FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES E POLÍTICAS CURRICULARES NO BRASIL: IMPLICAÇÕES PARA ESCOLA BÁSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Marcilene Pelegrine
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Borges, Rafael Gonçalves, Oliveira, Sheila Santos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8568
Resumo: No Brasil, nas últimas duas décadas, o debate e as disputas em torno das políticas curriculares para educação básica se materializaram em diferentes prescrições que demarcam contextos, governos e, sobretudo, concepções e posicionamentos políticos e ideológicos em relação às finalidades educativas da escola. Na perspectiva de apreender esse movimento lógico e histórico propomos, neste trabalho, analisar as concepções e as disputas acerca das finalidades educativas da escola nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica (BRASIL, 2013) e na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018), evidenciando a tensão entre conhecimento, conteúdos de ensino, instrução e socialização. Trata-se de um estudo bibliográfico e empírico-documental fundamentado teórica e metodologicamente nos trabalhos de Lenoir (2016) e Libâneo (2012, 2016, 2019, 2020).
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