Educação Escolar e Aprendizagem na Sociedade Capitalista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2518 |
Resumo: | Resumo: este trabalho tem por objetivo apresentar uma breve análise acerca da educação escolar na sociedade capitalista, enfocando o processo de aprendizagem como elemento fundamental na formação humana e compreendendo o homem enquanto sujeito histórico, constituído nas relações sociais. Expomos algumas reflexões referentes ao papel da educação escolar, diante da lógica de reprodução do capital, seus limites e desafios. Apresentamos na sequência a Teoria Histórico-Cultural, como abordagem fundamental para a compreensão do processo de aprendizagem. Acreditamos em uma educação escolar que seja comprometida com o processo de aprendizagem para além da condição de reprodução e que tenha como objetivo principal a emancipação humana. Palavras-chave: Educação. Sociedade. Processo de Aprendizagem. |
id |
PUC_GO-4_3230da7ac9d9e471ccc614caf3931dcf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2518 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
spelling |
Educação Escolar e Aprendizagem na Sociedade CapitalistaResumo: este trabalho tem por objetivo apresentar uma breve análise acerca da educação escolar na sociedade capitalista, enfocando o processo de aprendizagem como elemento fundamental na formação humana e compreendendo o homem enquanto sujeito histórico, constituído nas relações sociais. Expomos algumas reflexões referentes ao papel da educação escolar, diante da lógica de reprodução do capital, seus limites e desafios. Apresentamos na sequência a Teoria Histórico-Cultural, como abordagem fundamental para a compreensão do processo de aprendizagem. Acreditamos em uma educação escolar que seja comprometida com o processo de aprendizagem para além da condição de reprodução e que tenha como objetivo principal a emancipação humana. Palavras-chave: Educação. Sociedade. Processo de Aprendizagem.EDITORA DA PUC GOIÁS2013-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/251810.18224/educ.v15i2.2518Revista Educativa - Revista de Educação; v. 15, n. 2 (2012)1983-77711415-049210.18224/educ.v15i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2518/1565Urt, Sônia da CunhaPereira, Clarice Simãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2518Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:56.279Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Escolar e Aprendizagem na Sociedade Capitalista |
title |
Educação Escolar e Aprendizagem na Sociedade Capitalista |
spellingShingle |
Educação Escolar e Aprendizagem na Sociedade Capitalista Urt, Sônia da Cunha |
title_short |
Educação Escolar e Aprendizagem na Sociedade Capitalista |
title_full |
Educação Escolar e Aprendizagem na Sociedade Capitalista |
title_fullStr |
Educação Escolar e Aprendizagem na Sociedade Capitalista |
title_full_unstemmed |
Educação Escolar e Aprendizagem na Sociedade Capitalista |
title_sort |
Educação Escolar e Aprendizagem na Sociedade Capitalista |
author |
Urt, Sônia da Cunha |
author_facet |
Urt, Sônia da Cunha Pereira, Clarice Simão |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Clarice Simão |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Urt, Sônia da Cunha Pereira, Clarice Simão |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Resumo: este trabalho tem por objetivo apresentar uma breve análise acerca da educação escolar na sociedade capitalista, enfocando o processo de aprendizagem como elemento fundamental na formação humana e compreendendo o homem enquanto sujeito histórico, constituído nas relações sociais. Expomos algumas reflexões referentes ao papel da educação escolar, diante da lógica de reprodução do capital, seus limites e desafios. Apresentamos na sequência a Teoria Histórico-Cultural, como abordagem fundamental para a compreensão do processo de aprendizagem. Acreditamos em uma educação escolar que seja comprometida com o processo de aprendizagem para além da condição de reprodução e que tenha como objetivo principal a emancipação humana. Palavras-chave: Educação. Sociedade. Processo de Aprendizagem. |
description |
Resumo: este trabalho tem por objetivo apresentar uma breve análise acerca da educação escolar na sociedade capitalista, enfocando o processo de aprendizagem como elemento fundamental na formação humana e compreendendo o homem enquanto sujeito histórico, constituído nas relações sociais. Expomos algumas reflexões referentes ao papel da educação escolar, diante da lógica de reprodução do capital, seus limites e desafios. Apresentamos na sequência a Teoria Histórico-Cultural, como abordagem fundamental para a compreensão do processo de aprendizagem. Acreditamos em uma educação escolar que seja comprometida com o processo de aprendizagem para além da condição de reprodução e que tenha como objetivo principal a emancipação humana. Palavras-chave: Educação. Sociedade. Processo de Aprendizagem. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-08 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2518 10.18224/educ.v15i2.2518 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2518 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v15i2.2518 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2518/1565 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 15, n. 2 (2012) 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v15i2 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
repository.name.fl_str_mv |
Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676341974325526528 |