Brincadeiras no Parque: sentidos produzidos a partir de vivências na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Côco, Valdete
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Soares, Leticia Cavassana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5013
Resumo: Resumo: Considerando as assertivas sobre o brincar na constituição do trabalho educativo na Educação Infantil, neste texto sintetizamos pesquisa, articulada à extensão, buscando compreender os sentidos atribuídos pelas crianças às brincadeiras no parque. Com ancoragem em pressupostos teórico-metodológicos de Bakhtin e Vigostsky, numa abordagem qualitativa exploratória, o estudo envolveu uma turma de crianças de uma instituição de Educação Infantil num município do Espírito Santo, produzindo relatórios das vivências com as crianças, desenhos e fotografias acerca do parque. Os dados indicam a multiplicidade de sentidos produzidos nas vivências, marcando a relevância do parque como espaço privilegiado de interação e brincadeira. Palavras-Chave: Brincadeira. Educação Infantil. Formação de professores. Parque.
id PUC_GO-4_42fa5bbd93090fc2563c8e86a2d26a98
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5013
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling Brincadeiras no Parque: sentidos produzidos a partir de vivências na educação infantilResumo: Considerando as assertivas sobre o brincar na constituição do trabalho educativo na Educação Infantil, neste texto sintetizamos pesquisa, articulada à extensão, buscando compreender os sentidos atribuídos pelas crianças às brincadeiras no parque. Com ancoragem em pressupostos teórico-metodológicos de Bakhtin e Vigostsky, numa abordagem qualitativa exploratória, o estudo envolveu uma turma de crianças de uma instituição de Educação Infantil num município do Espírito Santo, produzindo relatórios das vivências com as crianças, desenhos e fotografias acerca do parque. Os dados indicam a multiplicidade de sentidos produzidos nas vivências, marcando a relevância do parque como espaço privilegiado de interação e brincadeira. Palavras-Chave: Brincadeira. Educação Infantil. Formação de professores. Parque.EDITORA DA PUC GOIÁSCôco, ValdeteSoares, Leticia Cavassana2016-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/501310.18224/educ.v19i1.5013Revista Educativa - Revista de Educação; v. 19, n. 1 (2016); 7-321983-77711415-049210.18224/educ.v19i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5013/2767Direitos autorais 2016 Valdete Côco, Leticia Cavassana Soareshttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-06T15:53:03ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Brincadeiras no Parque: sentidos produzidos a partir de vivências na educação infantil
title Brincadeiras no Parque: sentidos produzidos a partir de vivências na educação infantil
spellingShingle Brincadeiras no Parque: sentidos produzidos a partir de vivências na educação infantil
Côco, Valdete
title_short Brincadeiras no Parque: sentidos produzidos a partir de vivências na educação infantil
title_full Brincadeiras no Parque: sentidos produzidos a partir de vivências na educação infantil
title_fullStr Brincadeiras no Parque: sentidos produzidos a partir de vivências na educação infantil
title_full_unstemmed Brincadeiras no Parque: sentidos produzidos a partir de vivências na educação infantil
title_sort Brincadeiras no Parque: sentidos produzidos a partir de vivências na educação infantil
author Côco, Valdete
author_facet Côco, Valdete
Soares, Leticia Cavassana
author_role author
author2 Soares, Leticia Cavassana
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Côco, Valdete
Soares, Leticia Cavassana
description Resumo: Considerando as assertivas sobre o brincar na constituição do trabalho educativo na Educação Infantil, neste texto sintetizamos pesquisa, articulada à extensão, buscando compreender os sentidos atribuídos pelas crianças às brincadeiras no parque. Com ancoragem em pressupostos teórico-metodológicos de Bakhtin e Vigostsky, numa abordagem qualitativa exploratória, o estudo envolveu uma turma de crianças de uma instituição de Educação Infantil num município do Espírito Santo, produzindo relatórios das vivências com as crianças, desenhos e fotografias acerca do parque. Os dados indicam a multiplicidade de sentidos produzidos nas vivências, marcando a relevância do parque como espaço privilegiado de interação e brincadeira. Palavras-Chave: Brincadeira. Educação Infantil. Formação de professores. Parque.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-27
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5013
10.18224/educ.v19i1.5013
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5013
identifier_str_mv 10.18224/educ.v19i1.5013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5013/2767
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Valdete Côco, Leticia Cavassana Soares
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Valdete Côco, Leticia Cavassana Soares
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 19, n. 1 (2016); 7-32
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v19i1
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798319661832470528