POLITICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM GÊNERO E SEXUALIDADE: O COMBATE À HOMOFOBIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graupe, Mareli Eliane
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Locks, Geraldo Augusto, Lins, Cleci Terezinha Lima de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5849
Resumo: O objetivo deste artigo é o de refletir sobre gênero, educação sexual e homofobia no contexto escolar, na perspectiva do enfrentamento e da superação da homofobia, em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Municipal, no Estado de Santa Catarina. Foi utilizada uma abordagem qualitativa na modalidade de estudo de caso, com a observação do campo empírico, relatos de entrevistas e análise documental do Plano Municipal de Educação e Projeto Político Pedagógico. Os dados demonstraram a presença de práticas violentas contra estudantes homossexuais e a inexistência de projetos educativos em gênero e sexualidade. Também, constamos que formação continuada sobre gênero e sexualidade não é garantia para que estes temas sejam trabalhados nas salas de aula.
id PUC_GO-4_3c1ddf6c045a13e3d369bfd3a6bb542b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5849
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling POLITICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM GÊNERO E SEXUALIDADE: O COMBATE À HOMOFOBIAGênero; Sexualidade; Diversidade; Homofobia; EscolaO objetivo deste artigo é o de refletir sobre gênero, educação sexual e homofobia no contexto escolar, na perspectiva do enfrentamento e da superação da homofobia, em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Municipal, no Estado de Santa Catarina. Foi utilizada uma abordagem qualitativa na modalidade de estudo de caso, com a observação do campo empírico, relatos de entrevistas e análise documental do Plano Municipal de Educação e Projeto Político Pedagógico. Os dados demonstraram a presença de práticas violentas contra estudantes homossexuais e a inexistência de projetos educativos em gênero e sexualidade. Também, constamos que formação continuada sobre gênero e sexualidade não é garantia para que estes temas sejam trabalhados nas salas de aula.EDITORA DA PUC GOIÁSFAPESC/CNPqGraupe, Mareli ElianeLocks, Geraldo AugustoLins, Cleci Terezinha Lima de2019-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/584910.18224/educ.v21i2.5849Revista Educativa - Revista de Educação; v. 21, n. 2 (2018); 384-4051983-77711415-049210.18224/educ.v21i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5849/4204Direitos autorais 2019 Mareli Eliane Graupe, Geraldo Augusto Locks, Cleci Terezinha Lima de Linsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-15T13:28:46ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv POLITICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM GÊNERO E SEXUALIDADE: O COMBATE À HOMOFOBIA
title POLITICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM GÊNERO E SEXUALIDADE: O COMBATE À HOMOFOBIA
spellingShingle POLITICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM GÊNERO E SEXUALIDADE: O COMBATE À HOMOFOBIA
Graupe, Mareli Eliane
Gênero; Sexualidade; Diversidade; Homofobia; Escola
title_short POLITICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM GÊNERO E SEXUALIDADE: O COMBATE À HOMOFOBIA
title_full POLITICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM GÊNERO E SEXUALIDADE: O COMBATE À HOMOFOBIA
title_fullStr POLITICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM GÊNERO E SEXUALIDADE: O COMBATE À HOMOFOBIA
title_full_unstemmed POLITICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM GÊNERO E SEXUALIDADE: O COMBATE À HOMOFOBIA
title_sort POLITICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM GÊNERO E SEXUALIDADE: O COMBATE À HOMOFOBIA
author Graupe, Mareli Eliane
author_facet Graupe, Mareli Eliane
Locks, Geraldo Augusto
Lins, Cleci Terezinha Lima de
author_role author
author2 Locks, Geraldo Augusto
Lins, Cleci Terezinha Lima de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv FAPESC/CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Graupe, Mareli Eliane
Locks, Geraldo Augusto
Lins, Cleci Terezinha Lima de
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Gênero; Sexualidade; Diversidade; Homofobia; Escola
topic Gênero; Sexualidade; Diversidade; Homofobia; Escola
description O objetivo deste artigo é o de refletir sobre gênero, educação sexual e homofobia no contexto escolar, na perspectiva do enfrentamento e da superação da homofobia, em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Municipal, no Estado de Santa Catarina. Foi utilizada uma abordagem qualitativa na modalidade de estudo de caso, com a observação do campo empírico, relatos de entrevistas e análise documental do Plano Municipal de Educação e Projeto Político Pedagógico. Os dados demonstraram a presença de práticas violentas contra estudantes homossexuais e a inexistência de projetos educativos em gênero e sexualidade. Também, constamos que formação continuada sobre gênero e sexualidade não é garantia para que estes temas sejam trabalhados nas salas de aula.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5849
10.18224/educ.v21i2.5849
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5849
identifier_str_mv 10.18224/educ.v21i2.5849
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5849/4204
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Mareli Eliane Graupe, Geraldo Augusto Locks, Cleci Terezinha Lima de Lins
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Mareli Eliane Graupe, Geraldo Augusto Locks, Cleci Terezinha Lima de Lins
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 21, n. 2 (2018); 384-405
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v21i2
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798319661010386944