O espaço da biblioteca escolar como mobilizador de práticas de letramentos socioculturais

Bibliographic Details
Main Author: Lima, Rita de Cassia Brêda Mascarenhas
Publication Date: 2020
Other Authors: Sobral Muniz, Dinéa Maria
Format: Article
Language: por
Source: Revista Binacional Brasil-Argentina
Download full: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1473
Summary: Os estudos sobre a contribuição da Biblioteca Escolar para a formação de leitores e como espaço mobilizador de práticas de letramentos socioculturais vêm se avolumando nos últimos tempos. Como a formação de leitores proficientes é uma responsabilidade da escola, na condição de principal agência de letramento, carece, nos dias atuais, haver uma centralidade no debate sobre o modo e as práticas de letramentos que, tanto o espaço da sala de aula, como a biblioteca escolar precisam assumir com vistas a ressignificar a aproximação dos jovens ao livro como objeto cultural. Com o objetivo de conhecer a realidade e as condições de funcionamento das Bibliotecas Escolares da rede estadual de Feira de Santana, na Bahia, e as percepções de professores e alunos sobre esse equipamento pedagógico na formação leitora dos alunos, a pesquisa, de abordagem qualitativa e inspiração etnográfica, está ancorada na História Cultural e nas Histórias de Leitura (Chartier, 1994; Manguel, 1997; Street, 2010-14; Besnosiketc, 2015 etc) e utiliza como método de coleta de dados entrevistas narrativas, grupos de discussão e diário de campo. A pesquisa, em andamento, vem revelando as singularidades da cultura e dos cotidianos escolares, e alguns aspectos têm nos chamando à atenção, pois a realidade atual se contrapõe à de duas ou três décadas atrás. A presença de um acervo qualificado não é mais uma realidade distante, fato atribuído às políticas públicas de leitura instituídas desde o final da década de 80 do século passado. Entretanto, ainda é tímida a cultura escolar de articulação por parte dos sujeitos que assumem o fazer pedagógico.
id UESB-6_a6f9f9b4ee5f5e948706329ac706bc2e
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1473
network_acronym_str UESB-6
network_name_str Revista Binacional Brasil-Argentina
repository_id_str
spelling O espaço da biblioteca escolar como mobilizador de práticas de letramentos socioculturaisBiblioteca escolarLetramentos socioculturaisPráticas pedagógicasFormação do leitorOs estudos sobre a contribuição da Biblioteca Escolar para a formação de leitores e como espaço mobilizador de práticas de letramentos socioculturais vêm se avolumando nos últimos tempos. Como a formação de leitores proficientes é uma responsabilidade da escola, na condição de principal agência de letramento, carece, nos dias atuais, haver uma centralidade no debate sobre o modo e as práticas de letramentos que, tanto o espaço da sala de aula, como a biblioteca escolar precisam assumir com vistas a ressignificar a aproximação dos jovens ao livro como objeto cultural. Com o objetivo de conhecer a realidade e as condições de funcionamento das Bibliotecas Escolares da rede estadual de Feira de Santana, na Bahia, e as percepções de professores e alunos sobre esse equipamento pedagógico na formação leitora dos alunos, a pesquisa, de abordagem qualitativa e inspiração etnográfica, está ancorada na História Cultural e nas Histórias de Leitura (Chartier, 1994; Manguel, 1997; Street, 2010-14; Besnosiketc, 2015 etc) e utiliza como método de coleta de dados entrevistas narrativas, grupos de discussão e diário de campo. A pesquisa, em andamento, vem revelando as singularidades da cultura e dos cotidianos escolares, e alguns aspectos têm nos chamando à atenção, pois a realidade atual se contrapõe à de duas ou três décadas atrás. A presença de um acervo qualificado não é mais uma realidade distante, fato atribuído às políticas públicas de leitura instituídas desde o final da década de 80 do século passado. Entretanto, ainda é tímida a cultura escolar de articulação por parte dos sujeitos que assumem o fazer pedagógico.Edições UESB2020-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1473Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 4 No. 2 (2015); 105-121Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 4 n. 2 (2015); 105-121Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 4 Núm. 2 (2015); 105-1212316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1473/1275Lima, Rita de Cassia Brêda MascarenhasSobral Muniz, Dinéa Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-25T17:21:49Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1473Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2017-09-25T17:21:49Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv O espaço da biblioteca escolar como mobilizador de práticas de letramentos socioculturais
