FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES E REFORMAS CURRICULARES: APONTAMENTOS SOBRE A QUESTÃO DO CONHECIMENTO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Limonta Rosa, Sandra Valéria
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Simônia Peres da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8698
Resumo: O artigo analisa como o processo de internacionalização das políticas educacionais no Brasil impactou e continua impactando de maneira negativa nas finalidades educativas escolares nacionais em relação ao conhecimento a ser ensinado nas escolas de Educação Básica. Ao assumir as concepções e finalidades educativas oriundas dos documentos dos organismos internacionais no que diz respeito ao conhecimento escolar, as reformas curriculares implementadas nas últimas três décadas foram paulatinamente substituindo a finalidade de ensinar os conteúdos pela finalidade do desenvolvimento de competências e habilidades, movimento que se consolida com a atual implementação da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil e Ensino Fundamental (2017) e da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio (2018). A formação de competências e habilidades necessárias ao mercado de trabalho e à empregabilidade esvazia o trabalho pedagógico de conhecimentos científicos, éticos, estéticos e filosóficos e muito pouco contribui para o processo de desenvolvimento pleno das crianças e jovens, particularmente das crianças e dos jovens da classe trabalhadora que estão na escola pública. Na contramão da apologia da formação de competências e habilidades como finalidade última da escola, argumentamos neste texto em defesa do currículo baseado no conhecimento e do ensino escolar voltados para o desenvolvimento do pensamento teórico dos estudantes.
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