A FORMAÇÃO CENTRADA NA ESCOLA COMO MEDIAÇÃO DA FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7451 |
Resumo: | Este artigo discute a formação centrada na escola numa perspectiva dialética freiriana, como instrumento constitutivo da formação permanente do professor, e possibilidade de ressignificação do trabalho pedagógico. Com a formação permanente centrada na escola, esta deixa de ser vista como espaço de reprodução de discursos e práticas docentes recorrentes passando a ser concebida como espaço de discussão, diálogo, estudo e formação política do educador. Apresentamos parte do resultado da investigação realizada numa escola da rede pública municipal de Sinop, Mato Grosso, que buscou compreender a interface da formação centrada na escola e a prática pedagógica. |
id |
PUC_GO-4_3a13063b5e8fefa35ecb119149f9b346 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/7451 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
repository_id_str |
|
spelling |
A FORMAÇÃO CENTRADA NA ESCOLA COMO MEDIAÇÃO DA FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSORFormação docenteFormação centrada na escolaTrabalho pedagógicoFormação docenteEste artigo discute a formação centrada na escola numa perspectiva dialética freiriana, como instrumento constitutivo da formação permanente do professor, e possibilidade de ressignificação do trabalho pedagógico. Com a formação permanente centrada na escola, esta deixa de ser vista como espaço de reprodução de discursos e práticas docentes recorrentes passando a ser concebida como espaço de discussão, diálogo, estudo e formação política do educador. Apresentamos parte do resultado da investigação realizada numa escola da rede pública municipal de Sinop, Mato Grosso, que buscou compreender a interface da formação centrada na escola e a prática pedagógica.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2021-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/745110.18224/educ.v24i1.7451Revista Educativa - Education Journal; Vol. 24 (2021); 22 páginasRevista Educativa - Revista de Educación; Vol. 24 (2021); 22 páginasRevista Educativa - Magazine éducatif; Vol. 24 (2021); 22 páginasRevista Educativa - Revista de Educação; v. 24 (2021); 22 páginas1983-777110.18224/educ.v24i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7451/5319https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7451/6033Copyright (c) 2021 Carvalho de Lima Carvalho, Solange Ana Dalla Vecchiainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Lima Carvalho, AdemarDalla Vecchia, Solange Ana2022-04-11T15:25:33Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/7451Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativaONGhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai||educativa@pucgoias.edu.br1983-77711415-0492opendoar:2022-04-11T15:25:33Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FORMAÇÃO CENTRADA NA ESCOLA COMO MEDIAÇÃO DA FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSOR |
title |
A FORMAÇÃO CENTRADA NA ESCOLA COMO MEDIAÇÃO DA FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSOR |
spellingShingle |
A FORMAÇÃO CENTRADA NA ESCOLA COMO MEDIAÇÃO DA FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSOR de Lima Carvalho, Ademar Formação docente Formação centrada na escola Trabalho pedagógico Formação docente |
title_short |
A FORMAÇÃO CENTRADA NA ESCOLA COMO MEDIAÇÃO DA FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSOR |
title_full |
A FORMAÇÃO CENTRADA NA ESCOLA COMO MEDIAÇÃO DA FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSOR |
title_fullStr |
A FORMAÇÃO CENTRADA NA ESCOLA COMO MEDIAÇÃO DA FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSOR |
title_full_unstemmed |
A FORMAÇÃO CENTRADA NA ESCOLA COMO MEDIAÇÃO DA FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSOR |
title_sort |
A FORMAÇÃO CENTRADA NA ESCOLA COMO MEDIAÇÃO DA FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSOR |
author |
de Lima Carvalho, Ademar |
author_facet |
de Lima Carvalho, Ademar Dalla Vecchia, Solange Ana |
author_role |
author |
author2 |
Dalla Vecchia, Solange Ana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Lima Carvalho, Ademar Dalla Vecchia, Solange Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente Formação centrada na escola Trabalho pedagógico Formação docente |
topic |
Formação docente Formação centrada na escola Trabalho pedagógico Formação docente |
description |
Este artigo discute a formação centrada na escola numa perspectiva dialética freiriana, como instrumento constitutivo da formação permanente do professor, e possibilidade de ressignificação do trabalho pedagógico. Com a formação permanente centrada na escola, esta deixa de ser vista como espaço de reprodução de discursos e práticas docentes recorrentes passando a ser concebida como espaço de discussão, diálogo, estudo e formação política do educador. Apresentamos parte do resultado da investigação realizada numa escola da rede pública municipal de Sinop, Mato Grosso, que buscou compreender a interface da formação centrada na escola e a prática pedagógica. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7451 10.18224/educ.v24i1.7451 |
url |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7451 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v24i1.7451 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7451/5319 https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7451/6033 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Carvalho de Lima Carvalho, Solange Ana Dalla Vecchia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Carvalho de Lima Carvalho, Solange Ana Dalla Vecchia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Education Journal; Vol. 24 (2021); 22 páginas Revista Educativa - Revista de Educación; Vol. 24 (2021); 22 páginas Revista Educativa - Magazine éducatif; Vol. 24 (2021); 22 páginas Revista Educativa - Revista de Educação; v. 24 (2021); 22 páginas 1983-7771 10.18224/educ.v24i1 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
repository.name.fl_str_mv |
Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||educativa@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1798319659732172800 |