Gestão da dinâmica institucional: aprendizagens formativas a partir das entradas e saídas na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8635586 |
Resumo: | No contexto de afirmação da Educação Infantil (EI) integrada aos sistemas de ensino, abordamos a gestão das instituições em articulação com as reflexões sobre a relação entre as famílias e as escolas. Nesse contexto, tomamos como foco de estudo as entradas e saídas cotidianas das crianças na EI mediante uma pesquisa qualitativa realizada em um Centro Municipal de Ensino Infantil. Inspiradas em princípios teórico-metodológicos bakhtinianos, acenamos para a potência dos encontros que constituem a vida dos pares do trabalho, mobilizando aprendizagens formativas implicadas com o delineamento institucional em interação com o conjunto das lutas por políticas para a EI. |
id |
UNICAMP-19_5ff4457093d6cbd02b88398b5430148d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8635586 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Gestão da dinâmica institucional: aprendizagens formativas a partir das entradas e saídas na educação infantilEducação infantil. Gestão institucional. Formação de profissionais. Relação família-escola. Entradas e saídas.Educação InfantilGestão institucionalFormação de profissionais. Relação família-escolaEntradas e saídasNo contexto de afirmação da Educação Infantil (EI) integrada aos sistemas de ensino, abordamos a gestão das instituições em articulação com as reflexões sobre a relação entre as famílias e as escolas. Nesse contexto, tomamos como foco de estudo as entradas e saídas cotidianas das crianças na EI mediante uma pesquisa qualitativa realizada em um Centro Municipal de Ensino Infantil. Inspiradas em princípios teórico-metodológicos bakhtinianos, acenamos para a potência dos encontros que constituem a vida dos pares do trabalho, mobilizando aprendizagens formativas implicadas com o delineamento institucional em interação com o conjunto das lutas por políticas para a EI.Universidade Estadual de Campinas2017-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa empíricaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/863558610.20396/etd.v18i1.8635586ETD - Educação Temática Digital; v. 19 n. 1 (2017): (Des)ocupar é resistir?; 187-209ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 No. 1 (2017): (Des)ocupar é resistir?; 187-209ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 Núm. 1 (2017): (Des)ocupar é resistir?; 187-2091676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8635586/15207Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCôco, ValdeteAlves, Kallyne Kafuri2018-04-13T15:36:25Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8635586Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:14.092667ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão da dinâmica institucional: aprendizagens formativas a partir das entradas e saídas na educação infantil |
title |
Gestão da dinâmica institucional: aprendizagens formativas a partir das entradas e saídas na educação infantil |
spellingShingle |
Gestão da dinâmica institucional: aprendizagens formativas a partir das entradas e saídas na educação infantil Côco, Valdete Educação infantil. Gestão institucional. Formação de profissionais. Relação família-escola. Entradas e saídas. Educação Infantil Gestão institucional Formação de profissionais. Relação família-escola Entradas e saídas |
title_short |
Gestão da dinâmica institucional: aprendizagens formativas a partir das entradas e saídas na educação infantil |
title_full |
Gestão da dinâmica institucional: aprendizagens formativas a partir das entradas e saídas na educação infantil |
title_fullStr |
Gestão da dinâmica institucional: aprendizagens formativas a partir das entradas e saídas na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Gestão da dinâmica institucional: aprendizagens formativas a partir das entradas e saídas na educação infantil |
title_sort |
Gestão da dinâmica institucional: aprendizagens formativas a partir das entradas e saídas na educação infantil |
author |
Côco, Valdete |
author_facet |
Côco, Valdete Alves, Kallyne Kafuri |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Kallyne Kafuri |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Côco, Valdete Alves, Kallyne Kafuri |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil. Gestão institucional. Formação de profissionais. Relação família-escola. Entradas e saídas. Educação Infantil Gestão institucional Formação de profissionais. Relação família-escola Entradas e saídas |
topic |
Educação infantil. Gestão institucional. Formação de profissionais. Relação família-escola. Entradas e saídas. Educação Infantil Gestão institucional Formação de profissionais. Relação família-escola Entradas e saídas |
description |
No contexto de afirmação da Educação Infantil (EI) integrada aos sistemas de ensino, abordamos a gestão das instituições em articulação com as reflexões sobre a relação entre as famílias e as escolas. Nesse contexto, tomamos como foco de estudo as entradas e saídas cotidianas das crianças na EI mediante uma pesquisa qualitativa realizada em um Centro Municipal de Ensino Infantil. Inspiradas em princípios teórico-metodológicos bakhtinianos, acenamos para a potência dos encontros que constituem a vida dos pares do trabalho, mobilizando aprendizagens formativas implicadas com o delineamento institucional em interação com o conjunto das lutas por políticas para a EI. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa empírica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8635586 10.20396/etd.v18i1.8635586 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8635586 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v18i1.8635586 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8635586/15207 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 19 n. 1 (2017): (Des)ocupar é resistir?; 187-209 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 No. 1 (2017): (Des)ocupar é resistir?; 187-209 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 Núm. 1 (2017): (Des)ocupar é resistir?; 187-209 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216653298925568 |