Educação Escolar e Aprendizagem na Sociedade Capitalista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Urt, Sônia da Cunha
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Pereira, Clarice Simão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2518
Resumo: Resumo: este trabalho tem por objetivo apresentar uma breve análise acerca da educação escolar na sociedade capitalista, enfocando o processo de aprendizagem como elemento fundamental na formação humana e compreendendo o homem enquanto sujeito histórico, constituído nas relações sociais. Expomos algumas reflexões referentes ao papel da educação escolar, diante da lógica de reprodução do capital, seus limites e desafios. Apresentamos na sequência a Teoria Histórico-Cultural, como abordagem fundamental para a compreensão do processo de aprendizagem. Acreditamos em uma educação escolar que seja comprometida com o processo de aprendizagem para além da condição de reprodução e que tenha como objetivo principal a emancipação humana. Palavras-chave: Educação. Sociedade. Processo de Aprendizagem.
id PUC_GO-4_3230da7ac9d9e471ccc614caf3931dcf
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2518
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
spelling Educação Escolar e Aprendizagem na Sociedade CapitalistaResumo: este trabalho tem por objetivo apresentar uma breve análise acerca da educação escolar na sociedade capitalista, enfocando o processo de aprendizagem como elemento fundamental na formação humana e compreendendo o homem enquanto sujeito histórico, constituído nas relações sociais. Expomos algumas reflexões referentes ao papel da educação escolar, diante da lógica de reprodução do capital, seus limites e desafios. Apresentamos na sequência a Teoria Histórico-Cultural, como abordagem fundamental para a compreensão do processo de aprendizagem. Acreditamos em uma educação escolar que seja comprometida com o processo de aprendizagem para além da condição de reprodução e que tenha como objetivo principal a emancipação humana. Palavras-chave: Educação. Sociedade. Processo de Aprendizagem.EDITORA DA PUC GOIÁS2013-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/251810.18224/educ.v15i2.2518Revista Educativa - Revista de Educação; v. 15, n. 2 (2012)1983-77711415-049210.18224/educ.v15i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2518/1565Urt, Sônia da CunhaPereira, Clarice Simãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2518Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:56.279Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Escolar e Aprendizagem na Sociedade Capitalista
title Educação Escolar e Aprendizagem na Sociedade Capitalista
spellingShingle Educação Escolar e Aprendizagem na Sociedade Capitalista
Urt, Sônia da Cunha
title_short Educação Escolar e Aprendizagem na Sociedade Capitalista
title_full Educação Escolar e Aprendizagem na Sociedade Capitalista
title_fullStr Educação Escolar e Aprendizagem na Sociedade Capitalista
title_full_unstemmed Educação Escolar e Aprendizagem na Sociedade Capitalista
title_sort Educação Escolar e Aprendizagem na Sociedade Capitalista
author Urt, Sônia da Cunha
author_facet Urt, Sônia da Cunha
Pereira, Clarice Simão
author_role author
author2 Pereira, Clarice Simão
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Urt, Sônia da Cunha
Pereira, Clarice Simão
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo: este trabalho tem por objetivo apresentar uma breve análise acerca da educação escolar na sociedade capitalista, enfocando o processo de aprendizagem como elemento fundamental na formação humana e compreendendo o homem enquanto sujeito histórico, constituído nas relações sociais. Expomos algumas reflexões referentes ao papel da educação escolar, diante da lógica de reprodução do capital, seus limites e desafios. Apresentamos na sequência a Teoria Histórico-Cultural, como abordagem fundamental para a compreensão do processo de aprendizagem. Acreditamos em uma educação escolar que seja comprometida com o processo de aprendizagem para além da condição de reprodução e que tenha como objetivo principal a emancipação humana. Palavras-chave: Educação. Sociedade. Processo de Aprendizagem.
description Resumo: este trabalho tem por objetivo apresentar uma breve análise acerca da educação escolar na sociedade capitalista, enfocando o processo de aprendizagem como elemento fundamental na formação humana e compreendendo o homem enquanto sujeito histórico, constituído nas relações sociais. Expomos algumas reflexões referentes ao papel da educação escolar, diante da lógica de reprodução do capital, seus limites e desafios. Apresentamos na sequência a Teoria Histórico-Cultural, como abordagem fundamental para a compreensão do processo de aprendizagem. Acreditamos em uma educação escolar que seja comprometida com o processo de aprendizagem para além da condição de reprodução e que tenha como objetivo principal a emancipação humana. Palavras-chave: Educação. Sociedade. Processo de Aprendizagem.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-08
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2518
10.18224/educ.v15i2.2518
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2518
identifier_str_mv 10.18224/educ.v15i2.2518
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2518/1565
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 15, n. 2 (2012)
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v15i2
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
repository.name.fl_str_mv Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676341974325526528