Ressonâncias de uma intercessão fílmica que impelem a problematizar a experiência educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardonetti, Vivien Kelling
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Garlet, Francieli Regina, Oliveira, Marilda Oliveira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3945
Resumo: Este trabalho intenta movimentar diferentes fluxos de pensamento a partir de uma intercessão fílmica, buscando problematizar a experiência educativa. Com foco nas questões disparadas pelo encontro com o filme ‘A Invenção de Hugo Cabret’ assistido junto aos acadêmicos e supervisoras do PIBID das Artes Visuais (UFSM), foi possível tecer discussões que dialogam com as noções de ‘acontecimento’ (DELEUZE, 2011 e DELEUZE; GUATTARI, 2005) e de ‘problematização’ (FOUCAULT, 1984, 2004) em cruzamento com noções de ‘ressonância’ (CONLE, 2000 e CREUS; MONTANÉ; SANCHO, 2011). As problematizações suscitadas agiram como um vetor de ressonâncias que impulsionou o questionamento do inquestionável, possibilitando a invenção de múltiplas e singulares cenas para a educação. Palavras-chave: experiência educativa, intercessão fílmica, acontecimento, problematização, ressonância.
id PUC_GO-4_2ac98db58ba58e3ccdd4e124594d781d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3945
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling Ressonâncias de uma intercessão fílmica que impelem a problematizar a experiência educativaEste trabalho intenta movimentar diferentes fluxos de pensamento a partir de uma intercessão fílmica, buscando problematizar a experiência educativa. Com foco nas questões disparadas pelo encontro com o filme ‘A Invenção de Hugo Cabret’ assistido junto aos acadêmicos e supervisoras do PIBID das Artes Visuais (UFSM), foi possível tecer discussões que dialogam com as noções de ‘acontecimento’ (DELEUZE, 2011 e DELEUZE; GUATTARI, 2005) e de ‘problematização’ (FOUCAULT, 1984, 2004) em cruzamento com noções de ‘ressonância’ (CONLE, 2000 e CREUS; MONTANÉ; SANCHO, 2011). As problematizações suscitadas agiram como um vetor de ressonâncias que impulsionou o questionamento do inquestionável, possibilitando a invenção de múltiplas e singulares cenas para a educação. Palavras-chave: experiência educativa, intercessão fílmica, acontecimento, problematização, ressonância.EDITORA DA PUC GOIÁSCardonetti, Vivien KellingGarlet, Francieli ReginaOliveira, Marilda Oliveira de2015-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/394510.18224/educ.v17i2.3945Revista Educativa - Revista de Educação; v. 17, n. 2 (2014); 341-3661983-77711415-049210.18224/educ.v17i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3945/2274Direitos autorais 2015 Educativainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-01T17:19:21ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Ressonâncias de uma intercessão fílmica que impelem a problematizar a experiência educativa
title Ressonâncias de uma intercessão fílmica que impelem a problematizar a experiência educativa
spellingShingle Ressonâncias de uma intercessão fílmica que impelem a problematizar a experiência educativa
Cardonetti, Vivien Kelling
title_short Ressonâncias de uma intercessão fílmica que impelem a problematizar a experiência educativa
title_full Ressonâncias de uma intercessão fílmica que impelem a problematizar a experiência educativa
title_fullStr Ressonâncias de uma intercessão fílmica que impelem a problematizar a experiência educativa
title_full_unstemmed Ressonâncias de uma intercessão fílmica que impelem a problematizar a experiência educativa
title_sort Ressonâncias de uma intercessão fílmica que impelem a problematizar a experiência educativa
author Cardonetti, Vivien Kelling
author_facet Cardonetti, Vivien Kelling
Garlet, Francieli Regina
Oliveira, Marilda Oliveira de
author_role author
author2 Garlet, Francieli Regina
Oliveira, Marilda Oliveira de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardonetti, Vivien Kelling
Garlet, Francieli Regina
Oliveira, Marilda Oliveira de
dc.subject.none.fl_str_mv


description Este trabalho intenta movimentar diferentes fluxos de pensamento a partir de uma intercessão fílmica, buscando problematizar a experiência educativa. Com foco nas questões disparadas pelo encontro com o filme ‘A Invenção de Hugo Cabret’ assistido junto aos acadêmicos e supervisoras do PIBID das Artes Visuais (UFSM), foi possível tecer discussões que dialogam com as noções de ‘acontecimento’ (DELEUZE, 2011 e DELEUZE; GUATTARI, 2005) e de ‘problematização’ (FOUCAULT, 1984, 2004) em cruzamento com noções de ‘ressonância’ (CONLE, 2000 e CREUS; MONTANÉ; SANCHO, 2011). As problematizações suscitadas agiram como um vetor de ressonâncias que impulsionou o questionamento do inquestionável, possibilitando a invenção de múltiplas e singulares cenas para a educação. Palavras-chave: experiência educativa, intercessão fílmica, acontecimento, problematização, ressonância.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3945
10.18224/educ.v17i2.3945
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3945
identifier_str_mv 10.18224/educ.v17i2.3945
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3945/2274
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Educativa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Educativa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 17, n. 2 (2014); 341-366
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v17i2
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798319661824081920