PEDAGÓGICA: DIÁLOGO DA LIBERTAÇÃO LATINO-AMERICANA A PARTIR DE ENRIQUE DUSSEL E PAULO FREIRE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Direito UFPR (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/direito/article/view/7046 |
Resumo: | O presente trabalho visa promover uma análise dialógica entre os pensamentos do filósofo da libertação Enrique Dussel e do pedagogo brasileiro Paulo Freire. O escopo último é dar justamente uma panorâmica do que seria a libertação latino-americana nos termos prévios de uma pedagógica, a qual é momento ético da libertação do referido continente na perspectiva de Dussel. Exatamente por ser a pedagógica a convergência da erótica com a política é que a mesma se apresenta como referencial para se pensar, de início, um novo período da filosofia da libertação latino-americana, qual seja, o da práxis efetiva a partir do sistema pedagógico. De Dussel podemos inferir as concepções de totalidade, exterioridade, libertação e alienação, além de seu método próprio, a analética, que, superando a dialética, tem-na como parte de si; eis a ana-dia-lética. Sem esquecer, ainda, a ética da libertação, baseada na materialidade humana, a partir da alteridade, característica de dita filosofia. De Paulo Freire resgatamos a idéia da pedagogia do oprimido, conforme as categorias de educação bancária e problematizadora, além da dialogicidade e da conscientização. Com referido marco teórico, procuramos a saída para o sistema de opressão, sob o ponto de vista filosófico. Por fim, adentramos no campo da idéia do encobrimento da América Latina e tentamos propor um novo lugar metodológico na diacronia e diatopia transmoderna, finalizando com uma abordagem do direito como sistema pedagógico exemplar da prática dominadora. |
id |
UFPR-3_bd6c38aa767b756c0fed3020f204b586 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/7046 |
network_acronym_str |
UFPR-3 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Direito UFPR (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PEDAGÓGICA: DIÁLOGO DA LIBERTAÇÃO LATINO-AMERICANA A PARTIR DE ENRIQUE DUSSEL E PAULO FREIREFilosofia da libertação; Pedagogia do oprimido; Libertação latino-americana; Paulo FreireO presente trabalho visa promover uma análise dialógica entre os pensamentos do filósofo da libertação Enrique Dussel e do pedagogo brasileiro Paulo Freire. O escopo último é dar justamente uma panorâmica do que seria a libertação latino-americana nos termos prévios de uma pedagógica, a qual é momento ético da libertação do referido continente na perspectiva de Dussel. Exatamente por ser a pedagógica a convergência da erótica com a política é que a mesma se apresenta como referencial para se pensar, de início, um novo período da filosofia da libertação latino-americana, qual seja, o da práxis efetiva a partir do sistema pedagógico. De Dussel podemos inferir as concepções de totalidade, exterioridade, libertação e alienação, além de seu método próprio, a analética, que, superando a dialética, tem-na como parte de si; eis a ana-dia-lética. Sem esquecer, ainda, a ética da libertação, baseada na materialidade humana, a partir da alteridade, característica de dita filosofia. De Paulo Freire resgatamos a idéia da pedagogia do oprimido, conforme as categorias de educação bancária e problematizadora, além da dialogicidade e da conscientização. Com referido marco teórico, procuramos a saída para o sistema de opressão, sob o ponto de vista filosófico. Por fim, adentramos no campo da idéia do encobrimento da América Latina e tentamos propor um novo lugar metodológico na diacronia e diatopia transmoderna, finalizando com uma abordagem do direito como sistema pedagógico exemplar da prática dominadora..2005-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/direito/article/view/704610.5380/rfdufpr.v43i0.7046Revista da Faculdade de Direito UFPR; v. 43, n. 0 (2005)2236-72840104-331510.5380/rfdufpr.v43i0reponame:Revista da Faculdade de Direito UFPR (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/direito/article/view/7046/5022Pazello, Ricardo Prestesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2007-01-09T19:27:28Zoai:revistas.ufpr.br:article/7046Revistahttp://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/direitoPUBhttp://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/direito/oai||revistadireito@ufpr.br2236-72840104-3315opendoar:2007-01-09T19:27:28Revista da Faculdade de Direito UFPR (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PEDAGÓGICA: DIÁLOGO DA LIBERTAÇÃO LATINO-AMERICANA A PARTIR DE ENRIQUE DUSSEL E PAULO FREIRE |
