O ACIRRAMENTO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS NO CONTEXTO PANDÊMICO E SEUS EFEITOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/12994 |
Resumo: | Sistemas educacionais em todo o mundo sofreram com os efeitos da pandemia por Covid-19, mas nos países periféricos, como o Brasil, ocorreu o aprofundamento das desigualdades sociais e, consequentemente, das desigualdades educacionais. Neste texto apresenta-se uma reflexão sobre o assunto, tecendo considerações sobre os efeitos de medidas e procedimentos adotados durante a pandemia por Covid-19, tais como o ensino remoto emergencial, que resultou na introdução forçada do uso de tecnologias digitais sem as condições materiais e de conhecimentos por parte das escolas, dos professores, dos alunos e de suas famílias. Tais medidas e procedimentos foram necessários para evitar a suspensão completa do trabalho pedagógico escolar, porém contribuíram para a desqualificação das ações pedagógicas e didáticas, não foram suficientes para assegurar a aprendizagem efetiva e acabaram reforçando a desigualdade de aprendizagem, principalmente entre os alunos pobres das escolas públicas. Após quase três anos de contexto pandêmico, está posta a necessidade urgente de ações coletivas que promovam a recuperação da aprendizagem dos alunos e que contribuam para se enfrentar as desigualdades educativas, que permanecem sendo um forte elemento produtor e reforçador de desigualdades sociais. Faz-se necessário reorientar as finalidades educativas e o currículo da escola pública para a formação do ser humano como um sujeito autônomo, ético e crítico, capaz de se posicionar de maneira responsável, justa e solidária na vida em sociedade. |
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O ACIRRAMENTO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS NO CONTEXTO PANDÊMICO E SEUS EFEITOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAREducação escolarDesigualdades sociaisContexto pandêmicoFinalidades educativasDesigualdades sociais e educativasSistemas educacionais em todo o mundo sofreram com os efeitos da pandemia por Covid-19, mas nos países periféricos, como o Brasil, ocorreu o aprofundamento das desigualdades sociais e, consequentemente, das desigualdades educacionais. Neste texto apresenta-se uma reflexão sobre o assunto, tecendo considerações sobre os efeitos de medidas e procedimentos adotados durante a pandemia por Covid-19, tais como o ensino remoto emergencial, que resultou na introdução forçada do uso de tecnologias digitais sem as condições materiais e de conhecimentos por parte das escolas, dos professores, dos alunos e de suas famílias. Tais medidas e procedimentos foram necessários para evitar a suspensão completa do trabalho pedagógico escolar, porém contribuíram para a desqualificação das ações pedagógicas e didáticas, não foram suficientes para assegurar a aprendizagem efetiva e acabaram reforçando a desigualdade de aprendizagem, principalmente entre os alunos pobres das escolas públicas. Após quase três anos de contexto pandêmico, está posta a necessidade urgente de ações coletivas que promovam a recuperação da aprendizagem dos alunos e que contribuam para se enfrentar as desigualdades educativas, que permanecem sendo um forte elemento produtor e reforçador de desigualdades sociais. Faz-se necessário reorientar as finalidades educativas e o currículo da escola pública para a formação do ser humano como um sujeito autônomo, ético e crítico, capaz de se posicionar de maneira responsável, justa e solidária na vida em sociedade.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2023-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1299410.18224/educ.v25i1.12994Revista Educativa - Education Journal; Vol. 25 No. 1 (2022); 10 páginasRevista Educativa - Revista de Educación; Vol. 25 Núm. 1 (2022); 10 páginasRevista Educativa - Magazine éducatif; Vol. 25 No. 1 (2022); 10 páginasRevista Educativa - Revista de Educação; v. 25 n. 1 (2022); 10 páginas1983-777110.18224/educ.v25i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/12994/6239Copyright (c) 2022 Fernanda Gomes Coelho Junqueirainfo:eu-repo/semantics/openAccessJunqueira, Fernanda Gomes Coelho2023-04-11T13:54:09Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/12994Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativaONGhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai||educativa@pucgoias.edu.br1983-77711415-0492opendoar:2023-04-11T13:54:09Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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