O espaço da biblioteca escolar como mobilizador de práticas de letramentos socioculturais
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2020 |
Other Authors: | |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Revista Binacional Brasil-Argentina |
Download full: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1473 |
Summary: | Os estudos sobre a contribuição da Biblioteca Escolar para a formação de leitores e como espaço mobilizador de práticas de letramentos socioculturais vêm se avolumando nos últimos tempos. Como a formação de leitores proficientes é uma responsabilidade da escola, na condição de principal agência de letramento, carece, nos dias atuais, haver uma centralidade no debate sobre o modo e as práticas de letramentos que, tanto o espaço da sala de aula, como a biblioteca escolar precisam assumir com vistas a ressignificar a aproximação dos jovens ao livro como objeto cultural. Com o objetivo de conhecer a realidade e as condições de funcionamento das Bibliotecas Escolares da rede estadual de Feira de Santana, na Bahia, e as percepções de professores e alunos sobre esse equipamento pedagógico na formação leitora dos alunos, a pesquisa, de abordagem qualitativa e inspiração etnográfica, está ancorada na História Cultural e nas Histórias de Leitura (Chartier, 1994; Manguel, 1997; Street, 2010-14; Besnosiketc, 2015 etc) e utiliza como método de coleta de dados entrevistas narrativas, grupos de discussão e diário de campo. A pesquisa, em andamento, vem revelando as singularidades da cultura e dos cotidianos escolares, e alguns aspectos têm nos chamando à atenção, pois a realidade atual se contrapõe à de duas ou três décadas atrás. A presença de um acervo qualificado não é mais uma realidade distante, fato atribuído às políticas públicas de leitura instituídas desde o final da década de 80 do século passado. Entretanto, ainda é tímida a cultura escolar de articulação por parte dos sujeitos que assumem o fazer pedagógico. |
id |
UESB-6_a6f9f9b4ee5f5e948706329ac706bc2e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1473 |
network_acronym_str |
UESB-6 |
network_name_str |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
repository_id_str |
|
spelling |
O espaço da biblioteca escolar como mobilizador de práticas de letramentos socioculturaisBiblioteca escolarLetramentos socioculturaisPráticas pedagógicasFormação do leitorOs estudos sobre a contribuição da Biblioteca Escolar para a formação de leitores e como espaço mobilizador de práticas de letramentos socioculturais vêm se avolumando nos últimos tempos. Como a formação de leitores proficientes é uma responsabilidade da escola, na condição de principal agência de letramento, carece, nos dias atuais, haver uma centralidade no debate sobre o modo e as práticas de letramentos que, tanto o espaço da sala de aula, como a biblioteca escolar precisam assumir com vistas a ressignificar a aproximação dos jovens ao livro como objeto cultural. Com o objetivo de conhecer a realidade e as condições de funcionamento das Bibliotecas Escolares da rede estadual de Feira de Santana, na Bahia, e as percepções de professores e alunos sobre esse equipamento pedagógico na formação leitora dos alunos, a pesquisa, de abordagem qualitativa e inspiração etnográfica, está ancorada na História Cultural e nas Histórias de Leitura (Chartier, 1994; Manguel, 1997; Street, 2010-14; Besnosiketc, 2015 etc) e utiliza como método de coleta de dados entrevistas narrativas, grupos de discussão e diário de campo. A pesquisa, em andamento, vem revelando as singularidades da cultura e dos cotidianos escolares, e alguns aspectos têm nos chamando à atenção, pois a realidade atual se contrapõe à de duas ou três décadas atrás. A presença de um acervo qualificado não é mais uma realidade distante, fato atribuído às políticas públicas de leitura instituídas desde o final da década de 80 do século passado. Entretanto, ainda é tímida a cultura escolar de articulação por parte dos sujeitos que assumem o fazer pedagógico.Edições UESB2020-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1473Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 4 No. 2 (2015); 105-121Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 4 n. 2 (2015); 105-121Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 4 Núm. 2 (2015); 105-1212316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1473/1275Lima, Rita de Cassia Brêda MascarenhasSobral Muniz, Dinéa Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-25T17:21:49Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1473Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2017-09-25T17:21:49Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O espaço da biblioteca escolar como mobilizador de práticas de letramentos socioculturais |
title |
O espaço da biblioteca escolar como mobilizador de práticas de letramentos socioculturais |
spellingShingle |
O espaço da biblioteca escolar como mobilizador de práticas de letramentos socioculturais Lima, Rita de Cassia Brêda Mascarenhas Biblioteca escolar Letramentos socioculturais Práticas pedagógicas Formação do leitor |
title_short |
O espaço da biblioteca escolar como mobilizador de práticas de letramentos socioculturais |
title_full |
O espaço da biblioteca escolar como mobilizador de práticas de letramentos socioculturais |
title_fullStr |
O espaço da biblioteca escolar como mobilizador de práticas de letramentos socioculturais |
title_full_unstemmed |
O espaço da biblioteca escolar como mobilizador de práticas de letramentos socioculturais |
title_sort |
O espaço da biblioteca escolar como mobilizador de práticas de letramentos socioculturais |
author |
Lima, Rita de Cassia Brêda Mascarenhas |
author_facet |
Lima, Rita de Cassia Brêda Mascarenhas Sobral Muniz, Dinéa Maria |
author_role |
author |
author2 |
Sobral Muniz, Dinéa Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Rita de Cassia Brêda Mascarenhas Sobral Muniz, Dinéa Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca escolar Letramentos socioculturais Práticas pedagógicas Formação do leitor |
topic |
Biblioteca escolar Letramentos socioculturais Práticas pedagógicas Formação do leitor |
description |
Os estudos sobre a contribuição da Biblioteca Escolar para a formação de leitores e como espaço mobilizador de práticas de letramentos socioculturais vêm se avolumando nos últimos tempos. Como a formação de leitores proficientes é uma responsabilidade da escola, na condição de principal agência de letramento, carece, nos dias atuais, haver uma centralidade no debate sobre o modo e as práticas de letramentos que, tanto o espaço da sala de aula, como a biblioteca escolar precisam assumir com vistas a ressignificar a aproximação dos jovens ao livro como objeto cultural. Com o objetivo de conhecer a realidade e as condições de funcionamento das Bibliotecas Escolares da rede estadual de Feira de Santana, na Bahia, e as percepções de professores e alunos sobre esse equipamento pedagógico na formação leitora dos alunos, a pesquisa, de abordagem qualitativa e inspiração etnográfica, está ancorada na História Cultural e nas Histórias de Leitura (Chartier, 1994; Manguel, 1997; Street, 2010-14; Besnosiketc, 2015 etc) e utiliza como método de coleta de dados entrevistas narrativas, grupos de discussão e diário de campo. A pesquisa, em andamento, vem revelando as singularidades da cultura e dos cotidianos escolares, e alguns aspectos têm nos chamando à atenção, pois a realidade atual se contrapõe à de duas ou três décadas atrás. A presença de um acervo qualificado não é mais uma realidade distante, fato atribuído às políticas públicas de leitura instituídas desde o final da década de 80 do século passado. Entretanto, ainda é tímida a cultura escolar de articulação por parte dos sujeitos que assumem o fazer pedagógico. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1473 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1473 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1473/1275 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 4 No. 2 (2015); 105-121 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 4 n. 2 (2015); 105-121 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 4 Núm. 2 (2015); 105-121 2316-1205 reponame:Revista Binacional Brasil-Argentina instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
collection |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbba@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797220469745647616 |