AS PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS E O ENSINO QUE DESENVOLVE NA ESCOLA DESENVOLVENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8731 |
Resumo: | A questão da cultura e da diversidade cultural é fundamental no processo de construção de uma escola democrática. A partir da problematização das diferentes posições acerca do papel da cultura na educação escolar, discute-se sobre o paradigma histórico-cultural enfocando as relações entre práticas socioculturais, ensino-aprendizagem e desenvolvimento dos alunos. São abordadas as contribuições de Vygotsky, Davydov e Hedegaard sobre a constituição subjetiva humana mediada pela cultura historicamente elaborada (patrimônio cultural da humanidade) e pelas práticas socioculturais construídas em distintas instituições e contextos dos quais os alunos participam. Destaca-se, na teoria de ensino de Davydov, os tipos de conhecimento e de pensamento que podem ser promovidos pela aprendizagem. Em seguida, apresenta-se o conceito de conhecimento radical local, de Hedegaard, como elemento necessário ao ensino-aprendizagem. Considerando-se que a atual orientação política das finalidades da educação escolar restringe de forma drástica o desenvolvimento dos alunos a tipos humanos adaptáveis ao trabalho no capitalismo sob os princípios neoliberais, defende-se, opostamente, que a educação escolar tenha como finalidade primordial o desenvolvimento amplo dos alunos, por meio da apropriação dos conhecimentos historicamente mais desenvolvidos, necessariamente articulados com as práticas socioculturais em que os alunos participam em diferentes instituições do contexto social geral e local. Conclui-se argumentando que o paradigma histórico-cultural representa uma contribuição para a educação escolar que, considerando as práticas socioculturais, favorece a apropriação cultural ampla para o desenvolvimento humano dos alunos, sustentando um projeto de educação escolar democrática. |
id |
PUC_GO-4_2bc8e2fbcaa9e05057c879e68c7af1a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8731 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
repository_id_str |
|
spelling |
AS PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS E O ENSINO QUE DESENVOLVE NA ESCOLA DESENVOLVENTEEducaçãoPráticas socioculturais. Desenvolvimento dos alunos. Ensino desenvolvimental. Escola democrática.educação e desenvolvimento humanoA questão da cultura e da diversidade cultural é fundamental no processo de construção de uma escola democrática. A partir da problematização das diferentes posições acerca do papel da cultura na educação escolar, discute-se sobre o paradigma histórico-cultural enfocando as relações entre práticas socioculturais, ensino-aprendizagem e desenvolvimento dos alunos. São abordadas as contribuições de Vygotsky, Davydov e Hedegaard sobre a constituição subjetiva humana mediada pela cultura historicamente elaborada (patrimônio cultural da humanidade) e pelas práticas socioculturais construídas em distintas instituições e contextos dos quais os alunos participam. Destaca-se, na teoria de ensino de Davydov, os tipos de conhecimento e de pensamento que podem ser promovidos pela aprendizagem. Em seguida, apresenta-se o conceito de conhecimento radical local, de Hedegaard, como elemento necessário ao ensino-aprendizagem. Considerando-se que a atual orientação política das finalidades da educação escolar restringe de forma drástica o desenvolvimento dos alunos a tipos humanos adaptáveis ao trabalho no capitalismo sob os princípios neoliberais, defende-se, opostamente, que a educação escolar tenha como finalidade primordial o desenvolvimento amplo dos alunos, por meio da apropriação dos conhecimentos historicamente mais desenvolvidos, necessariamente articulados com as práticas socioculturais em que os alunos participam em diferentes instituições do contexto social geral e local. Conclui-se argumentando que o paradigma histórico-cultural representa uma contribuição para a educação escolar que, considerando as práticas socioculturais, favorece a apropriação cultural ampla para o desenvolvimento humano dos alunos, sustentando um projeto de educação escolar democrática.EDITORA DA PUC GOIÁSCNPqFreitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira2021-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/873110.18224/educ.v23i1.8731Revista Educativa - Revista de Educação; v. 23 (2020); e87311983-77711415-049210.18224/educ.v23i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8731/4925Direitos autorais 2020 RAQUEL APARECIDA MARRA DA MADEIRA FREITASinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-03T12:26:43ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS E O ENSINO QUE DESENVOLVE NA ESCOLA DESENVOLVENTE |
title |
AS PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS E O ENSINO QUE DESENVOLVE NA ESCOLA DESENVOLVENTE |
spellingShingle |
AS PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS E O ENSINO QUE DESENVOLVE NA ESCOLA DESENVOLVENTE Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira Educação Práticas socioculturais. Desenvolvimento dos alunos. Ensino desenvolvimental. Escola democrática. educação e desenvolvimento humano |
title_short |
AS PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS E O ENSINO QUE DESENVOLVE NA ESCOLA DESENVOLVENTE |
title_full |
AS PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS E O ENSINO QUE DESENVOLVE NA ESCOLA DESENVOLVENTE |
title_fullStr |
AS PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS E O ENSINO QUE DESENVOLVE NA ESCOLA DESENVOLVENTE |
title_full_unstemmed |
AS PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS E O ENSINO QUE DESENVOLVE NA ESCOLA DESENVOLVENTE |
title_sort |
AS PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS E O ENSINO QUE DESENVOLVE NA ESCOLA DESENVOLVENTE |
author |
Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira |
author_facet |
Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Práticas socioculturais. Desenvolvimento dos alunos. Ensino desenvolvimental. Escola democrática. educação e desenvolvimento humano |
topic |
Educação Práticas socioculturais. Desenvolvimento dos alunos. Ensino desenvolvimental. Escola democrática. educação e desenvolvimento humano |
description |
A questão da cultura e da diversidade cultural é fundamental no processo de construção de uma escola democrática. A partir da problematização das diferentes posições acerca do papel da cultura na educação escolar, discute-se sobre o paradigma histórico-cultural enfocando as relações entre práticas socioculturais, ensino-aprendizagem e desenvolvimento dos alunos. São abordadas as contribuições de Vygotsky, Davydov e Hedegaard sobre a constituição subjetiva humana mediada pela cultura historicamente elaborada (patrimônio cultural da humanidade) e pelas práticas socioculturais construídas em distintas instituições e contextos dos quais os alunos participam. Destaca-se, na teoria de ensino de Davydov, os tipos de conhecimento e de pensamento que podem ser promovidos pela aprendizagem. Em seguida, apresenta-se o conceito de conhecimento radical local, de Hedegaard, como elemento necessário ao ensino-aprendizagem. Considerando-se que a atual orientação política das finalidades da educação escolar restringe de forma drástica o desenvolvimento dos alunos a tipos humanos adaptáveis ao trabalho no capitalismo sob os princípios neoliberais, defende-se, opostamente, que a educação escolar tenha como finalidade primordial o desenvolvimento amplo dos alunos, por meio da apropriação dos conhecimentos historicamente mais desenvolvidos, necessariamente articulados com as práticas socioculturais em que os alunos participam em diferentes instituições do contexto social geral e local. Conclui-se argumentando que o paradigma histórico-cultural representa uma contribuição para a educação escolar que, considerando as práticas socioculturais, favorece a apropriação cultural ampla para o desenvolvimento humano dos alunos, sustentando um projeto de educação escolar democrática. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8731 10.18224/educ.v23i1.8731 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8731 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v23i1.8731 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8731/4925 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 RAQUEL APARECIDA MARRA DA MADEIRA FREITAS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 RAQUEL APARECIDA MARRA DA MADEIRA FREITAS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 23 (2020); e8731 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v23i1 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798319661766410240 |