Ressonâncias de uma intercessão fílmica que impelem a problematizar a experiência educativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3945 |
Resumo: | Este trabalho intenta movimentar diferentes fluxos de pensamento a partir de uma intercessão fílmica, buscando problematizar a experiência educativa. Com foco nas questões disparadas pelo encontro com o filme ‘A Invenção de Hugo Cabret’ assistido junto aos acadêmicos e supervisoras do PIBID das Artes Visuais (UFSM), foi possível tecer discussões que dialogam com as noções de ‘acontecimento’ (DELEUZE, 2011 e DELEUZE; GUATTARI, 2005) e de ‘problematização’ (FOUCAULT, 1984, 2004) em cruzamento com noções de ‘ressonância’ (CONLE, 2000 e CREUS; MONTANÉ; SANCHO, 2011). As problematizações suscitadas agiram como um vetor de ressonâncias que impulsionou o questionamento do inquestionável, possibilitando a invenção de múltiplas e singulares cenas para a educação. Palavras-chave: experiência educativa, intercessão fílmica, acontecimento, problematização, ressonância. |
id |
PUC_GO-4_2ac98db58ba58e3ccdd4e124594d781d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3945 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
repository_id_str |
|
spelling |
Ressonâncias de uma intercessão fílmica que impelem a problematizar a experiência educativaEste trabalho intenta movimentar diferentes fluxos de pensamento a partir de uma intercessão fílmica, buscando problematizar a experiência educativa. Com foco nas questões disparadas pelo encontro com o filme ‘A Invenção de Hugo Cabret’ assistido junto aos acadêmicos e supervisoras do PIBID das Artes Visuais (UFSM), foi possível tecer discussões que dialogam com as noções de ‘acontecimento’ (DELEUZE, 2011 e DELEUZE; GUATTARI, 2005) e de ‘problematização’ (FOUCAULT, 1984, 2004) em cruzamento com noções de ‘ressonância’ (CONLE, 2000 e CREUS; MONTANÉ; SANCHO, 2011). As problematizações suscitadas agiram como um vetor de ressonâncias que impulsionou o questionamento do inquestionável, possibilitando a invenção de múltiplas e singulares cenas para a educação. Palavras-chave: experiência educativa, intercessão fílmica, acontecimento, problematização, ressonância.EDITORA DA PUC GOIÁSCardonetti, Vivien KellingGarlet, Francieli ReginaOliveira, Marilda Oliveira de2015-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/394510.18224/educ.v17i2.3945Revista Educativa - Revista de Educação; v. 17, n. 2 (2014); 341-3661983-77711415-049210.18224/educ.v17i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3945/2274Direitos autorais 2015 Educativainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-01T17:19:21ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ressonâncias de uma intercessão fílmica que impelem a problematizar a experiência educativa |
title |
Ressonâncias de uma intercessão fílmica que impelem a problematizar a experiência educativa |
spellingShingle |
Ressonâncias de uma intercessão fílmica que impelem a problematizar a experiência educativa Cardonetti, Vivien Kelling |
title_short |
Ressonâncias de uma intercessão fílmica que impelem a problematizar a experiência educativa |
title_full |
Ressonâncias de uma intercessão fílmica que impelem a problematizar a experiência educativa |
title_fullStr |
Ressonâncias de uma intercessão fílmica que impelem a problematizar a experiência educativa |
title_full_unstemmed |
Ressonâncias de uma intercessão fílmica que impelem a problematizar a experiência educativa |
title_sort |
Ressonâncias de uma intercessão fílmica que impelem a problematizar a experiência educativa |
author |
Cardonetti, Vivien Kelling |
author_facet |
Cardonetti, Vivien Kelling Garlet, Francieli Regina Oliveira, Marilda Oliveira de |
author_role |
author |
author2 |
Garlet, Francieli Regina Oliveira, Marilda Oliveira de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardonetti, Vivien Kelling Garlet, Francieli Regina Oliveira, Marilda Oliveira de |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Este trabalho intenta movimentar diferentes fluxos de pensamento a partir de uma intercessão fílmica, buscando problematizar a experiência educativa. Com foco nas questões disparadas pelo encontro com o filme ‘A Invenção de Hugo Cabret’ assistido junto aos acadêmicos e supervisoras do PIBID das Artes Visuais (UFSM), foi possível tecer discussões que dialogam com as noções de ‘acontecimento’ (DELEUZE, 2011 e DELEUZE; GUATTARI, 2005) e de ‘problematização’ (FOUCAULT, 1984, 2004) em cruzamento com noções de ‘ressonância’ (CONLE, 2000 e CREUS; MONTANÉ; SANCHO, 2011). As problematizações suscitadas agiram como um vetor de ressonâncias que impulsionou o questionamento do inquestionável, possibilitando a invenção de múltiplas e singulares cenas para a educação. Palavras-chave: experiência educativa, intercessão fílmica, acontecimento, problematização, ressonância. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3945 10.18224/educ.v17i2.3945 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3945 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v17i2.3945 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3945/2274 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2015 Educativa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2015 Educativa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 17, n. 2 (2014); 341-366 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v17i2 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798319661824081920 |