OS SABERES PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5904 |
Resumo: | Neste estudo, analisa-se a formação pedagógica do Curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Maranhão, no campus do Bacanga, com sede em São Luís. A tessitura dessa pesquisa baseia-se na abordagem qualitativa, mais precisamente no estudo de caso. Fez-se uso da entrevista semiestruturada, enquanto instrumento metodológico, com alunos dos dois últimos períodos e professores das disciplinas pedagógicas. Como técnica de tratamento e análise de dados, fez-se uso da análise de conteúdo. As representações dos sujeitos da pesquisa apontam algumas fragilidades na formação pedagógica, mas com uma perspectiva de mudança, para que o Curso se fortaleça enquanto Licenciatura e para que a formação pedagógica ganhe um lugar de destaque.Palavras-chave: Formação docente. Saberes pedagógicos. Formação pedagógica.ABSTRACTIn the study, we analyze the pedagogical training of the Letters Course at Federal University of Maranhão, Bacanga campus, based in “São Luís”. The elaboration of this research on qualitative approach, is more precisely in the case studied. It was used semi-structured interview as a methodogical tool with students of the last two periods and teachers of educacional disciplines. As data processing and analysis technique, it was made content analysis. The representations of the research subjects showed some weaknesses in teacher training, but with a change of perspective so the course can be strengthened as a Formation and for pedagogical training earn a prominent place.Keywords: Teacher training. Pedagogical knowledge. Pedagogical training. RESUMENEn este estudio, se analiza la formación pedagógica del Curso de Licenciatura en Letras de la Universidad Federal do Maranhão, en el campus del Bacanga, con sede en São Luís. La tesitura de esa investigación se basa en el enfoque cualitativo, más exactamente en el estudio de caso. Se realizó una entrevista semiestructurada, mientras instrumento metodológico, con alumnos de los dos últimos períodos y profesores de las asignaturas pedagógicas. Como técnica de tratamiento y análisis de datos, se hizo uso del análisis de contenido. Las representaciones de los sujetos de la investigación apuntan algunas fragilidades en la formación pedagógica, pero con una perspectiva de cambio, para que el Curso se fortalezca como Licenciatura y para que la formación pedagógica gane un lugar de destaque.Palabras clave: Formación docente. Saberes pedagógicos. Formación pedagógica. |
id |
UFMA-3_e56c3b2b5ad22ff3c538260838bee849 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5904 |
network_acronym_str |
UFMA-3 |
network_name_str |
Revista Educação e Emancipação |
repository_id_str |
|
spelling |
OS SABERES PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESAFormação docente. Saberes pedagógicos. Formação pedagógica.Neste estudo, analisa-se a formação pedagógica do Curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Maranhão, no campus do Bacanga, com sede em São Luís. A tessitura dessa pesquisa baseia-se na abordagem qualitativa, mais precisamente no estudo de caso. Fez-se uso da entrevista semiestruturada, enquanto instrumento metodológico, com alunos dos dois últimos períodos e professores das disciplinas pedagógicas. Como técnica de tratamento e análise de dados, fez-se uso da análise de conteúdo. As representações dos sujeitos da pesquisa apontam algumas fragilidades na formação pedagógica, mas com uma perspectiva de mudança, para que o Curso se fortaleça enquanto Licenciatura e para que a formação pedagógica ganhe um lugar de destaque.Palavras-chave: Formação docente. Saberes pedagógicos. Formação pedagógica.ABSTRACTIn the study, we analyze the pedagogical training of the Letters Course at Federal University of Maranhão, Bacanga campus, based in “São Luís”. The elaboration of this research on qualitative approach, is more precisely in the case studied. It was used semi-structured interview as a methodogical tool with students of the last two periods and teachers of educacional disciplines. As data processing and analysis technique, it was made content analysis. The representations of the research subjects showed some weaknesses in teacher training, but with a change of perspective so the course can be strengthened as a Formation and for pedagogical training earn a prominent place.Keywords: Teacher training. Pedagogical knowledge. Pedagogical training. RESUMENEn este estudio, se analiza la formación pedagógica del Curso de Licenciatura en Letras de la Universidad Federal do Maranhão, en el campus del Bacanga, con sede en São Luís. La tesitura de esa investigación se basa en el enfoque cualitativo, más exactamente en el estudio de caso. Se realizó una entrevista semiestructurada, mientras instrumento metodológico, con alumnos de los dos últimos períodos y profesores de las asignaturas pedagógicas. Como técnica de tratamiento y análisis de datos, se hizo uso del análisis de contenido. Las representaciones de los sujetos de la investigación apuntan algunas fragilidades en la formación pedagógica, pero con una perspectiva de cambio, para que el Curso se fortalezca como Licenciatura y para que