FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES E REFORMAS CURRICULARES: APONTAMENTOS SOBRE A QUESTÃO DO CONHECIMENTO ESCOLAR
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8698 |
Resumo: | O artigo analisa como o processo de internacionalização das políticas educacionais no Brasil impactou e continua impactando de maneira negativa nas finalidades educativas escolares nacionais em relação ao conhecimento a ser ensinado nas escolas de Educação Básica. Ao assumir as concepções e finalidades educativas oriundas dos documentos dos organismos internacionais no que diz respeito ao conhecimento escolar, as reformas curriculares implementadas nas últimas três décadas foram paulatinamente substituindo a finalidade de ensinar os conteúdos pela finalidade do desenvolvimento de competências e habilidades, movimento que se consolida com a atual implementação da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil e Ensino Fundamental (2017) e da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio (2018). A formação de competências e habilidades necessárias ao mercado de trabalho e à empregabilidade esvazia o trabalho pedagógico de conhecimentos científicos, éticos, estéticos e filosóficos e muito pouco contribui para o processo de desenvolvimento pleno das crianças e jovens, particularmente das crianças e dos jovens da classe trabalhadora que estão na escola pública. Na contramão da apologia da formação de competências e habilidades como finalidade última da escola, argumentamos neste texto em defesa do currículo baseado no conhecimento e do ensino escolar voltados para o desenvolvimento do pensamento teórico dos estudantes. |
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FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES E REFORMAS CURRICULARES: APONTAMENTOS SOBRE A QUESTÃO DO CONHECIMENTO ESCOLARFinalidades Educativas EscolaresReformas CurricularesCompetências e HabilidadesConhecimento Escolar. Desenvolvimento do Pensamento Teórico.O artigo analisa como o processo de internacionalização das políticas educacionais no Brasil impactou e continua impactando de maneira negativa nas finalidades educativas escolares nacionais em relação ao conhecimento a ser ensinado nas escolas de Educação Básica. Ao assumir as concepções e finalidades educativas oriundas dos documentos dos organismos internacionais no que diz respeito ao conhecimento escolar, as reformas curriculares implementadas nas últimas três décadas foram paulatinamente substituindo a finalidade de ensinar os conteúdos pela finalidade do desenvolvimento de competências e habilidades, movimento que se consolida com a atual implementação da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil e Ensino Fundamental (2017) e da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio (2018). A formação de competências e habilidades necessárias ao mercado de trabalho e à empregabilidade esvazia o trabalho pedagógico de conhecimentos científicos, éticos, estéticos e filosóficos e muito pouco contribui para o processo de desenvolvimento pleno das crianças e jovens, particularmente das crianças e dos jovens da classe trabalhadora que estão na escola pública. Na contramão da apologia da formação de competências e habilidades como finalidade última da escola, argumentamos neste texto em defesa do currículo baseado no conhecimento e do ensino escolar voltados para o desenvolvimento do pensamento teórico dos estudantes.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2021-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/869810.18224/educ.v24i1.8698Revista Educativa - Education Journal; Vol. 24 (2021); 22 páginasRevista Educativa - Revista de Educación; Vol. 24 (2021); 22 páginasRevista Educativa - Magazine éducatif; Vol. 24 (2021); 22 páginasRevista Educativa - Revista de Educação; v. 24 (2021); 22 páginas1983-777110.18224/educ.v24i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8698/5196Copyright (c) 2021 Sandra Valéria Limonta Rosa, Simônia Peres da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessLimonta Rosa, Sandra ValériaSilva, Simônia Peres da2022-04-11T15:25:32Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/8698Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativaONGhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai||educativa@pucgoias.edu.br1983-77711415-0492opendoar:2022-04-11T15:25:32Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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