FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES E POLÍTICAS CURRICULARES NO BRASIL: IMPLICAÇÕES PARA ESCOLA BÁSICA
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8568 |
Resumo: | No Brasil, nas últimas duas décadas, o debate e as disputas em torno das políticas curriculares para educação básica se materializaram em diferentes prescrições que demarcam contextos, governos e, sobretudo, concepções e posicionamentos políticos e ideológicos em relação às finalidades educativas da escola. Na perspectiva de apreender esse movimento lógico e histórico propomos, neste trabalho, analisar as concepções e as disputas acerca das finalidades educativas da escola nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica (BRASIL, 2013) e na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018), evidenciando a tensão entre conhecimento, conteúdos de ensino, instrução e socialização. Trata-se de um estudo bibliográfico e empírico-documental fundamentado teórica e metodologicamente nos trabalhos de Lenoir (2016) e Libâneo (2012, 2016, 2019, 2020). |
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FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES E POLÍTICAS CURRICULARES NO BRASIL: IMPLICAÇÕES PARA ESCOLA BÁSICAFinalidades Educativas EscolaresPolíticas CurricularesEscola Básica.Finalidades educativas e politicas curricularesNo Brasil, nas últimas duas décadas, o debate e as disputas em torno das políticas curriculares para educação básica se materializaram em diferentes prescrições que demarcam contextos, governos e, sobretudo, concepções e posicionamentos políticos e ideológicos em relação às finalidades educativas da escola. Na perspectiva de apreender esse movimento lógico e histórico propomos, neste trabalho, analisar as concepções e as disputas acerca das finalidades educativas da escola nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica (BRASIL, 2013) e na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018), evidenciando a tensão entre conhecimento, conteúdos de ensino, instrução e socialização. Trata-se de um estudo bibliográfico e empírico-documental fundamentado teórica e metodologicamente nos trabalhos de Lenoir (2016) e Libâneo (2012, 2016, 2019, 2020).Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2021-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/856810.18224/educ.v24i1.8568Revista Educativa - Education Journal; Vol. 24 (2021); 25 páginasRevista Educativa - Revista de Educación; Vol. 24 (2021); 25 páginasRevista Educativa - Magazine éducatif; Vol. 24 (2021); 25 páginasRevista Educativa - Revista de Educação; v. 24 (2021); 25 páginas1983-777110.18224/educ.v24i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8568/5236Copyright (c) 2021 Marcilene Pelegrine Gomes, Rafael Gonçalves Borges, Sheila Santos de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Marcilene PelegrineBorges, Rafael GonçalvesOliveira, Sheila Santos de2022-04-11T15:25:32Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/8568Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativaONGhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai||educativa@pucgoias.edu.br1983-77711415-0492opendoar:2022-04-11T15:25:32Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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