title O espaço da biblioteca escolar como mobilizador de práticas de letramentos socioculturais
spellingShingle O espaço da biblioteca escolar como mobilizador de práticas de letramentos socioculturais
Lima, Rita de Cassia Brêda Mascarenhas
Biblioteca escolar
Letramentos socioculturais
Práticas pedagógicas
Formação do leitor
title_short O espaço da biblioteca escolar como mobilizador de práticas de letramentos socioculturais
title_full O espaço da biblioteca escolar como mobilizador de práticas de letramentos socioculturais
title_fullStr O espaço da biblioteca escolar como mobilizador de práticas de letramentos socioculturais
title_full_unstemmed O espaço da biblioteca escolar como mobilizador de práticas de letramentos socioculturais
title_sort O espaço da biblioteca escolar como mobilizador de práticas de letramentos socioculturais
author Lima, Rita de Cassia Brêda Mascarenhas
author_facet Lima, Rita de Cassia Brêda Mascarenhas
Sobral Muniz, Dinéa Maria
author_role author
author2 Sobral Muniz, Dinéa Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Rita de Cassia Brêda Mascarenhas
Sobral Muniz, Dinéa Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca escolar
Letramentos socioculturais
Práticas pedagógicas
Formação do leitor
topic Biblioteca escolar
Letramentos socioculturais
Práticas pedagógicas
Formação do leitor
description Os estudos sobre a contribuição da Biblioteca Escolar para a formação de leitores e como espaço mobilizador de práticas de letramentos socioculturais vêm se avolumando nos últimos tempos. Como a formação de leitores proficientes é uma responsabilidade da escola, na condição de principal agência de letramento, carece, nos dias atuais, haver uma centralidade no debate sobre o modo e as práticas de letramentos que, tanto o espaço da sala de aula, como a biblioteca escolar precisam assumir com vistas a ressignificar a aproximação dos jovens ao livro como objeto cultural. Com o objetivo de conhecer a realidade e as condições de funcionamento das Bibliotecas Escolares da rede estadual de Feira de Santana, na Bahia, e as percepções de professores e alunos sobre esse equipamento pedagógico na formação leitora dos alunos, a pesquisa, de abordagem qualitativa e inspiração etnográfica, está ancorada na História Cultural e nas Histórias de Leitura (Chartier, 1994; Manguel, 1997; Street, 2010-14; Besnosiketc, 2015 etc) e utiliza como método de coleta de dados entrevistas narrativas, grupos de discussão e diário de campo. A pesquisa, em andamento, vem revelando as singularidades da cultura e dos cotidianos escolares, e alguns aspectos têm nos chamando à atenção, pois a realidade atual se contrapõe à de duas ou três décadas atrás. A presença de um acervo qualificado não é mais uma realidade distante, fato atribuído às políticas públicas de leitura instituídas desde o final da década de 80 do século passado. Entretanto, ainda é tímida a cultura escolar de articulação por parte dos sujeitos que assumem o fazer pedagógico.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1473
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1473
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1473/1275
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 4 No. 2 (2015); 105-121
Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 4 n. 2 (2015); 105-121
Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 4 Núm. 2 (2015); 105-121
2316-1205
reponame:Revista Binacional Brasil-Argentina
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista Binacional Brasil-Argentina
collection Revista Binacional Brasil-Argentina
repository.name.fl_str_mv Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rbba@uesb.edu.br||
_version_ 1797220469745647616