstração substancial e de ascensão da abstração substancial ao concreto. Com esse propósito, uma situação desencadeadora de aprendizagem, do tipo história virtual conceito, foi desenvolvida. O núcleo conceitual em torno do qual os processos de abstração e generalização foi conduzido consistiu na relação de multiplicidade. Esse núcleo possibilitou estabelecer relações com a tabuada e atingir o conceito de função, na unidade dos campos aritmético (número, multiplicação e divisão), geométrico (reta numérica, arcos, retângulos e plano cartesiano) e algébrico (variável, incógnita, equação e função). Foram analisadas as respostas dos estudantes às tarefas particulares, nas formas oral e escrita com o foco em dados que expressassem os movimentos de redução e de ascensão. A conclusão é que o concreto-sensorial contribuiu substancialmente para que os estudantes revelassem, abstraíssem e concretizassem a relação essencial/universal do sistema conceitual em estudo.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2022-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1282310.18224/educ.v25i1.12823Revista Educativa - Education Journal; Vol. 25 No. 1 (2022); 29 páginasRevista Educativa - Revista de Educación; Vol. 25 Núm. 1 (2022); 29 páginasRevista Educativa - Magazine éducatif; Vol. 25 No. 1 (2022); 29 páginasRevista Educativa - Revista de Educação; v. 25 n. 1 (2022); 29 páginas1983-777110.18224/educ.v25i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/12823/6332Copyright (c) 2022 Josélia Euzébio da Rosa, Dayane Goulart Martins Goulartinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Josélia Euzébio daGoulart, Dayane Goulart Martins2023-08-17T12:55:03Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/12823Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativaONGhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai||educativa@pucgoias.edu.br1983-77711415-0492opendoar:2023-08-17T12:55:03Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REDUÇÃO DO SENSORIAL CONCRETO À ABSTRAÇÃO SUBSTANCIAL E ASCENSÃO DA ABSTRAÇÃO SUBSTANCIAL AO CONCRETO NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA |
title |
REDUÇÃO DO SENSORIAL CONCRETO À ABSTRAÇÃO SUBSTANCIAL E ASCENSÃO DA ABSTRAÇÃO SUBSTANCIAL AO CONCRETO NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA |
spellingShingle |
REDUÇÃO DO SENSORIAL CONCRETO À ABSTRAÇÃO SUBSTANCIAL E ASCENSÃO DA ABSTRAÇÃO SUBSTANCIAL AO CONCRETO NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA Rosa, Josélia Euzébio da Organização do ensino Ações de estudo Concreto Abstrato Matemática. Educação Matemática a luz da Teoria do Ensino Desenvolvimental |
title_short |
REDUÇÃO DO SENSORIAL CONCRETO À ABSTRAÇÃO SUBSTANCIAL E ASCENSÃO DA ABSTRAÇÃO SUBSTANCIAL AO CONCRETO NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA |
title_full |
REDUÇÃO DO SENSORIAL CONCRETO À ABSTRAÇÃO SUBSTANCIAL E ASCENSÃO DA ABSTRAÇÃO SUBSTANCIAL AO CONCRETO NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA |
title_fullStr |
REDUÇÃO DO SENSORIAL CONCRETO À ABSTRAÇÃO SUBSTANCIAL E ASCENSÃO DA ABSTRAÇÃO SUBSTANCIAL AO CONCRETO NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA |
title_full_unstemmed |
REDUÇÃO DO SENSORIAL CONCRETO À ABSTRAÇÃO SUBSTANCIAL E ASCENSÃO DA ABSTRAÇÃO SUBSTANCIAL AO CONCRETO NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA |
title_sort |
REDUÇÃO DO SENSORIAL CONCRETO À ABSTRAÇÃO SUBSTANCIAL E ASCENSÃO DA ABSTRAÇÃO SUBSTANCIAL AO CONCRETO NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA |
author |
Rosa, Josélia Euzébio da |
author_facet |
Rosa, Josélia Euzébio da Goulart, Dayane Goulart Martins |
author_role |
author |
author2 |
Goulart, Dayane Goulart Martins |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Josélia Euzébio da Goulart, Dayane Goulart Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Organização do ensino Ações de estudo Concreto Abstrato Matemática. Educação Matemática a luz da Teoria do Ensino Desenvolvimental |
topic |
Organização do ensino Ações de estudo Concreto Abstrato Matemática. Educação Matemática a luz da Teoria do Ensino Desenvolvimental |
description |
Como orientar o pensamento dos estudantes no movimento de redução do concreto sensorial à abstração substancial e de ascensão da abstração substancial ao concreto? Em busca por respostas a este questionamento, relações foram estabelecidas entre a tarefa de estudo proposta por Davídov e a situação desencadeadora de aprendizagem sugerida por Moura, no contexto da Atividade Orientadora de Ensino. Para tanto, uma pesquisa experimental foi realizada. Um experimento didático foi desenvolvido com duas turmas: uma do último ano do Ensino Fundamental (5 estudantes) e outra do primeiro ano do Ensino Médio (4 estudantes), de uma escola da Rede Pública Estadual de Educação, localizada no sul de Santa Catarina, Brasil. O objetivo foi investigar o movimento de pensamento dos estudantes nos processos de redução do concreto sensorial à abstração substancial e de ascensão da abstração substancial ao concreto. Com esse propósito, uma situação desencadeadora de aprendizagem, do tipo história virtual conceito, foi desenvolvida. O núcleo conceitual em torno do qual os processos de abstração e generalização foi conduzido consistiu na relação de multiplicidade. Esse núcleo possibilitou estabelecer relações com a tabuada e atingir o conceito de função, na unidade dos campos aritmético (número, multiplicação e divisão), geométrico (reta numérica, arcos, retângulos e plano cartesiano) e algébrico (variável, incógnita, equação e função). Foram analisadas as respostas dos estudantes às tarefas particulares, nas formas oral e escrita com o foco em dados que expressassem os movimentos de redução e de ascensão. A conclusão é que o concreto-sensorial contribuiu substancialmente para que os estudantes revelassem, abstraíssem e concretizassem a relação essencial/universal do sistema conceitual em estudo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/12823 10.18224/educ.v25i1.12823 |
url |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/12823 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v25i1.12823 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/12823/6332 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Josélia Euzébio da Rosa, Dayane Goulart Martins Goulart info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Josélia Euzébio da Rosa, Dayane Goulart Martins Goulart |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Education Journal; Vol. 25 No. 1 (2022); 29 páginas Revista Educativa - Revista de Educación; Vol. 25 Núm. 1 (2022); 29 páginas Revista Educativa - Magazine éducatif; Vol. 25 No. 1 (2022); 29 páginas Revista Educativa - Revista de Educação; v. 25 n. 1 (2022); 29 páginas 1983-7771 10.18224/educ.v25i1 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
repository.name.fl_str_mv |
Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||educativa@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1798319659878973440 |