title |
PEDAGÓGICA: DIÁLOGO DA LIBERTAÇÃO LATINO-AMERICANA A PARTIR DE ENRIQUE DUSSEL E PAULO FREIRE |
spellingShingle |
PEDAGÓGICA: DIÁLOGO DA LIBERTAÇÃO LATINO-AMERICANA A PARTIR DE ENRIQUE DUSSEL E PAULO FREIRE Pazello, Ricardo Prestes Filosofia da libertação; Pedagogia do oprimido; Libertação latino-americana; Paulo Freire |
title_short |
PEDAGÓGICA: DIÁLOGO DA LIBERTAÇÃO LATINO-AMERICANA A PARTIR DE ENRIQUE DUSSEL E PAULO FREIRE |
title_full |
PEDAGÓGICA: DIÁLOGO DA LIBERTAÇÃO LATINO-AMERICANA A PARTIR DE ENRIQUE DUSSEL E PAULO FREIRE |
title_fullStr |
PEDAGÓGICA: DIÁLOGO DA LIBERTAÇÃO LATINO-AMERICANA A PARTIR DE ENRIQUE DUSSEL E PAULO FREIRE |
title_full_unstemmed |
PEDAGÓGICA: DIÁLOGO DA LIBERTAÇÃO LATINO-AMERICANA A PARTIR DE ENRIQUE DUSSEL E PAULO FREIRE |
title_sort |
PEDAGÓGICA: DIÁLOGO DA LIBERTAÇÃO LATINO-AMERICANA A PARTIR DE ENRIQUE DUSSEL E PAULO FREIRE |
author |
Pazello, Ricardo Prestes |
author_facet |
Pazello, Ricardo Prestes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pazello, Ricardo Prestes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filosofia da libertação; Pedagogia do oprimido; Libertação latino-americana; Paulo Freire |
topic |
Filosofia da libertação; Pedagogia do oprimido; Libertação latino-americana; Paulo Freire |
description |
O presente trabalho visa promover uma análise dialógica entre os pensamentos do filósofo da libertação Enrique Dussel e do pedagogo brasileiro Paulo Freire. O escopo último é dar justamente uma panorâmica do que seria a libertação latino-americana nos termos prévios de uma pedagógica, a qual é momento ético da libertação do referido continente na perspectiva de Dussel. Exatamente por ser a pedagógica a convergência da erótica com a política é que a mesma se apresenta como referencial para se pensar, de início, um novo período da filosofia da libertação latino-americana, qual seja, o da práxis efetiva a partir do sistema pedagógico. De Dussel podemos inferir as concepções de totalidade, exterioridade, libertação e alienação, além de seu método próprio, a analética, que, superando a dialética, tem-na como parte de si; eis a ana-dia-lética. Sem esquecer, ainda, a ética da libertação, baseada na materialidade humana, a partir da alteridade, característica de dita filosofia. De Paulo Freire resgatamos a idéia da pedagogia do oprimido, conforme as categorias de educação bancária e problematizadora, além da dialogicidade e da conscientização. Com referido marco teórico, procuramos a saída para o sistema de opressão, sob o ponto de vista filosófico. Por fim, adentramos no campo da idéia do encobrimento da América Latina e tentamos propor um novo lugar metodológico na diacronia e diatopia transmoderna, finalizando com uma abordagem do direito como sistema pedagógico exemplar da prática dominadora. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/direito/article/view/7046 10.5380/rfdufpr.v43i0.7046 |
url |
https://revistas.ufpr.br/direito/article/view/7046 |
identifier_str_mv |
10.5380/rfdufpr.v43i0.7046 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/direito/article/view/7046/5022 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
. |
publisher.none.fl_str_mv |
. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Direito UFPR; v. 43, n. 0 (2005) 2236-7284 0104-3315 10.5380/rfdufpr.v43i0 reponame:Revista da Faculdade de Direito UFPR (Online) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Direito UFPR (Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Direito UFPR (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Direito UFPR (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistadireito@ufpr.br |
_version_ |
1799766286640611328 |