AS PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS E O ENSINO QUE DESENVOLVE NA ESCOLA DESENVOLVENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8731
Resumo: A questão da cultura e da diversidade cultural é fundamental no processo de construção de uma escola democrática. A partir da problematização das diferentes posições acerca do papel da cultura na educação escolar, discute-se sobre o paradigma histórico-cultural enfocando as relações entre práticas socioculturais, ensino-aprendizagem e desenvolvimento dos alunos. São abordadas as contribuições de Vygotsky, Davydov e Hedegaard sobre a constituição subjetiva humana mediada pela cultura historicamente elaborada (patrimônio cultural da humanidade) e pelas práticas socioculturais construídas em distintas instituições e contextos dos quais os alunos participam. Destaca-se, na teoria de ensino de Davydov, os tipos de conhecimento e de pensamento que podem ser promovidos pela aprendizagem. Em seguida, apresenta-se o conceito de conhecimento radical local, de Hedegaard, como elemento necessário ao ensino-aprendizagem. Considerando-se que a atual orientação política das finalidades da educação escolar restringe de forma drástica o desenvolvimento dos alunos a tipos humanos adaptáveis ao trabalho no capitalismo sob os princípios neoliberais, defende-se, opostamente, que a educação escolar tenha como finalidade primordial o desenvolvimento amplo dos alunos, por meio da apropriação dos conhecimentos historicamente mais desenvolvidos, necessariamente articulados com as práticas socioculturais em que os alunos participam em diferentes instituições do contexto social geral e local. Conclui-se argumentando que o paradigma histórico-cultural representa uma contribuição para a educação escolar que, considerando as práticas socioculturais, favorece a apropriação cultural ampla para o desenvolvimento humano dos alunos, sustentando um projeto de educação escolar democrática.
id PUC_GO-4_2bc8e2fbcaa9e05057c879e68c7af1a8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8731
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling AS PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS E O ENSINO QUE DESENVOLVE NA ESCOLA DESENVOLVENTEEducaçãoPráticas socioculturais. Desenvolvimento dos alunos. Ensino desenvolvimental. Escola democrática.educação e desenvolvimento humanoA questão da cultura e da diversidade cultural é fundamental no processo de construção de uma escola democrática. A partir da problematização das diferentes posições acerca do papel da cultura na educação escolar, discute-se sobre o paradigma histórico-cultural enfocando as relações entre práticas socioculturais, ensino-aprendizagem e desenvolvimento dos alunos. São abordadas as contribuições de Vygotsky, Davydov e Hedegaard sobre a constituição subjetiva humana mediada pela cultura historicamente elaborada (patrimônio cultural da humanidade) e pelas práticas socioculturais construídas em distintas instituições e contextos dos quais os alunos participam. Destaca-se, na teoria de ensino de Davydov, os tipos de conhecimento e de pensamento que podem ser promovidos pela aprendizagem. Em seguida, apresenta-se o conceito de conhecimento radical local, de Hedegaard, como elemento necessário ao ensino-aprendizagem. Considerando-se que a atual orientação política das finalidades da educação escolar restringe de forma drástica o desenvolvimento dos alunos a tipos humanos adaptáveis ao trabalho no capitalismo sob os princípios neoliberais, defende-se, opostamente, que a educação escolar tenha como finalidade primordial o desenvolvimento amplo dos alunos, por meio da apropriação dos conhecimentos historicamente mais desenvolvidos, necessariamente articulados com as práticas socioculturais em que os alunos participam em diferentes instituições do contexto social geral e local. Conclui-se argumentando que o paradigma histórico-cultural representa uma contribuição para a educação escolar que, considerando as práticas socioculturais, favorece a apropriação cultural ampla para o desenvolvimento humano dos alunos, sustentando um projeto de educação escolar democrática.EDITORA DA PUC GOIÁSCNPqFreitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira2021-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/873110.18224/educ.v23i1.8731Revista Educativa - Revista de Educação; v. 23 (2020); e87311983-77711415-049210.18224/educ.v23i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8731/4925Direitos autorais 2020 RAQUEL APARECIDA MARRA DA MADEIRA FREITASinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-03T12:26:43ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv AS PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS E O ENSINO QUE DESENVOLVE NA ESCOLA DESENVOLVENTE
title AS PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS E O ENSINO QUE DESENVOLVE NA ESCOLA DESENVOLVENTE
spellingShingle AS PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS E O ENSINO QUE DESENVOLVE NA ESCOLA DESENVOLVENTE
Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira
Educação
Práticas socioculturais. Desenvolvimento dos alunos. Ensino desenvolvimental. Escola democrática.
educação e desenvolvimento humano
title_short AS PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS E O ENSINO QUE DESENVOLVE NA ESCOLA DESENVOLVENTE
title_full AS PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS E O ENSINO QUE DESENVOLVE NA ESCOLA DESENVOLVENTE
title_fullStr AS PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS E O ENSINO QUE DESENVOLVE NA ESCOLA DESENVOLVENTE
title_full_unstemmed AS PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS E O ENSINO QUE DESENVOLVE NA ESCOLA DESENVOLVENTE
title_sort AS PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS E O ENSINO QUE DESENVOLVE NA ESCOLA DESENVOLVENTE
author Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira
author_facet Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Práticas socioculturais. Desenvolvimento dos alunos. Ensino desenvolvimental. Escola democrática.
educação e desenvolvimento humano
topic Educação
Práticas socioculturais. Desenvolvimento dos alunos. Ensino desenvolvimental. Escola democrática.
educação e desenvolvimento humano
description A questão da cultura e da diversidade cultural é fundamental no processo de construção de uma escola democrática. A partir da problematização das diferentes posições acerca do papel da cultura na educação escolar, discute-se sobre o paradigma histórico-cultural enfocando as relações entre práticas socioculturais, ensino-aprendizagem e desenvolvimento dos alunos. São abordadas as contribuições de Vygotsky, Davydov e Hedegaard sobre a constituição subjetiva humana mediada pela cultura historicamente elaborada (patrimônio cultural da humanidade) e pelas práticas socioculturais construídas em distintas instituições e contextos dos quais os alunos participam. Destaca-se, na teoria de ensino de Davydov, os tipos de conhecimento e de pensamento que podem ser promovidos pela aprendizagem. Em seguida, apresenta-se o conceito de conhecimento radical local, de Hedegaard, como elemento necessário ao ensino-aprendizagem. Considerando-se que a atual orientação política das finalidades da educação escolar restringe de forma drástica o desenvolvimento dos alunos a tipos humanos adaptáveis ao trabalho no capitalismo sob os princípios neoliberais, defende-se, opostamente, que a educação escolar tenha como finalidade primordial o desenvolvimento amplo dos alunos, por meio da apropriação dos conhecimentos historicamente mais desenvolvidos, necessariamente articulados com as práticas socioculturais em que os alunos participam em diferentes instituições do contexto social geral e local. Conclui-se argumentando que o paradigma histórico-cultural representa uma contribuição para a educação escolar que, considerando as práticas socioculturais, favorece a apropriação cultural ampla para o desenvolvimento humano dos alunos, sustentando um projeto de educação escolar democrática.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-27
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8731
10.18224/educ.v23i1.8731
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8731
identifier_str_mv 10.18224/educ.v23i1.8731
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8731/4925
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 RAQUEL APARECIDA MARRA DA MADEIRA FREITAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 RAQUEL APARECIDA MARRA DA MADEIRA FREITAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 23 (2020); e8731
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v23i1
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798319661766410240