A FORMAÇÃO CENTRADA NA ESCOLA COMO MEDIAÇÃO DA FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Lima Carvalho, Ademar
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Dalla Vecchia, Solange Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7451
Resumo: Este artigo discute a formação centrada na escola numa perspectiva dialética freiriana, como instrumento constitutivo da formação permanente do professor, e possibilidade de ressignificação do trabalho pedagógico. Com a formação permanente centrada na escola, esta deixa de ser vista como espaço de reprodução de discursos e práticas docentes recorrentes passando a ser concebida como espaço de discussão, diálogo, estudo e formação política do educador. Apresentamos parte do resultado da investigação realizada numa escola da rede pública municipal de Sinop, Mato Grosso, que buscou compreender a interface da formação centrada na escola e a prática pedagógica.
id PUC_GO-4_3a13063b5e8fefa35ecb119149f9b346
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/7451
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling A FORMAÇÃO CENTRADA NA ESCOLA COMO MEDIAÇÃO DA FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSORFormação docenteFormação centrada na escolaTrabalho pedagógicoFormação docenteEste artigo discute a formação centrada na escola numa perspectiva dialética freiriana, como instrumento constitutivo da formação permanente do professor, e possibilidade de ressignificação do trabalho pedagógico. Com a formação permanente centrada na escola, esta deixa de ser vista como espaço de reprodução de discursos e práticas docentes recorrentes passando a ser concebida como espaço de discussão, diálogo, estudo e formação política do educador. Apresentamos parte do resultado da investigação realizada numa escola da rede pública municipal de Sinop, Mato Grosso, que buscou compreender a interface da formação centrada na escola e a prática pedagógica.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2021-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/745110.18224/educ.v24i1.7451Revista Educativa - Education Journal; Vol. 24 (2021); 22 páginasRevista Educativa - Revista de Educación; Vol. 24 (2021); 22 páginasRevista Educativa - Magazine éducatif; Vol. 24 (2021); 22 páginasRevista Educativa - Revista de Educação; v. 24 (2021); 22 páginas1983-777110.18224/educ.v24i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7451/5319https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7451/6033Copyright (c) 2021 Carvalho de Lima Carvalho, Solange Ana Dalla Vecchiainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Lima Carvalho, AdemarDalla Vecchia, Solange Ana2022-04-11T15:25:33Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/7451Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativaONGhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai||educativa@pucgoias.edu.br1983-77711415-0492opendoar:2022-04-11T15:25:33Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO CENTRADA NA ESCOLA COMO MEDIAÇÃO DA FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSOR
title A FORMAÇÃO CENTRADA NA ESCOLA COMO MEDIAÇÃO DA FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSOR
spellingShingle A FORMAÇÃO CENTRADA NA ESCOLA COMO MEDIAÇÃO DA FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSOR
de Lima Carvalho, Ademar
Formação docente
Formação centrada na escola
Trabalho pedagógico
Formação docente
title_short A FORMAÇÃO CENTRADA NA ESCOLA COMO MEDIAÇÃO DA FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSOR
title_full A FORMAÇÃO CENTRADA NA ESCOLA COMO MEDIAÇÃO DA FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSOR
title_fullStr A FORMAÇÃO CENTRADA NA ESCOLA COMO MEDIAÇÃO DA FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSOR
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO CENTRADA NA ESCOLA COMO MEDIAÇÃO DA FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSOR
title_sort A FORMAÇÃO CENTRADA NA ESCOLA COMO MEDIAÇÃO DA FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSOR
author de Lima Carvalho, Ademar
author_facet de Lima Carvalho, Ademar
Dalla Vecchia, Solange Ana
author_role author
author2 Dalla Vecchia, Solange Ana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Lima Carvalho, Ademar
Dalla Vecchia, Solange Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Formação centrada na escola
Trabalho pedagógico
Formação docente
topic Formação docente
Formação centrada na escola
Trabalho pedagógico
Formação docente
description Este artigo discute a formação centrada na escola numa perspectiva dialética freiriana, como instrumento constitutivo da formação permanente do professor, e possibilidade de ressignificação do trabalho pedagógico. Com a formação permanente centrada na escola, esta deixa de ser vista como espaço de reprodução de discursos e práticas docentes recorrentes passando a ser concebida como espaço de discussão, diálogo, estudo e formação política do educador. Apresentamos parte do resultado da investigação realizada numa escola da rede pública municipal de Sinop, Mato Grosso, que buscou compreender a interface da formação centrada na escola e a prática pedagógica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7451
10.18224/educ.v24i1.7451
url https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7451
identifier_str_mv 10.18224/educ.v24i1.7451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7451/5319
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7451/6033
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Carvalho de Lima Carvalho, Solange Ana Dalla Vecchia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Carvalho de Lima Carvalho, Solange Ana Dalla Vecchia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Education Journal; Vol. 24 (2021); 22 páginas
Revista Educativa - Revista de Educación; Vol. 24 (2021); 22 páginas
Revista Educativa - Magazine éducatif; Vol. 24 (2021); 22 páginas
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 24 (2021); 22 páginas
1983-7771
10.18224/educ.v24i1
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv ||educativa@pucgoias.edu.br
_version_ 1798319659732172800