POLITICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM GÊNERO E SEXUALIDADE: O COMBATE À HOMOFOBIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5849 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é o de refletir sobre gênero, educação sexual e homofobia no contexto escolar, na perspectiva do enfrentamento e da superação da homofobia, em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Municipal, no Estado de Santa Catarina. Foi utilizada uma abordagem qualitativa na modalidade de estudo de caso, com a observação do campo empírico, relatos de entrevistas e análise documental do Plano Municipal de Educação e Projeto Político Pedagógico. Os dados demonstraram a presença de práticas violentas contra estudantes homossexuais e a inexistência de projetos educativos em gênero e sexualidade. Também, constamos que formação continuada sobre gênero e sexualidade não é garantia para que estes temas sejam trabalhados nas salas de aula. |
id |
PUC_GO-4_3c1ddf6c045a13e3d369bfd3a6bb542b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5849 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
repository_id_str |
|
spelling |
POLITICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM GÊNERO E SEXUALIDADE: O COMBATE À HOMOFOBIAGênero; Sexualidade; Diversidade; Homofobia; EscolaO objetivo deste artigo é o de refletir sobre gênero, educação sexual e homofobia no contexto escolar, na perspectiva do enfrentamento e da superação da homofobia, em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Municipal, no Estado de Santa Catarina. Foi utilizada uma abordagem qualitativa na modalidade de estudo de caso, com a observação do campo empírico, relatos de entrevistas e análise documental do Plano Municipal de Educação e Projeto Político Pedagógico. Os dados demonstraram a presença de práticas violentas contra estudantes homossexuais e a inexistência de projetos educativos em gênero e sexualidade. Também, constamos que formação continuada sobre gênero e sexualidade não é garantia para que estes temas sejam trabalhados nas salas de aula.EDITORA DA PUC GOIÁSFAPESC/CNPqGraupe, Mareli ElianeLocks, Geraldo AugustoLins, Cleci Terezinha Lima de2019-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/584910.18224/educ.v21i2.5849Revista Educativa - Revista de Educação; v. 21, n. 2 (2018); 384-4051983-77711415-049210.18224/educ.v21i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5849/4204Direitos autorais 2019 Mareli Eliane Graupe, Geraldo Augusto Locks, Cleci Terezinha Lima de Linsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-15T13:28:46ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
POLITICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM GÊNERO E SEXUALIDADE: O COMBATE À HOMOFOBIA |
title |
POLITICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM GÊNERO E SEXUALIDADE: O COMBATE À HOMOFOBIA |
spellingShingle |
POLITICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM GÊNERO E SEXUALIDADE: O COMBATE À HOMOFOBIA Graupe, Mareli Eliane Gênero; Sexualidade; Diversidade; Homofobia; Escola |
title_short |
POLITICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM GÊNERO E SEXUALIDADE: O COMBATE À HOMOFOBIA |
title_full |
POLITICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM GÊNERO E SEXUALIDADE: O COMBATE À HOMOFOBIA |
title_fullStr |
POLITICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM GÊNERO E SEXUALIDADE: O COMBATE À HOMOFOBIA |
title_full_unstemmed |
POLITICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM GÊNERO E SEXUALIDADE: O COMBATE À HOMOFOBIA |
title_sort |
POLITICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM GÊNERO E SEXUALIDADE: O COMBATE À HOMOFOBIA |
author |
Graupe, Mareli Eliane |
author_facet |
Graupe, Mareli Eliane Locks, Geraldo Augusto Lins, Cleci Terezinha Lima de |
author_role |
author |
author2 |
Locks, Geraldo Augusto Lins, Cleci Terezinha Lima de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FAPESC/CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Graupe, Mareli Eliane Locks, Geraldo Augusto Lins, Cleci Terezinha Lima de |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero; Sexualidade; Diversidade; Homofobia; Escola |
topic |
Gênero; Sexualidade; Diversidade; Homofobia; Escola |
description |
O objetivo deste artigo é o de refletir sobre gênero, educação sexual e homofobia no contexto escolar, na perspectiva do enfrentamento e da superação da homofobia, em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Municipal, no Estado de Santa Catarina. Foi utilizada uma abordagem qualitativa na modalidade de estudo de caso, com a observação do campo empírico, relatos de entrevistas e análise documental do Plano Municipal de Educação e Projeto Político Pedagógico. Os dados demonstraram a presença de práticas violentas contra estudantes homossexuais e a inexistência de projetos educativos em gênero e sexualidade. Também, constamos que formação continuada sobre gênero e sexualidade não é garantia para que estes temas sejam trabalhados nas salas de aula. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5849 10.18224/educ.v21i2.5849 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5849 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v21i2.5849 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5849/4204 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Mareli Eliane Graupe, Geraldo Augusto Locks, Cleci Terezinha Lima de Lins info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Mareli Eliane Graupe, Geraldo Augusto Locks, Cleci Terezinha Lima de Lins |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 21, n. 2 (2018); 384-405 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v21i2 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798319661010386944 |