la formación pedagógica gane un lugar de destaque.Palabras clave: Formación docente. Saberes pedagógicos. Formación pedagógica. Universidade Federal do Maranhão2016-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/590410.18764/2358-4319.v9n2p300-326Revista Educação e Emancipação; v.9, n.2, jul./dez. 2016; p. 300-3262358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5904/3517Copyright (c) 2016 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessEverton, Elizia Graziele OliveiraBonfim, Maria Núbia Barbosa2017-06-25T06:05:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5904Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2017-06-25T06:05:11Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS SABERES PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA |
title |
OS SABERES PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA |
spellingShingle |
OS SABERES PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA Everton, Elizia Graziele Oliveira Formação docente. Saberes pedagógicos. Formação pedagógica. |
title_short |
OS SABERES PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA |
title_full |
OS SABERES PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA |
title_fullStr |
OS SABERES PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA |
title_full_unstemmed |
OS SABERES PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA |
title_sort |
OS SABERES PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA |
author |
Everton, Elizia Graziele Oliveira |
author_facet |
Everton, Elizia Graziele Oliveira Bonfim, Maria Núbia Barbosa |
author_role |
author |
author2 |
Bonfim, Maria Núbia Barbosa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Everton, Elizia Graziele Oliveira Bonfim, Maria Núbia Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente. Saberes pedagógicos. Formação pedagógica. |
topic |
Formação docente. Saberes pedagógicos. Formação pedagógica. |
description |
Neste estudo, analisa-se a formação pedagógica do Curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Maranhão, no campus do Bacanga, com sede em São Luís. A tessitura dessa pesquisa baseia-se na abordagem qualitativa, mais precisamente no estudo de caso. Fez-se uso da entrevista semiestruturada, enquanto instrumento metodológico, com alunos dos dois últimos períodos e professores das disciplinas pedagógicas. Como técnica de tratamento e análise de dados, fez-se uso da análise de conteúdo. As representações dos sujeitos da pesquisa apontam algumas fragilidades na formação pedagógica, mas com uma perspectiva de mudança, para que o Curso se fortaleça enquanto Licenciatura e para que a formação pedagógica ganhe um lugar de destaque.Palavras-chave: Formação docente. Saberes pedagógicos. Formação pedagógica.ABSTRACTIn the study, we analyze the pedagogical training of the Letters Course at Federal University of Maranhão, Bacanga campus, based in “São Luís”. The elaboration of this research on qualitative approach, is more precisely in the case studied. It was used semi-structured interview as a methodogical tool with students of the last two periods and teachers of educacional disciplines. As data processing and analysis technique, it was made content analysis. The representations of the research subjects showed some weaknesses in teacher training, but with a change of perspective so the course can be strengthened as a Formation and for pedagogical training earn a prominent place.Keywords: Teacher training. Pedagogical knowledge. Pedagogical training. RESUMENEn este estudio, se analiza la formación pedagógica del Curso de Licenciatura en Letras de la Universidad Federal do Maranhão, en el campus del Bacanga, con sede en São Luís. La tesitura de esa investigación se basa en el enfoque cualitativo, más exactamente en el estudio de caso. Se realizó una entrevista semiestructurada, mientras instrumento metodológico, con alumnos de los dos últimos períodos y profesores de las asignaturas pedagógicas. Como técnica de tratamiento y análisis de datos, se hizo uso del análisis de contenido. Las representaciones de los sujetos de la investigación apuntan algunas fragilidades en la formación pedagógica, pero con una perspectiva de cambio, para que el Curso se fortalezca como Licenciatura y para que la formación pedagógica gane un lugar de destaque.Palabras clave: Formación docente. Saberes pedagógicos. Formación pedagógica. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5904 10.18764/2358-4319.v9n2p300-326 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5904 |
identifier_str_mv |
10.18764/2358-4319.v9n2p300-326 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5904/3517 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Educação e Emancipação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Educação e Emancipação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação; v.9, n.2, jul./dez. 2016; p. 300-326 2358-4319 1677-6097 reponame:Revista Educação e Emancipação instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Educação e Emancipação |
collection |
Revista Educação e Emancipação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeduc.emancipação@ufma.br |
_version_ |
1799711320203853824 |